As vantagens dos produtos zero lactose

Leite-camponesa-zero-lactose

Hoje é possível encontrar diversos produtos zero lactose no mercado. Quais suas vantagens e quem pode consumi-los?

A lactose é o principal açúcar encontrado no leite e seus derivados e, para ser digerida, necessita da presença da enzima lactase. Um bebê normalmente apresenta grande quantidade desta enzima no intestino para ajudá-lo na digestão do leite materno, mas ela é comumente reduzida após o desmame, o que pode dificultar a digestão da lactose com o avanço da idade. Para que pessoas com baixa produção de enzima lactase possam usufruir dos benefícios dos produtos lácteos, a indústria tem criado cada vez mais produtos na versão zero lactose. Hoje já encontramos, além do leite, opções de queijos, iogurtes e vários derivados com teor reduzido de lactose. Um litro de leite comum apresenta, em média, 4,9g de lactose. Na versão zero lactose, o alimento se torna mais leve e de fácil digestão.

Como são elaborados os produtos zero lactose?

Ao contrário do que se pensa, a lactose não é retirada do produto lácteo. Ela passa pelo processo de hidrólise, ou seja, a molécula deste açúcar é quebrada em duas outras moléculas menores, glicose e galactose, com a adição da enzima lactase. Com isso, os produtos zero lactose não perdem as características sensoriais e nutricionais que fazem do leite um alimento tão completo, e apresentam uma melhora de sua digestibilidade, fato que tem chamado a atenção até mesmo de pessoas que não apresentam intolerância à lactose.

Vantagens do consumo de lácteos zero lactose

Em qualquer prateleira de alimentos para dietas especiais podemos encontrar rótulos destacando que certos produtos possuem baixo ou nenhum teor de lactose. A sua ausência ou redução é uma vantagem?

Os alimentos lácteos estão presentes em quase todas as nossas refeições e são apreciados por crianças e adultos de todas as idades. O diagnóstico de intolerância à lactose não necessita ser interpretado como uma restrição completa de consumo de lácteos. Com a inclusão de produtos zero lactose na dieta é possível eliminar os sintomas de dores abdominais, inchaços, gases e diarreia que tanto incomodam os intolerantes sem perder o prazer de tomar aquele café com leite que tantos gostam.

Foi pensando nesses consumidores que a Embaré lançou o leite Camponesa Zero Lactose, que facilita a digestão do alimento para todos os consumidores e garante os benefícios do leite aos que apresentam a intolerância. O leite Camponesa Zero Lactose é semidesnatado e pode ser usado da mesma forma que usamos o leite comum: puro, com chocolate, café ou em todas as receitas doces e salgadas.

Vale sempre lembrar que o leite é um alimento naturalmente rico em proteínas, vitaminas e minerais importantes para o equilíbrio de nosso organismo. O leite Camponesa Zero Lactose é rico em vitaminas A, C e D. Além disso, é importante fonte de cálcio e fósforo de alta absorção.

Este é um publieditorial

Descobriu a intolerância à lactose há pouco tempo?

Comece por aqui:

Não, obrigado.

Primeiros Passos

Aula gratuita com tudo que você precisa saber sobre intolerância à lactose, alergia ao leite e alimentação saudável sem laticínios.