Panetone sem glúten e sem leite

Panetone sem glúten e sem leite

PREPARO

  1. Prepare a esponja –  Coloque em uma vasilha a farinha de arroz e misture o fermento. Adicione a água morna à mistura, mexa, feche com filme PVC e deixe a mistura crescer por 1 hora (deixe dentro do forno desligado ou do microondas)
  2. Coloque as frutas secas em um pequeno recipiente com água morna e deixe-as hidratar por 20 min. Retire toda a água e reserve.
  3. Misture todos os secos: polvilho doce, farinha de chia e linhaça dourada, canela, noz moscada, açúcar e goma xantana.
  4. Misture todos os líquidos: ovos, essência de panetone e óleo vegetal.
  5. Acrescente aos poucos a mistura de líquidos à mistura de secos. Você pode fazer isso na batedeira ou mexendo com à mão. Depois de bem incorporados os líquidos aos secos, acrescente a esponja que já deve ter aumentado de volume. Incorpore bem todos os ingredientes. O resultado é uma massa que deve desgrudar da vasilha, mas ainda estará um pouco úmida.
  6. Incorpore as frutas hidratadas à massa e reserve umas 2 colheres de sopa de frutas para colocar por cima da massa.
  7. Despeje a massa em 2 formas de papel pequenas para panetone ou em uma forma grande.
  8. Asse em forno pré-aquecido em 200 graus por cerca de 30 minutos. Se você assar apenas 1 panetone grande, sugiro deixar por 40 – 45 minutos. A massa é pesada e demora para cozinhar no centro.
  9. Retire do forno, deixe esfriar.

Descobriu a intolerância à lactose há pouco tempo?

Comece por aqui:

Não, obrigado.

Primeiros Passos

Aula gratuita com tudo que você precisa saber sobre intolerância à lactose, alergia ao leite e alimentação saudável sem laticínios.