Todos sabemos das dificuldades enfrentadas por alérgicos e intolerantes a algum alimento quando o assunto é comer fora de casa. Alguns profissionais estão mudando este quadro oferecendo treinamento especializado na área.
Os chefs Joel e Mary Schaefer deixam claro já na página inicial de seu site, que o assunto alergia alimentar é tratado por eles com todo o profissionalismo. A começar pelas belas imagens de pratos sem ingredientes alérgenos que são de deixar qualquer um com água na boca.
Durante 11 anos, a dupla coordenou as caçarolas do Walt Disney Resort onde Joel foi convidado a gerenciar todos os demais restaurantes do complexo Disney para definir protocolos de segurança alimentar e acomodar as necessidades de clientes com alergias e intolerâncias alimentares. O resultado dessa iniciativa foi a conquista do padrão-ouro em vários hoteis e restaurantes Disney no atendimento de clientes com restrições alimentares.
Ao longo de sua experiência como chef, e sendo também intolerante à lactose, Joel percebeu que uma grande parte dos restaurantes americanos não possuía treinamento adequado para atender um público que deseja ter o prazer de ir a um restaurante sem ter que lidar com o despreparo de garçons e cozinheiros em relação a dietas especiais.
Com isso, Joel estabeleceu uma parceria com o Guia Allergyeats.com, um dos maiores e mais bem estruturados guias de referência de restaurantes que servem pratos sem ingredientes alérgenos. O chef ajudou a criar o Allergyeats.com/disney, uma área do guia inteiramente dedicada a restaurantes dentro e fora dos parques da Disney. Os restaurantes são avaliados pelos consumidores, e você pode fazer buscas em diversos estados americamos selecionando os alimentos que você não pode consumir. Uma ótima pedida para quem viaja aos Estados Unidos.
O casal Schaefer optou pelo carreira de chefs empresários e decidiram fundar a AllergyChefs, Inc. A empresa dedica-se a orientar o mercado de restaurantes, cafés e outros estabelecimentos a desenvolver receitas sem o uso de ingredientes alérgenos e a estabelecer padrões de segurança na manipulação de alimentos.
O site da AllergyChefs também traz receitas criadas pelo casal que são isentas dos alérgenos mais comuns como o leite, glúten, soja, ovos, nozes e peixe.
A mais recente investida dos chefs empresários é na área de treinamento para o setor de food service. Eles oferecem cursos para equipes que coordenam restaurantes em hoteis, cruzeiros, parques temáticos e restaurantes em geral. A dupla também desenvolveu um seminário online (em inglês) – T.E.A.C.H. Food Allergen Safety. Para mais informações, acesse a programação.
Aqui no Brasil ainda não temos o serviço disponível, mas segundo especialistas da área de food service, com as preparações para os Jogos Olímpicos e Copa do Mundo, empresas do ramo devem em breve oferecer serviços similares.
Já Existem Alimentos Isentos de Ingredientes Alergênicos?
O único restaurante de hotel no nordeste q meu filho não passou mal por ter alergia a proteína do leite foi o carmel charm resort em Fortaleza onde o chef isolou uma área da cozinha para preparar a alimentação dele. Os demais se comprometeram e não conseguiram cumprir. Na Bahia no hotel Tivolli beirou a demência o q a nutricionista Anapaula sugeriu. Pessoa completamente despreparada para a situação
A rede de hotelaria brasileira está muito despreparada para intolerantes à lactose e alergicos, principalmente no Nordeste onde costumamos passar ferias. Se tivesse um hotel com bifê especial para intolerantes e alergicos como esses da Disney teria grande procura. Eu procurei na internet e nao encontrei. Alguém conhece algum no Nordeste?
Há algum restaurante no Brasil especializado?
Acho muito importante haver nos supermercados uma área só para diabéticos, celíacos e intolerantes à lactose.Sou IL e sofro com a falta de produtos sem lactose. Ainda, no Brasil, as pessoas não dão importância a esses fatos, muitas vezes , nossa alimentção fica pobre por falta desses alimentos no mercado.Até mesm os intolerantes á lactose não sabem que são intolorerantes.O brasileiro é muito mal informado nesse assunto. A TV brasileira passa muita coisa inútil, quando deveria se preocupar mais com assuntos de suma importância como esse.
Gostei da reporta gem e gostaria de receber o site de voce para tirar umas receitas, pq cada vez esta mais mais dificil. Nao posso tomar nem leite de soja que fico rum, como se tivese tomado leite e se numa receite tem leite noa posso comer tenho q perguntar antes de comprar.
Por favor quando estiver um curso sobre lactose me avise antes, preciso fazer o curso.
Que bom que nós que sofremos desta deficiencia temos está oportunidade, de ter pessoas que
desenvolvem este tipo de trabalho.
Fico
muito feliz.