Anúncio

Biscoito recheado beijo de moça

16

A pedido de diversos leitores, selecionamos esta receita de biscoito recheado com chocolate. A receita foi adaptada para ficar totalmente sem lactose. Seus filhos (e você) irão curtir esta delícia.

MASSA
½ xícara de amido de milho
½ xícara de farinha de trigo
½ xícara de açúcar
½ xícara de nozes moídas
100g de creme vegetal

RECHEIO
100g de chocolate sem lactose picado (veja nossa lista)
2 colheres (sopa) de glucose de milho
3 colheres (sopa) de leite de soja ou baixo teor de lactose
1 colher (sopa) de creme vegetal

Biscoitos:
Misture o amido de milho, a farinha, o açúcar, o creme vegetal e as nozes. Pré-aqueça o forno em temperatura média (180ºC). Faça bolinhas pequenas (2 cm de diâmetro) e coloque em uma assadeira untada. Achate as bolinhas com as costas de uma colher . Deixe um espaço de 2 cm entre elas. Asse por 15 minutos ou até ficarem douradas. Retire do forno e deixe esfriar.

Recheio:
Leve o chocolate, a glucose de milho, o leite e creme vegetal ao fogo em banho-maria até engrossar. Espere amornar e una os biscoitos com o recheio de dois em dois. Uma outra opção é fazer os biscoitos como você vê na imagem que ilustra a receita.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

16 Comentários

  1. Boa tarde
    Gostaria de saber se esse recheio fica mais durinho. Tipo bolachinha recheada, ou o recheio sempre fica molinho no meio?

    • Izabela,
      eles ficam com a mesma consistência de biscoito amanteigados. Mas os amanteigados não tem uma consistência dura, do tipo crocante. Eles geralmente são macios e se quebram facilmente. abs

  2. Fiz esta receita, mas não deu certo. Tô tentando descobrir o que fiz de errado…a massa ficou mole, não deu para modelar. O sabor, sem dúvida ficou uma delícia, mas não adquiriu consistência… Usei a maizena como amido de milho, é a mesma coisa né?

    Obrigada!

  3. Olá Juliane. A Sadia, fabricante da Qualy Vita (que não contém lactose) explicou através de uma consulta ao SAC, que a indicação no rótulo do produto sobre não poder ser usado em receitas culinárias é somente porque a textura deste creme vegetal é diferente daqueles que levam leite em pó em sua composição e com isso eles não garantem o resultado da receita. Mas eu já preparei diversas receitas com estes cremes vegetais e não há grandes diferenças no resultado.
    Abçs,

  4. oi, essa margarina sem leite da becel e da qualy é a mesma coisa q creme vegetal?? pq creme vegetal não pode ir em receitas q vão ao fogo, segundo está no rotulo. vc sabe pq? obrigado

  5. Juliana Crucinsky on

    Olá Milla!

    As únicas margarinas que temos certeza de que não contem leite é a Becel e a Qualy Vita. Porém, mesmo as que contém leite na composição, a quantidade de lactose é mínima, e na porção habitual (cerca de 10g, o suficiente para passar num pão francês) a quentidade de carboidratos (lactose) é zero, como vc poderá observar na tabela de composição que conta em todas as embalagens, e portanto, podem ser consumidas pela grande maioria dos intolerantes à lactose.

    De qq forma, sugerimos que vc sempre leia atentamente os rótulos antes de comprar qq produto industrializado.

    Gde abraço,

    Juliana

  6. existe alguma margarina especifica sem lactose ou vemos somente lendo os ingredientes?

    outra dica…todos os biscoitos industrializados da marca Jasmine não tem lactose e são encontrados nas Lojas Americanas. abçs

  7. Elizabeth Jarilho on

    Eu sou celíaca, portanto gostaria de saber por qual ingrediente poderia substituir a farinha de trigo? Ou, poderia utilizar a fainha de arroz? (como é pouca a quantidade…).

    Muito obrigada.

    Abraço,

    Elizabeth

  8. Olá Karlla.
    As nozes só podem ser substituídas por algum outro ingrediente de textura similar, para não alterar a consistência da receita. Não experimentei fazer sem nozes, mas acredito que não irá alterar o resultado final do biscoito, apenas o sabor.
    Abçs

Deixe um comentário