Prato típico baiano, o bobó é um creme consistente e perfumado, elaborado com mandioca, azeite de dendê e leite de coco. Esta é uma receita típica brasileira que tradicionalmente não leva ingredientes lácteos nem glúten. Esta versão adaptada é elaborada com batata baroa, que tem cozimento mais rápido que a mandioca e é bem mais simples de bater no liquidificador.
INGREDIENTES
- 400 g de camarão médio ou grande, sem casca
- 400 g de batata baroa (mandioquinha)
- 2 cebolas roxas pequenas (pode ser usada a cebola branca)
- 1 dente de alho
- 3 tomates sem pele
- 2 colheres de sopa de coentro picado
- 1 colher de chá de curcuma
- 1 colher de chá de cominho em pó (opcional)
- suco de 1 limão
- 1/2 xícara de azeite de oliva extra virgem
- 200 ml de leite de coco
- sal e pimenta à gosto
- 4 pimentas de cheiro para decorar (opcional)
PREPARO
1. Tempere o camarão com sal, limão e cominho.
2. Cozinhe a batata baroa por cerca de 25 minutos ou até ficar bem macia. Bata no liquidificador com 1/2 xícara da água do cozimento, leite de coco, sal e curcuma. Reserve.
3. Em uma panela com azeite de oliva, refogue a cebola e alho picados. Salteie os camarões rapidamente (apenas alguns minutos para ficarem macios). Adicione os tomates picados e em seguida a mistura de batata baroa. Ajuste o sal, adicione a pimenta e, para finalizar, enfeite com coentro e pimenta de cheiro.
4. Sirva com arroz.
- A receita tradicional é feita com dendê, um azeite de difícil digestão. Para aqueles que não abrem mão do dendê nesta receita, adicione 1 colher de sopa de dendê ao final da preparação.
- Muito cuidado para não deixar o camarão cozinhar demais. Se você não tiver muita prática, salteie o camarão e retire da panela. Acrescente o tomate, o purê de batata baroa e por último retorne o camarão para a panela. Assim você garante que ele não ficará cozido demais.
Deixe um comentário