Anúncio

Creme de laranja ao molho de vinho

2

Diferente da maioria da sobremesas que precisam  ser adaptadas para ficarem isentas de leite e glúten, esta não leva nem farinha, nem leite. O sabor cítrico do creme, misturado à calda de vinho tinto é uma combinação perfeita.

INGREDIENTES

  • 4 ovos inteiros
  • 2 gemas
  • 1 copo suco de laranja sem gomos
  • 1 1/2 xícaras de açúcar demerara
  • Creme vegetal ou óleo para untar forminhas
  • Açúcar para polvilhar
  • 6 forminhas redondas (+/- uns 7 cm de diâmetro)

Utensílios:

Forminhas de empada ou ramekins

PREPARO

  1. No liquidificador, bata os ovos inteiros, as gemas, o suco e o açúcar.
  2. Unte as forminhas e polvilhá-las com açúcar, coloque a mistura e leve-a ao forno (fogo baixo) em uma assadeira em banho maria por 30 minutos ou até dourar levemente.
  3. Deixe esfriar e leve à geladeria sem retirar das forminhas por 1 hora. Enquanto as forminhas estão na geladeira, prepare o molho de vinho.

INGREDIENTES

  • 1 1/2 xícaras de açúcar demerara
  • 2 xicaras de vinho tinto
  1. Misture os ingredientes em uma panela em fogo baixo e deixe reduzir até a calda ficar em ponto de calda.
  2. Retire as forminhas da geladeira, desenforme-as e sirva com o molho de vinho.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

2 Comentários

  1. Mara Regina Giorni on

    Oi Lucianne
    Minha cunhada descobriu o universo da intolerancia, inclusive leite, queijo, chocolate e glutem. Assim fica até dificil. Como sou chef e ja estudei sobre celiacos estou tentando adaptar alguma receita pra ela mas vi seu blog e gostei pois vc ja vem experimentando ha tempos as receitas. Assim que agradeco continuar recebendo receitas

    sds
    Mara

Deixe um comentário