Anúncio

Lista de produtos sem lactose

573

Muitas pessoas chegam aqui em busca de informações sobre alimentos sem lactose. Para auxiliar você, resolvemos publicar uma lista dividida em 3 categorias: alimentos com lactose, alimentos com baixo teor de lactose e alimentos sem lactose. Estaremos adicionando novas informações nesta lista sempre que possível.

IMPORTANTE: Lembre-se de que alguns destes produtos possuem variação na sua composição, de acordo com cada fabricante. Os produtos que estão marcados com asterisco podem conter variações. Por exemplo: biscoitos integrais estão na lista de produtos sem lactose, mas algumas marcas utilizam leite ou derivados em sua fabricação. Por tanto, em caso de dúvida, verifique os ingredientes no rótulo.

 

Contém LactoseContém Baixo Teor de LactoseSem Lactose
Leite Condensado integral / desnatadoTodos os alimentos lácteos com redução de lactoseLeite condensado de soja
Creme de leite integral / desnatadoKefirCreme de leite de soja
Leite integral /semi-desnatado / desnatado de vaca, cabra, ovelhaQueijo CamembertCreme Vegetal (semelhante à margarina)
Chantilly frescoQueijo parmesãoLeite de coco
Iogurte comumQueijo MussarelaDoces de frutas em calda
RequeijãoQueijo BrieChantilly Vegetal*
Queijos frescosQueijo FetaIogurte à base de soja
Queijos processadosQueijo GruyèreLeite de soja
Barras de cereais com cobertura de chocolate ManteigaLeite de arroz, aveia
Maionese industrializada* MargarinaLeite de castanhas, amêndoas
Achocolatados*Pão francês*
Pães para cachorro quente / cheeseburguer*Pão de forma integral*
Sopa creme instantânea*Carnes grelhadas / à milanesa
Biscoitos recheados*Biscoitos integrais*
RisolesMostarda
PanquecasMaionese caseira
Molhos para saladas*Massa de empanar
Misturas para bolos*Massas (fettucine, macarrão)
Purê de batatasMolho de tomates
Ovos mexidosTodas as carnes frescas
PudinsTofu e derivados de todu
SouflêsSorvetes de fruta*
Licores CremososCacau em pó
Adoçantes*Cereais matinais*
 PanetonesGeleias
 Massa podre / amanteigadaCreme de amendoim
Merengue
Quindim
Balas de Coco
Tahine
Temperos em pó / tabletes*
Massa para pastel*

Sobre os alimentos que podem sofrer variações:

  • Maionese industrializada – a maioria não é feita com leite, mas alguns produtos contêm leite em pó.
  • Achocolatados – muitos são fabricados com leite em pó ou soro de leite em pó.
  • Chantilly vegetal – quase ninguém sabe, mas o chantilly que você compra de caixinha, ou aquele em spray é chamado de chantilly vegetal, pois ele é preparado com óleos vegetais. Mas atenção: ele contêm caseína (proteína do leite) e por este motivo não deve ser consumido por alérgicos às proteínas do leite.
  • Pães para cachorro quente ou cheeseburger – muitos são elaborados com leite, mas dependendo do grau de intolerância, a quantidade de leite usada no pão é pequena e pode não causar sintomas ao intolerante.
  • Sopa creme instantânea – uma maioria leva creme de leite ou leite em pó em seus ingredientes, mas há algums poucas marcas sem laticínios na composição.
  • Molhos para saladas – Muitos molhos para saladas são elaborados com queijo ou leite.
  • Adoçantes – muitos adoçantes contém lactose. É importante verificar o rótulo do produto.
  • Pão francês – de forma geral o pão francês não leva leite ou derivados. Alguns levam margarina, mas a quantidade que pode ser usada é muito pequena e não deve causar sintomas para quem tem IL.
  • Pão de forma integral / biscoitos integrais – a maioria dos pães e biscoitos integrais não levam leite em sua composição, mas é sempre importante verificar o rótulo do produto.
  • Sorvetes de fruta – os sorbets são geralmente elaborados apenas com suco de frutas, água e açúcar, mas atenção pois alguns fabricantes adicionam leite ou creme de leite na composição.
  • Cereais matinais – atenção principalmente para os cereais com chocolate ou açucarados. Alguns podem ser feitos com leite em pó.
  • Misturas para bolos – há grande variação. Procure por misturas de bolo de cenoura, de laranja ou coco e verifique na composição do produto se há leite ou derivados.
  • Massas para pastel podem variar na sua composição. Uma maioria das massas industrializadas são elaboradas com gordura vegetal hidrogenada para deixar a massa do pastel bem crocante (uma delícia, mas prejudicial à saúde).
  • Temperos em pó – a maioria dos temperos não levam leite ou derivados, mas muitos alertam que contém traços de leite. Para quem tem intolerância à lactose não é um problema. Apenas para quem tem alergia às proteínas do leite.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Bake-in-Box, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.

573 Comentários

  1. Virginia Rezende on

    Adorei o site!
    Muito bem explicado e muito atencioso!
    Estou amamentando meu terceiro filho, que está com suspeita de IL, assim como meu segundo filho tb teve. Estou no processo de corte de alimentos que contenham lactose, e seu site irá me ajudar bastante!
    Deus te abençoe!

  2. Como tornar a minha vida mais fácil sendo alérgica a leite ?e muito difícil pra mim comer, praticamente acho muito pouca coisa que posso aqui na minha cidade, a minha família me falam que sou desde criança, mais nunca fiz exames pra confirmar, mais quando como algo sem saber que tem leite meu corpo aparece manchas vermelhas e coça muito, mais a passar do dia a mancha vermelha sai sozinha sem tomar anti alergico aparece mais nas mãos e no peito do pé só nessas áreas.

    • Oi Evyla,
      Como nós estamos super acostumados a consumir leite na nossa rotina (parece que tudo é feito com leite, não é mesmo?) realmente fica mais difícil modificarmos a nossa dieta. Para que você consiga promover essa mudança na sua vida, você precisa ir atrás de informação e decidir fazer esta mudança. Um nutricionista poderia ajudá-la bastante nesta fase. Mas se vc não puder consultar um, minha sugestão é buscar pelo menos 1 substituto para cada tipo de ingrediente lácteo que faz parte da sua dieta. O primeiro exemplo é o leite. Vá em busca de opções de leite vegetal. Há no mercado leites de soja, arroz, amêndoas, coco e vários outros. Se na sua região você não encontrar esses produtos, faça em casa! É simples e barato de fazer. Aos poucos vc verá que esta mudança vai lhe trazer muitos benefícios para a sua saúde e lhe dará mais energia e disposição. Importante: consulte seu médico sobre a ingestão de cálcio. Aqui no Semlactose temos várias informações sobre alimentos sem leite que contém cálcio e podem fazer parte da sua dieta. abs

  3. MARILENE BROSTEL on

    Boa tarde fix exame de intolerancia a lactose e o medico disse que esta no limite , mas tomo iorgute me da diarreita , tomo leite me da muito gases ,sem contar que tenho diarreira todos os dias de manha . Minha diarreira e somente na parte da manha , tomo mucilon de arroz com leite a noite . Sera que estou mesmo com intolerancia a lactose.

    • Luciane Baldo on

      Marilene,
      O exame de curva glicêmica (exame de sangue para determinar a intolerância à lactose) não é definitivo no diagnóstico. Se a pessoa possui sintomas clínicos ao ingerir alimentos lácteos é sinal de que este alimento pode ser a causa desses sintomas. Você pode fazer uma dieta de exclusão de alimentos lácteos por um período de alguns dias e avaliar se observa melhora nos seus sintomas. Entretanto, é importante considerar que seus sintomas podem não necessariamente estar relacionados a uma intolerância à lactose e sim serem decorrentes de algum outro problema de saúde. Neste caso, sugiro retornar ao médico, explicar que seus sintomas permanecem e investigar outras possíveis causas. abs

  4. Olá! Descobri recentemente que tenho IL, por acaso, pois nunca tive nenhum sintoma característico. Fui no gastro, pois achei que tinha uma gastrite e o médico me pediu vários exames e fui surpreendida, pois o médico disse que era severa e mandou cortar tudo lácteo. É muito difícil conviver com a restrição de tudo aquilo que estava acostumada e infelizmente muitas coisas boas tem leite e os produtos sem lactose muitos deles tem um gosto bem diferente. Ainda consumo leite e derivados e não tenho absolutamente nenhum sintoma, é possível? Há riscos para a saúde continuar consumindo?
    Obrigada

    • Oi Daiane, se você está consumindo alimentos com lactose e não tem sentido nenhum sintoma, acho que o melhor a fazer seria obter uma segunda opinião de um outro especialista. Leve seus exames e explique o que ocorreu, como está sua dieta hoje e como você se sente. Uma segunda opinião talvez possa ajudar você a entender o que está de fato ocorrendo. abs

Deixe um comentário