Anúncio

Sorvete de banana com calda de chocolate

24

Você adora sorvete e não pode comer sorvetes com leite? A pedido de uma de nossas leitoras, estou colocando uma receita de Sorvete de Banana com Calda de Chocolate para você curtir o finalzinho deste verão. Vai dizer que não dá água na boca…

INGREDIENTES

Sorvete

  • 6 colheres de sopa de açúcar
  • 2 xícaras de leite de soja
  • Gotas de limão
  • 2 bananas caturras
  • 3 gemas

Calda de chocolate

  • 3 colheres de sopa de cacau em pó
  • 2 colheres sopa açúcar
  • 1/2 xícaras de água
  • 1 colheres de sopa rasa de amido de milho

PREPARO

Bata no liquidificador as bananas com 1 xícara de leite e algumas gotas de limão. Como a banana oxida rapidamente, o limão auxilia a conservar a tonalidade amarela característica da fruta.

Sorvete de Banana sem lactose 1Em uma panela pequena, bata as gemas com o açúcar. Acrescente a outra xícara de leite e leve ao fogo baixo até engrossar. Junte a mistura do liquidificador à panela mexendo por mais 10 minutos.

Sorvete de Banana sem lactose 2Leve ao freezer por 1 hora. Retire do freezer e bata levemente à mão para deixar o sorvete mais cremoso. Na imagem ao lado, você vê que o sorvete já fica mais encorpado. Repita após 30 minutos e retorne o sorvete ao freezer novamente. Ele ficará pronto para servir em 2 horas.

Calda

Em uma panela pequena, junte o chocolate, o açúcar, o amido de milho e a água. Em fogo baixo, mexa sempre até a calda engrossar. Caso sua panela seja de fundo fino, aconselho fazer a calda em banho-maria. O resultado será melhor.

Sirva o sorvete com a calda quente.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

24 Comentários

  1. Olá Luciane ! Adorei conhecer seu site. Minha filha de 2 anos tem intolerância a lactose e eu estava para enlouquecer sem saber o que fazer de diferente para ela comer. Em algumas receitas eu faço a substituição do leite e da manteiga, mas queria mesmo umas receitas diferentes e encontrei. Parabéns pelo site e que ele continue crescendo.

  2. Gostaria de mais receitas com outros sabores de sorvetes, meu filho tem 04 anos, tem alergia a proteina do leite, e sofro bastante para encontrar alternativas que tenham um sabor agradavel de sobremesas para ele. Obirgada.

    • Olá Danielle,

      No momento não dispomos de receitas com outros sabores, mas vc pode tentar adaptar nossas receitas já publicadas, para variar o sabor. Assim que tivermos novidades, iremos publicá-las, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  3. Olá Luca,

    Nunca fiz sorvetes com sorveteira. O ideal é você seguir as orientações do fabricante da sorveteira para que a receita funcione corretamente. Mas imagino que deva ser feito como você mencionou.

    Abçs,

  4. Olá Luciane, adorei a receita do sorvete de banana, como devo proceder para fazer na sorveteira que acabei de ganhar?

    Depois de juntar a mistura do liquificador na panela e deixar os 10 minutos posso colocar na sorveteira e diexar os 25 minutos?

    Obrigada desde já.

    Abraços

    Luca.

  5. Hilse,

    Uma dica para preparar receitas isentas de leite ou soja é o uso de bebida de arroz com adição de cálcio. Você deverá encontrar este produto em casas de alimentos especiais.

    Abçs

  6. hilse martinez on

    minha neta tem alergia a proteina do leite, e não pode usar o leite de soja, gostaria de mais receitas para o caso dela, geralmente as receitas mandam colocar o leite de soja, e os produtos industrializados só substituiram o leite pela soja.

    Gostaria de receita de sorvete de massa sem leite.

    obrigada

  7. Oi Fabiana,
    Banana caturra também é chamada de banana d’água. Você pode usar também a banana nanica. Ambas são variedades de bananas apropriadas para o cozimento. Espero que seu marido curta o sorvete!
    Abçs
    Luciane

  8. Olá, adorei saber que posso contar com algumas receitas diferentes para meu marido. Ele adora banana, e com certeza vai adorar este sorvete. Mas, tenho uma dúvida, o que é banana caturra..
    Super obrigada
    Fabiana

Deixe um comentário