fbpx

Tarteletes de palmito com requeijão zero lactose

Tarteletes de palmito com requeijão zero lactose

Para fazer essas tarteletes queria criar uma base que não fosse como as tradicionais bases de farinha. Estava querendo algo mais nutritivo, mas que ficasse firme como a base da tartelete deve ser. Depois de pesquisar alguns ingredientes, resolvi testar uma mistura de cenoura, coco ralado, azeite de oliva e um pouquinho de amido de milho para dar liga. Preparei a massa, coloquei no forno e cruzei os dedos! Quinze minutos depois retiro a tartelete do forno e como que por encanto ela sai perfeita da sua forminha, meio tostadinha, meio crocante, com um sabor delicioso e um cheirinho que me lembrou bombocado assado! Apaixonei!!

O recheio ficou maravilhoso e o complemento ideal para essas tarteletes. O requeijão zero lactose foi adicionado à batata baroa forma um creme que quando servido quente se derrete na boca! O palmito e o alho poró completam o sabor desse recheio delicioso!

Quer aprender a fazer uma alimentação sem leite, nutritiva e sem abrir mão do prazer?

viva bem sem leite

Você pode fazer essas tarteletes para servir como entrada, como acompanhamento de outros pratos ou ainda como aperitivos em uma festinha de aniversário.

INGREDIENTES DA TARTELETE

  • 160g de cenoura crua
  • 1/2 xícara + 2 colheres de sopa de coco ralado não adoçado
  • 4 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 colher de azeite de oliva + azeite para untar as forminhas
  • sal à gosto

INGREDIENTES DO RECHEIO

  • 400g gramas de batata baroa (mandioquinha)
  • 1 pote (220g) de requeijão zero lactose
  • 6 palmitos em conserva, cortados em rodelas
  • 100g de alho poró cortado em rodelas
  • sal e pimenta moída à gosto

Observação: Você vai precisar de 10 forminhas de empada e um mixer ou processador de alimentos.

PREPARO DAS TARTELETES

  1. Descasque e corte em pedaços a cenoura. Coloque em um processador junto com o coco ralado e triture tudo por alguns segundos. Coloque a mistura em um recipiente e acrescente o amido de milho, o azeite e o sal. Misture bem.
  2. Unte 10 forminhas de empada e com uma colher de chá preencha cada forminha com o suficiente de massa para fazer a tartelete. Não deixe a base fina demais para que ela não se rompa. Use a ponta dos dedos para comprimir a massa na base e nas laterais.
  3. Leve as forminhas para assar em forno médio pré-aquecido por cerca de 15 minutos ou até as bordas das tarteletes começarem a ficar douradas.
  4. Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos.
  5. Vire as forminhas para retirar as tarteletes. Elas devem se desgrudar com muita facilidade. Se alguma estiver grudada, use uma faca para ajudar a desgrudar da borda.

Tartelete de cenoura e coco

PREPARO DO RECHEIO

  1. Corte o alho poró em tirinhas finas e refoque-o com um pouco de azeite, sal e pimenta moída. Reserve.
  2. Descasque e cozinhe a batata baroa até ficar bem macia. Escorra, coloque em um recipiente de vidro e amasse bem com auxilio de um garfo. Adicione o requeijão e faça um purê com auxílio de um mixer.
  3. Corte o palmito em rodelas finas e adicione ao creme de batata baroa e requeijão. Reserve algumas rodelas de palmito para enfeitar suas tarteletes.
  4. Adicione o alho poró à mistura e reserve uma pequena porção para enfeitar suas tarteletes.
  5. Preencha as tarteletes com o creme. Enfeite-as com alho poró e palmito.
  6. Antes de servir, você pode aquecê-las em forno médio por cerca de 10 minutos.

Tarteletes de palmito com requeijão zero lactose

Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.

Baixe grátis nosso ebook e aprenda os

7 Passos para uma

alimentação sem leite

AO SEGUIR NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM VOCÊ RECEBE GRÁTIS O LINK PARA BAIXAR SEU EBOOK

Não, obrigado.