Produtos sem lactose correm o risco de desaparecer do mercado de acordo com a legislação da ANVISA. O Semlactose.com traz todas as informações em primeira mão para que você entenda a situação, e propõe alternativas para revertermos este cenário.
Para quem acredita que o Brasil possui poucas opções de produtos sem lactose e esperava ver o mercado crescer nos próximos anos, uma péssima notícia: estamos definitivamente caminhando no sentido oposto.
Ao contrário do que a população pensa, a indústria de alimentos tem buscado alternativas para informar sobre a isenção de lactose em seus produtos, mas infelizmente ela esbarra em uma legislação falha.
Como funciona
A regulação da ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária entende que produtos isentos de lactose, para serem rotulados como tal, devem seguir uma regulamentação específica de alimentos para fins especiais. Mesmo sendo classificados como tal, ainda assim a portaria não prevê a possibilidade de se utilizar uma chamada na parte frontal do rótulo, informando de forma clara para o consumidor que o produto é sem lactose ou baixa lactose.
Alimentos para fins especiais, segundo a definição utilizada na Portaria n° 29 de 13 de janeiro de 1998/ANVISA, item 4.1.1.2, que regulamenta a rotulagem desse tipo de produto, “são os alimentos especialmente formulados ou processados, nos quais se introduzem modificações no conteúdo de nutrientes, adequados à utilização em dietas diferenciadas e ou opcionais, atendendo às necessidades de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas.”
Se todos os produtos que hoje são isentos de lactose ou baixa lactose fossem especialmente formulados para intolerantes à lactose, não haveria maiores problemas. Mas estamos falando de diversos produtos que, devido aos ingredientes utilizados ou pelo seu processo padrão de fabricação, são isentos de lactose ou com baixos teores do carboidrato.
No Semlactose.com temos dezenas de exemplos. São chocolates, queijos, manteigas, cremes vegetais, biscoitos, iogurtes, e diversos outros. Um exemplo clássico são queijos. Uma grande maioria das pessoas acredita que por ser intolerante à lactose não poderá consumir queijos. Errado! Já mostramos em nossas matérias que muitos tipos de queijo são totalmente isentos de lactose devido ao seu processo padrão de fabricação e sim, podem ser consumidos por pessoas com IL. Mas como não são produtos especialmente formulados para uma dieta de restrição de lactose, não poderiam ser classificados como tal, e por tanto, não podem alegar em sua embalagem que são produtos sem lactose. Quem sai prejudicado? Nós, consumidores e intolerantes à lactose.
Como chegamos a esta situação?
No intuito de tratar de forma similar as Informações Nutricionais Complementares (INC) em produtos alimentícios que circulam pelo Mercosul, países do bloco resolveram criar uma legislação comum. Nessas tratativas, foi definida a exclusão de chamadas “sem lactose” ou “baixa lactose” dos produtos e foi decidido que tal informação deveria ser legislada por cada país de forma independente. Com isso, as principais associações de indústrias de alimentos encaminharam pleitos solicitando modificações na regulamentação atual, mas a ANVISA indeferiu todas as solicitações até o momento.
A Agência alega não ser imprescindível informar sobre o conteúdo de lactose em alimentos para que nós, consumidores, possamos compor nossa alimentação. Além disso, o órgão regulador entende que o consumidor pode identificar, a partir da lista de ingredientes, a adição de lactose e derivados lácteos ao produto; uma afirmação totalmente equivocada. Por que?
• Em primeiro lugar, a leitura de ingredientes de algumas embalagens só é possível ser feita com lupa;
• Em segundo lugar, alguns ingredientes são equivocadamente interpretados por grande parte da população. Um exemplo é o ácido lático, ingrediente presente em muitos alimentos e que muitos acreditam ser um derivado do leite. Outro ingrediente comumente confundido é o leite de coco. No Semlactose, são incontáveis os comentários recebidos de leitores que questionam se leite de coco contém leite (de origem animal);
• Em terceiro lugar, cito o exemplo da manteiga. Ao ler os ingredientes de um pote de manteiga, você encontrará creme de leite e cloreto de sódio. Você logo conclui que o produto contém lactose, certo? Errado. As manteigas contêm apenas uma quantidade residual de lactose, sendo que algumas análises de fabricantes apontam que a lactose é indetectável no produto.
Por fim, a ANVISA declara que “alegações sobre o conteúdo de lactose em produtos são relevantes apenas para indivíduos com IL.” O que a Agência parece desconhecer é que pessoas com intolerância à lactose compõem mais da metade da população brasileira. De acordo com um artigo publicado pela Revista da Associação Médica Brasileira, em 2010, a prevalência da hipolactasia primária em adultos (intolerância à lactose mais comum) é de 57% entre brasileiros brancos e mulatos, chegando a 80 e 100% entre brasileiros negros e de descendência japonesa, respectivamente. Adiciona-se a este grupo celíacos (alguns celíacos não podem consumir lactose), pessoas com Sindrome do Intestino Irritável, Doença de Crohn, entre outras doenças que também fazem uso de uma dieta de restrição à lactose, e chegaremos a um número ainda mais alto. Será que mais de 115 milhões de brasileiros podem ser considerados APENAS um grupo específico?
Futuro sombrio para os intolerantes?
Precisamos mostrar que definitivamente não somos o que muitas indústrias e instituições governamentais consideram “nicho de mercado”. Somos muitos e nossas necessidades estão sendo completamente desconsideradas. Lembro que o Código de Defesa do Consumidor garante a nós, consumidores, informações claras, precisas e ostensivas. Entretanto, estamos vendo tais informações, tão importantes para milhares de pessoas, desaparecerem sem justificativa plausível.
Atualização em 2015: o que aconteceu de lá pra cá?
Depois da publicação desta matéria, em 2012, a ANVISA segue mantendo sua mesma postura. A lei hoje ainda proíbe que as indústrias façam uso da expressão “zero lacose” ou “baixa lactose” na parte frontal do rótulo. Atualmente, esta informação pode constar somente na tabela nutricional do produto, na parte de trás do rótulo, que por muitas vezes, devido ao tamanho do produto, são praticamente ilegíveis.
A indústria se uniu e obteve liminares na justiça para garantir o direito de continuar informando em seus rótulos a ausência de lactose em seus produtos. Mesmo assim, a luta travada entre as indústrias e a ANVISA continua. Uma cooperativa de laticínios de Medianeira (PR) conseguiu, em abril de 2015, manter a liminar que permite o uso das expressões “zero lactose”ou “baixa lactose” em seus rótulos frontais.
A empresa ajuizou a ação na Justiça Federal de Curitiba pedindo a suspensão da regra. Argumentou que, por se tratarem de produtos destinados a um determinado público, os consumidores com intolerância à lactose, tais informações devem estar de forma clara no rótulo. Alegou ainda que outras fábricas já têm decisões favoráveis neste sentido, o que prejudica a livre concorrência.
A Anvisa recorreu ao tribunal contra a decisão. A agência sustenta que a suspensão da norma abala as relações comerciais entre os países do Mercosul, já que a resolução foi elaborada pelo bloco e incorporada ao ordenamento brasileiro.
Em seu voto, a desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, manteve a liminar. A magistrada entende que a regra fere o Código de Defesa do Consumidor, que diz: “expressões como ‘baixa lactose’ e ‘lactose reduzida’ podem ser utilizadas desde que acompanhadas da especificação da quantidade precisa de lactose que o produto contém, também no rótulo frontal da embalagem, de modo que o consumidor não seja levado à erro”.
Referências:
- MATTAR, Rejane; MAZO, Daniel Ferraz de Campos. Intolerância à lactose: mudança de paradigmas com a biologia molecular. Rev. Assoc. Med. Bras. vol.56 no.2 São Paulo 2010
- Tribunal Regional Federal da 4ª região













Sou mãe de duas crianças alérg. a proteína do leite e tenho muita dificuldade em ler os rótulos letras muito pequenas e falta muita informação.
Parabéns pelo empenho em sempre manter pessoas com IL a par. Não compreendi se pretendem ser mais severos, por parte da Anvisa, com os métodos de fabricação do produto ou se apenas não permitem que se faça menção ao produto ser "sem lactose" na capa da embalagem. Concordo que, quanto mais ostensiva a identificação do produto como sendo livre de lactose, tanto melhor. Mas meu temor de não mais ver tais produtos no mercado, o que aqui em Goiânia não são tão fáceis de se encontrar, diminuiu ao pensar que só irá ficar mais difícil de ler nas embalagens. Mas eles continuarão a ser comercializados, correto? Bom, de todo modo, quero agradecer por termos com esta iniciativa deste site, alguém que nos represente e lute pelos interesses de quem sofre com este problema de IL. Agradeceria maiores esclarecimentos.
Tenho IL tbem e tenho acompanhado o blog. O pleito foi feito na epoca? Houve alguma previsao de modificacao nos rotulos? Apoio muito a iniciativa
Meus agradecimentos a todos que colaboram com o site sem lactose, em especial a Luciane Baldo. Vai aqui um resumo do que aconteceu com minha filha Bárbara hoje com 11 anos, no período de um ano e três meses ela passou por mais de 10 médicos, 4 gastro,04 neuro,e outros mais, cólicas abdominais e cefaleias fortíssimas resultando neste período em 20 internações,02 cirurgias, 02 ressonância cabeça e coluna e 04 angio ressonância magnética, e mais de 50 exames, e todos exames exatos se acusar nenhum problema, foi quando uma comissão de 3 médicos resolveram fazer uma cirurgia abdominal para ver se descobriam algo pois todos exames não davam nada, não acharam nada de anormal mas resolveram eliminar a apêndice, estava normal mas já que esta aberto aproveitamos não serve para nada, assim relatou o medico, e realmente foi mandado para biopse e estava sem problema algum , ai começou toda complicação com anestesia, começou a vazar liquido da medula e foi parar mais três vezes no centro cirúrgico, fazendo bloqueio para estancar o furo da raque , cefaleias incontroláveis usava se até morfina.
Ai começou mais um problema a cirurgia dela foi tipo uma cesariana, imagina recuperando da cirurgia e as dores abdominais fortíssima que misturava com a dor do corte mais a cabeça, mais um longo período de sofrimento. Mudamos de médicos mais uma vez, as dores eram tão forte que em uma dessas internações, o neurologista chegou a uma conclusão que poderia ser aneurisma cerebral, foi feito todos exames e nada, foi quando eu disse aos médicos o problema dela e muito simples e vocês estão em uma linha totalmente fora.
Meus limites com os médicos tinha chegado ao fim, foi quando cheguei em minha casa e comecei a pesquisar na intermete, colocando todos os sintomas dela consegui chegar no site http://www.semlactose.com.br comecei ler os relatos, até as virgulas dos relatos batia com o que ela tinha, voltei para o hospital levei ela para casa mesmo doente e comecei a seguir toda orientação de alimentação do site, em 04 dias sumiram todas suas dores abdominais, só ficou a cefaleia procurei ver a relação de cefaleia com lactose achei neste blog cefaleias.com.br
O que ela tinha era uma sinusite crônica causada pela lactose,.
Dia 15 de fevereiro 2014 acabou todo o sofrimento da minha filha e de todos nós familiares e amigos, que durou 01 ano e 3 meses.
Há mais um detalhe ela fazia tratamento para refluxo a 03 anos medicamentos diário, a causa também era da lactose, faz 4 meses que ela não toma medicamento algum e esta 100% curada.
Em primeiro lugar agradeço a Deus, de ter me iluminado de chegar ao site sem lactose,
Obrigado Luciane você é especial.
Beijos,
Amarildo dos santos
São Carlos-sp-
A Sabor de Saúde Padaria sem glúten e leite, no mercado desde 2007, é pioneira na fabricação de produtos sem glúten, leite, soja e açúcar. Em nossos rótulos e no nosso site sempre procuramos esclarecer por meio de ícones a isenção desses ingredientes. Porém a Anvisa recentemente também nos proibiu de conter essas informações nos rótulos o que tem causado grande transtorno aos consumidores que mesmo lendo os ingredientes não se sentem seguros e acabam telefonando pois acreditam que mudamos a formulação… Diante do exposto aqui podemos concluir que a ANVISA não quer facilitar a vida de mais de 50% da população brasileira… alguém sabe informar porque? A nós eles informam que é por não existir legislação… tudo tem que ser feito baseado em leis…. será então necessário a Dilma ser diagnosticada com IL para termos essas leis?
Gente, depois de anos passando mal fui descobrir que a causa é a lactose. Já entrei em pânico, já chorei, já me descabelei ao entrar numa padaria das boas (o que antes eu fazia uma vez por semana) e ver que tudo de bom, tem leite. Até o pão francês que eu achei ser liberado hoje me fez mal. Fui questionar o padeiro e sim, hoje o pão teve leite! "Pohhh cara, como fica minha vida assim" Claro que fiquei com o estomago embrulhado o dia todo. Outra coisa, nega maluca é com água, mas ai o achocolatado ta proibido.!!!! Sacanagem comigo. Ohhh vidinha cruel!
PS: Pronto, desabafei!!!
Apoio a causa, usamos em nossa alimentação leite com 90% menos lactose, e esse produto nos atende, visto que minha filha é intolerante. E a cerca de 3 semanas não encontramos o produto em nenhum supermercado ou estabelecimentos parecidos, prejudicando a saúde de minha família .
A Anvisa está fazendo o que deveria ser feito há muito tempo. É um absurdo as empresas continuarem enganando consumidores desinformados e leigos no assunto com rótulos de “zero lactose” ou “lac free”, como diversas marcas fazem, se de fato estes produtos contêm lactose, porém possuem um sua composição uma quantidade baixa da enzima lactase para auxiliar os intolerantes a digeri-la. No caso, muitas pessoas poderão passar mal mesmo assim, pois a quantidade da enzima lactase necessária para digerir a lactose é diferente para cada indivíduo e só um gastroenterologista pode prescrever a quantidade exata. Todos os produtos que possuem rótulo “lac free”, “sem lactose” ou “zero lactose” possuem lactose, basta vocês se certificarem na lista de Ingredientes e você verá “enzima lactase”. É preciso saber de fato o que você pode ingerir e o que está ingerindo. Vai de cada um querer continuar se enganando ou não.
Vanessa, discordo da sua opinião. Produtos com aplicação de enzima lactase podem sim ser consumidos por pessoas com IL.
Também discordo. Eu consumo produtos com enzima (como o leite da Piracanjuba) e me sinto superbem. A Anvisa só tem dificultado as coisas para nós, intolerantes. Tanto no caso dos rótulos (que, para mim, deveria conter um aviso semelhante ao "contém glúten" – tipo: "contém lactose"), quanto na forma de apresentação das enzimas nacionais disponíveis no mercado (uma vez que a apresentação em cápsulas está proibida; pode ser comercializada apenas a versão em pó, em sachês – que nem sempre é prática, dependendo do alimento que se vai consumir).
LAMENTÁVEL. Essa é a palavra mais simples para mostrar INDIGNAÇÃO e TRISTEZA PROFUNDA, com o DESRESPEITO que as autoridades, leis do país tem com as pessoas que sofrem de alguma restrição alimentar e outros problemas correlatos. A ANVISA, representando aqui o Brasil, não tem o menor respeito ou preocupação com essas pessoas (E HOJE NÃO SÃO POUCOS). Estamos andando na contramão do avanço, da evolução, não há a PREOCUPAÇÃO em descobrir, melhorar, avançar em pesquisas. Me enoja (desculpa a palavra dura) ler certas reportagens, ver certos descasos. ESSE PAÍS, TÃO RICO, TÃO CONTINENTAL, mas se mostra TÃO MESQUINHO, TÃO DESCUIDADO COM SEUS DOENTES. Acho que o melhor seria fazer uma passeata, dar um rolezinho junto a esses que se travestiram de autoridade e fazer um barulho tal que se obtenha um outro atendimento. CHEGA DE DESCASO, ESTAMOS ADOECENDO A CADA DIA QUE PASSA, DE RAIVA (PELO DESCASO), DE INTOLERÂNCIA (PELA FALTA DE RESPEITO E PREOCUPAÇÃO QUE SE TEM COM A SAÚDE). CHEGA BRASIL, ATÉ QUANDO????
É um absurdo, se vivemos num pais democrático não podemos admitir isso. Há quase um ano não conseguia ler as mensagens do Sem Lactose, não estava a par, é caso de saúde, não podemos ficar parados. Contem comigo, apesar de já bem tarde, meu corpo não qualquer alimento, o rótulo muitas vezes não diz tudo. Corremos riscos graves.
É um absurdo este argumento da ANVISA para não aceitar a modificação dos rótulos. A modificação beneficia as pessoas com intolerância (que não são poucas) e não causam problemas nem para os fabricantes nem para os demais consumidores. Irracional esta decisão! Eu acho um transtorno consultar as listas de ingredientes dos produtos, pois ficam escondidas, ou em letras minúsculas ou a gente simplesmente não sabe dizer se determinado ingrediente tem lactose ou não (exemplo, o ácido láctico que vi aqui na matéria foi novidade pra mim). Perde-se tempo no supermercado pra ler cada produto, de modo que eu prefiro não tentar nenhum produto que não já conheça anteriormente e tenha certeza que não tem lactose. Ou seja, é ruim pra mim, é ruim pro fabricante também que deixa de vender um produto que a princípio, se eu soubesse da isenção de lactose, poderia ter comprado. Verdadeiramente, uma lástima esta decisão da ANVISA!
Isto é absurdo. Se algum produto estivesse postando na embalagem que tinha zero de lactose e não tivesse de fato, ai sim seria um problema, mas deixar visível algo que é verdadeiro…não consigo entender qual o mal nisso. Tenho intolerância a lactose e tenho muita dificuldade de encontrar produtos que possa consumir sem medo. Está escrito no rótulo "Sem lactose" ou "zero lactose" dá uma segurança quanto ao consumo do produto. Espero sinceramente que a ANVISA possa rever esta postura.
Francamente a ANVISA esta andando para trás, tentando deixar a situação ainda pior para nós intolerantes a Lactase, o meu problema é tão sério que antes de descobrir o problema eu vivia em prontos socorros, ficava de cama dias, sem saber o que tinha, quando descobrir as razões de idas incessantes aos médicos e prontos socorro, minha vida melhorou, hoje não tenho mais crises, no inicio foi bem difícil adaptar minha nova realidade, pois o dificuldade de encontrar produtos sem a enzima é mais complicado do que se parece, o pior a gente não tem informações precisas os rótulos dos produtos sem contar que quando existem tais informações, é preciso ter uma visão de águia para conseguir ler o que dizem no rotulo, ou seja só um intolerante saber o quão é difícil ir ao supermercado e ter que sair lendo tudo e muitas vezes não entende nada o que ele diz. Vamos ter que lutar por nossos direitos à informações, pois a ANVISA precisa se adequar a realidade e entender que precisamos ser informados referente aos produtos que levamos para o nosso consumo.
Bom dia
Tenho consumido leite zero lactose e laticínios lacfree, que são relativamente novos no mercado.
Ouvi um boato de que estes produtos podem trazer riscos à saúde. O leite possui a enzima lactase, conforme descrito nos ingredientes, e eu tenho minhas dúvidas de qual quantidade dessa enzima é tolerável pelo organismo. Pesquisei na internet e não encontrei nada sobre isso. Você tem alguma informação?
Obrigada pela atenção.
Parabéns pelo site, tenho consultado bastante.
Grata
Olá Marina,
Não temos nenhuma informação de que o consumo de alimentos contendo a enzima lactase poderia ser prejudicial a saúde.
Gde abraço,
juliana
É um absurdo isso… temos que lutar para manterem essas informações sim. Eu sou intolerante a lactose desde 2011 e sofri e sofro muito com isso, pois tem poucos alimentos sem lactose e ficar tomando enzima todos os dias não dá. Eu sou super a favor da causa!!!
Não sei por onde começar,mas enfim.
Nós temos apenas o direito (dever) de pagar impostos e nada mais.Todas as leis como a do consumidor,por exemplo,são feitas apenas para gastar papel,afinal de contas somos um número grande e a maioria crianças.Onde entra o estatuto da criança nessa hora e nos da a impressão de ser IL por escolha própria.
Minha filha tem 3 anos e meio e é IL, não tem sido fácil encontrar allimentos sem lactose e com preço baixo para o dia dia.
E vejo que ficará mais difícil.Pagamos e não temos o direito de dar aos nossos filhos o mínimo ALIMENTAÇÃO ADEQUADA……… É UMA VERGONHA…..
Tenho filha alergica APLV, so sabe a dificuldade de achar produtos seguros quem passa por isso, sinceramente nao da para acreditar apenas nos ingredientes descritos. Isso graças a falta de consciencia e respeito da empresas com os consumidores, muitas ESQUEÇEM de mencionar os "traços de leite" dos produtos. E UM ABSURDO A ANVISA FAZER ISSO, falta de RESPEITO, falta de ESCLARECIMENTO sobre o assunto. Sao poucas opçoes para os APLV, agora mais uma dificuldade, voltar a estaca zero. Experimente sair com uma crianças IL e APLV para fazer compras, ir ao shopping, veja as opçoes para essas crianças comerem com segurança fora de casa.
É necessário que a ANVISA se preocupe com os alergicos e intolerantes a lactose, sendo que as reações no organismo provocam sérios problemas para saúde, inclusive doenças silenciosas que estão associadas aos alergicos da substancia do leite.
Infelizmente se preocupam com tantas coisas desnecessárias, e a saúde é sempre deixada de lado.
Acho que o Ministério da Saúde deveria intervir na questão. E a Anvisa deveria conversar com Médicos especialistas nesta area para entederam a gravidade desta intolerancia/alergia. Sendo que o número de pessoas com este problema cresce a cada dia.
Pense com carinho, temos muitas crianças com este problema, já privados de muitos alimentos.
Ilisandra.
Sou intolerante a lactose e se ja e dificil achar produtos sem lactose agora, imagina se sumir o pouco que tem.
Já é tão difícil criar uma criança, com tão pouca opção de alimentação sem lactose, e ainda esses técnicos querem tirar o pouco que existe, pelo AMOR DE CRISTO não façam isso pois é tão triste vê minha filha de 4 anos chorando por que não pode tomar um iogurte nem comer um pedaço de bolo nos aniversários. precisamos é de mais diversidades nesses tipos de alimentos.vamos vê outras soluções.
fico grata,
Justa gonzaga
Minha filha é IL e é muito difícil pois tem apenas 12 anos. No início foi difícil fazer a dieta ela sentia muita vontade de comer os alimentos então não fez e aumentou. Acho um absurdo a AVisa tomar essa atitude provavelmente o governo ganha algo com isso. Mas vamos batalhar.
Eu tenho IL e tenho muita dificuldade de encontrar em minha cidade produtos específicos. abraço a causa e acho absurda a posição da Anvisa.
Olha descobri a um mês praticamente que estou com Intolerância a Lactose e vejo muita dificuldades mesmo em adquirir alimentos, acabo desistindo na dúvida e estou cansando já de procurar, onde compro agora os poucos que pude ter certeza que não tem nada de leite ou seus derivados…
Eu também abraço esta causa. Pois sofremos muito por falta de informações nos alimentos.
Eu estou CHOCADA com isso!!! Já é tão complicado vivermos com como IL, com alimentação tão restrita e poucos produtos que podemos consumir normalmente… e agora isso?? Muito triste isso!
Eu acho um absurdo se realmente isso acontecer, é simplesmente uma falta de respeito com as pessoas com intolerância a Lactose, no supermercado já é terrível ter q ficar procurando os produtos nas prateleiras, coisa que deveria ter um espaço reservado p isso. Lamentável!
Concordo Renata. Lamentável. Esperamos realmente ver uma mudança não para a retirada das informações, mas sim para o destaque delas! abs
Sugiro que além de encaminhar este material À ANVISA, cada pessoa que conhece um deputado ou senador emcaminhe também a eles para tentar ganhar força, também deveriamos começar a enviar estes materiais à Presidência da Republica para que tenham conhecimento da causa e do número de envolvidos. Se desejar pode criar materiais e enviar para mim que envio a todos.
Obrigada Elizabeth,
Eu espero que este alerta provoque mudanças na forma como as pessoas responsáveis por essas decisões na ANVISA. Vamos aguardar novas manifestações e vermos o que acontecerá nos proximos meses. abs
É impressionante acontecer um descaso deste em pleno 2013
Fico triste e preocupada,visto que tal veto da anvisa prejudicará MUITAS PESSOAS. Acredito que é
rara a familia hoje em dia sem uma pessoa intolerante a lactose. Na minha familia mesmo tem mais de cinco casos confirmados.
Espero que ao inves de retroagir, a anvisa evolua,mostre respeito a população e as pessoas que têm limitações.
Oi.
Só hoje li o post e fiquei muito decepcionada, pois descobri minha intolerancia fazendo dieta de restrição de leite de vaca para amamentar meu bebê, alérgico a proteína do leite de vaca.
Estamos no processo de re-introdução do leite na minha dieta e vim procurar produtos sem lactose, para analisarmos somente o contato com a proteína do leite.
Fiquei pasma, pois considero tal medida um desrespeito à população IL. Ainda que essa população fosse uma parcela mínima da população, o fato da saúde estar ameaçada pelo contato com lactose, já deveria garantir a explicitação no rótulo!
Eu tenho que ver o tempo todo, produtos de origem vegetal se propagandeando como sem colesterol, considero que a lactose deveria ter o mesmo destaque.
Juliana
Será que o presidente da ANVISA precisa ficar com IL pra acordar?????
Quem vende sem lactose é algum laboratorio multinacional??? Então pela grande anvisa deve ser vendido com tarja preta para dificutar o acesso da população brasileira que é intolerante a lactose e assim mostrar que esta "trabalhando".
Nós temos um monte de agencias reguladora com iluminados, mas iqual a anvisa ainda não vi nenhuma, infelizmente isto é Brasil.
Estamos ainda tão atrasados no tocante a alimentos para quem sofre de Intolerância à Lactose! A ANVISA precisa ser mais proativa para que tenhamos confiança nela.
ja nao estou encontrando os iogurte sem lactose,mas ate alguns politico nao tiver esse problema nao vamos encontrar mais nada sem lactose
Nossa fiquei chocada com tudo isso. Sou Celíaca e IL e já sinto muito dificuldade em seguir a dieta pela dificuldade de achar produtos isentos. E com essa mudança vai piorar ainda mais..Sou Nutricionista e acho que devemos lutar pelos nossos direitos e de nossos pacientes e população significante de IL e Celíacos.
Nossa!!!!! Estamos caminhando para o abismo, descobri a pouco tempo que sou IL, ja encontro muitas dificuldades em encontrar os poucos produtos que nos restam para tentarmos ter uma vida saudavel, estou passando por um furacão na minha saude, no momento além de ser IL, estou enfrentando um outro problema de saúde estou no inicio da p´re menopausa, e enfrentando um grande obstáculo pois há suspeita de cancer de mama e por esse motivo, não posso fazer a reposição hormonal, vou fazer uma cirurgia para biopsia pois atraves da mamotomia não foi possivel realizar então será mesmo por uma intervenção cirurgica, como se ja não fosse uma barra vc ter que conviver com a falta de produtos no mercado s/ou baixa lactose a anvisa ainda tenta """atrapalhar nossas vidas"" Me desculpe meu desabafo mais fica aqui minha indiguinação, temos mesmo que fazer algo por isso pois uma andorinha sozinha não faz verão, abraços a todos .
Continuando…. Olá Douglas Santos, concordo concordo com vc qdo diz que devemos encher as caixas de e-mail dos nossos parlamentares para lhes chamar a atenção, demonstrando que tem muita gente indignada com essa história maluca da ANVISA.. Quem sabe assim eles iriam se ocupar em fazer leis úteis para a população que os elegeu. E por falar nisso, onde estão os Senhores parlamentares que o povo elegeu acreditando em tantas promessas mentirosas de nos ajudar ? Estão de férias, passeando em países extrageiros gastando o nosso dinheiro que sai do nosso contra-cheque mensalmente, diretamente para as suas cuecas,meias, bancos extrageiros, etc.!!!? Ou eles estão muito ocupados fazendo leis contra a população, claro, já que é isso que eles sabem fazer muito bem.
Se hover um abaixo assinado, contem com a minha assinatura.
Aproveito para parabenizar o site "semlactose", muito bom e esclarecedor.
Também fiquei indignada com essa posição da ANVISA. Fiquei muito feliz qdo numa das últimas idas ao supermercado encontrei produtos sem lactose co rotulagem bem visível. Uma maravilha: queijos, yogurtes etc. Como o mercado era fora de minha cidade, fiz um pequeno estoque na geladeira. Nesse mesmo dia tinha ingerido no café da manhã um crme de ricota qe me fez sentir como um balão. Tive a sensação que ia explodir. Gostaria muito que algum membro da ANVISA sentisse o mesmo mal estar. Quem sabe assim eles poderiam mudar esses pensamentos egoístas e regulamentar a tal portaria que prevê a possibilidade de se utilizar a chamada na parte frontal do rótulo informando de forma clara para o consumidor que o produto é sem ou de baixa lactose.
Isso está muito errado, eu não sou intolerante, mas sei que quase 70% dos brasileiros são! E se existe uma lei própria para alimentos que contém ou não glutén, por que não para alimentos com ou sem lactose? Acho também que nós estamos numa democracia, e não temos só que pensar "putz, que pena, vou ter que continuar lendo as letrinhas minusculas da lista de ingredientes" mas sim agir, de alguma forma!
Espero que estes produtos não saiam do mercado. Pois as pessoas com intolerancia a lactose tambem tem direito de consumir os produtos que contem leite.
estou chocada ,pois vivemos lendo rotulos pois sabemos a importancia, do A,L RESTRITOS A COMER QUASE TUDO E O FIM DA PICADA BEIJOS ESTOU COM JUNTOS EM CIMA DA ANVISA
Isso é um absurdo. As opções de produtos sem lactose no mercado já são escassas e ainda querem sumir com o produto? Minha esposa tem IL e sei como ela sofre para ter uma alimentação adequada. Não tem a menor lógica tirar a informação de "sem lactose" dos rótulos. Os produtos light e diet também deveriam tirar essas informações de seus produtos, já que a população teria condição de verificar na composição do produto? É claro que não! Caso a ANVISA permaneça com essa posição, será um desrespeito enorme com o consumidor.
Luciane, sou fã do Sem Lactose, que hoje, esclarece todas as minhas dúvidas. Descobri ser IL, em maio de 2010, poucos dias antes de fazer uma viagem para fora do país, sem muito conhecimento e ainda chocada, me privei de aproveitar a viagem em muitos aspectos por conta do pavor de sentir qualquer incômodo resultante da ingestão de lactose.
Com essa medida da Anvisa, será com certeza um retrocesso e certamente me sentirei como na época que fui diagnosticada: depressiva e sem chão, porque essa descoberta foi feita na minha terceira idade. Certamente, as implicações são grandes porque ainda tenho a questão da osteoporose e a ingestão de cálcio é fundamental e até mesmo nas medicações para esse fim, existe lactose. Se não houver nenhum aviso, como ficamos?
Um abraço
Que bom saber que vc curte o Semlactose, Gisa! Obrigada! Eu realmente espero que a ANVISA mude sua posição e revise seus conceitos. abs
Parabéns!! Pela iniciativa eu tb sou intolerante a lactose e sofro muito com a falta de informação nos produtos!!! Precisamos nos unir para termos uma melhor qualidade de vida
Muitas pessoas se enganam pensando que intolerância à lactose só causa cólicas e indigestão. Engano, irrita a mucosa do gástrica, dá dores horríveis, enjôo, mal estar….parece que a pessoa está envenenada. E permanece por vários dias. Muitos produtos, que nem imaginamos, contêm lactose, inclusive medicamentos, condimentos, etc…É necessário que laboratórios e empresas de alimentos façam algo.
Regina
Luciane,
Parabens pela inicitiva.Todos juntos poderão ter força suficiente para derrubar leis ignorantes na Anvisa.
As estatisticas estão do lado das pessoas que tem problemas de intolerancia.
Com certeza ,terão sucesso nessa empreitada.
Eu acredito que os produtos sem lactose forem instintos do mercado, seria um desrrespeito com os IL, meu filho tem 3 anos e desde de 1 ano e meio ele tem IL e sempre encontrei dificuldade em achar produtos sem lactose, uso os de soja ele nunca reclama, mas ultimamente ñ consigo achar nada pra ele na minha região. Moro em Itumbiara-GO e não encontro nada aqui e nem nas cidades vizinhas. Se vcs tiverem alguma informação de onde eu possa encontrar mais opções me mandem um emai.
Eu concordo com os colegas ao acharem absudo o posicionamento da ANVISA.E óbvio que nós que possuímos a IL temos direito de saber claramente sobre as informações constantes do produto, assim como aqueles produtos que estão discriminados por serem diet ou light. Referida informação é imprescindível para continuarmos ingerindo alimentos que não nos prejudiquem, pois se a saúde preventiva é a melhor, então os órgãos governamentais estão querendo é matar ou deixar doentes a população.
Olá Luciane, conheci este site há alguns meses e tenho aproveitado várias dicas e receitas desde que descobri a IL no início deste ano; moro no interior de Minas Gerais próximo a cidade de Governador Valadares, tenho uma dúvida, desde que descobri a IL uso o leite sem lactose " No Lac" da marca Itambé, ou o leite "zero lactose" da marca Piracanjuba, porém há cerca de um mês não tenho mais encontrado leite sem lactose de nenhuma marca, nem na minha cidade nem nas cidades vizinhas, gostaria de saber seessa "falta ou extinção" tem a ver com essa matéria acima sobre a legislação da ANVISA, porque não tenho informação e quando procuro saber com os proprietários/gerentes de supermercados onde comprava o leite eles também não sabem informar; ficaria muito satisfeita se você soubesse de alguma notícia e pudesse me passar; na verdade estou sem leite há um mês, e está fazendo muito falta 🙁 Desde já quero agradecer sua atenção e parabenizar pelo site que tem sido de muita utilizade…Abraços
Sulamita Martins dos Santos Mariano
Olá Sulamita,
As vezes estes produtos ficam em falta, sem qq motivo aparente, e sem aviso do fabricante.
Sugerimos que vc entre em contato com o SAC dos fabricantes para saber quando a distribuição será normalizada em sua região.
Gde abraço,
Juliana
Obrigada pelas informações, é um absurdo um órgão como a ANVISA ser tão ignorante quanto aos IL, me coloco a disposição para entrar na luta.
Meu ex gastro (pq vou procurar outro) simplesmente viu meu exames, me disse: vc tem intolerância a lactose, nunca mais coma leite ou derivados e me ""encaminhou'' para fora do consultório..
estou completamente perdida.. não sei o q fazer…
Olá Paula,
Procure um Nutricionista. este é o profissional mais indicado para orientar as mudanças na sua alimentação.
Gde abraço,
Juliana