Produtos sem lactose correm o risco de desaparecer do mercado de acordo com a legislação da ANVISA. O Semlactose.com traz todas as informações em primeira mão para que você entenda a situação, e propõe alternativas para revertermos este cenário.
Para quem acredita que o Brasil possui poucas opções de produtos sem lactose e esperava ver o mercado crescer nos próximos anos, uma péssima notícia: estamos definitivamente caminhando no sentido oposto.
Ao contrário do que a população pensa, a indústria de alimentos tem buscado alternativas para informar sobre a isenção de lactose em seus produtos, mas infelizmente ela esbarra em uma legislação falha.
Como funciona
A regulação da ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária entende que produtos isentos de lactose, para serem rotulados como tal, devem seguir uma regulamentação específica de alimentos para fins especiais. Mesmo sendo classificados como tal, ainda assim a portaria não prevê a possibilidade de se utilizar uma chamada na parte frontal do rótulo, informando de forma clara para o consumidor que o produto é sem lactose ou baixa lactose.
Alimentos para fins especiais, segundo a definição utilizada na Portaria n° 29 de 13 de janeiro de 1998/ANVISA, item 4.1.1.2, que regulamenta a rotulagem desse tipo de produto, “são os alimentos especialmente formulados ou processados, nos quais se introduzem modificações no conteúdo de nutrientes, adequados à utilização em dietas diferenciadas e ou opcionais, atendendo às necessidades de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas.”
Se todos os produtos que hoje são isentos de lactose ou baixa lactose fossem especialmente formulados para intolerantes à lactose, não haveria maiores problemas. Mas estamos falando de diversos produtos que, devido aos ingredientes utilizados ou pelo seu processo padrão de fabricação, são isentos de lactose ou com baixos teores do carboidrato.
No Semlactose.com temos dezenas de exemplos. São chocolates, queijos, manteigas, cremes vegetais, biscoitos, iogurtes, e diversos outros. Um exemplo clássico são queijos. Uma grande maioria das pessoas acredita que por ser intolerante à lactose não poderá consumir queijos. Errado! Já mostramos em nossas matérias que muitos tipos de queijo são totalmente isentos de lactose devido ao seu processo padrão de fabricação e sim, podem ser consumidos por pessoas com IL. Mas como não são produtos especialmente formulados para uma dieta de restrição de lactose, não poderiam ser classificados como tal, e por tanto, não podem alegar em sua embalagem que são produtos sem lactose. Quem sai prejudicado? Nós, consumidores e intolerantes à lactose.
Como chegamos a esta situação?
No intuito de tratar de forma similar as Informações Nutricionais Complementares (INC) em produtos alimentícios que circulam pelo Mercosul, países do bloco resolveram criar uma legislação comum. Nessas tratativas, foi definida a exclusão de chamadas “sem lactose” ou “baixa lactose” dos produtos e foi decidido que tal informação deveria ser legislada por cada país de forma independente. Com isso, as principais associações de indústrias de alimentos encaminharam pleitos solicitando modificações na regulamentação atual, mas a ANVISA indeferiu todas as solicitações até o momento.
A Agência alega não ser imprescindível informar sobre o conteúdo de lactose em alimentos para que nós, consumidores, possamos compor nossa alimentação. Além disso, o órgão regulador entende que o consumidor pode identificar, a partir da lista de ingredientes, a adição de lactose e derivados lácteos ao produto; uma afirmação totalmente equivocada. Por que?
• Em primeiro lugar, a leitura de ingredientes de algumas embalagens só é possível ser feita com lupa;
• Em segundo lugar, alguns ingredientes são equivocadamente interpretados por grande parte da população. Um exemplo é o ácido lático, ingrediente presente em muitos alimentos e que muitos acreditam ser um derivado do leite. Outro ingrediente comumente confundido é o leite de coco. No Semlactose, são incontáveis os comentários recebidos de leitores que questionam se leite de coco contém leite (de origem animal);
• Em terceiro lugar, cito o exemplo da manteiga. Ao ler os ingredientes de um pote de manteiga, você encontrará creme de leite e cloreto de sódio. Você logo conclui que o produto contém lactose, certo? Errado. As manteigas contêm apenas uma quantidade residual de lactose, sendo que algumas análises de fabricantes apontam que a lactose é indetectável no produto.
Por fim, a ANVISA declara que “alegações sobre o conteúdo de lactose em produtos são relevantes apenas para indivíduos com IL.” O que a Agência parece desconhecer é que pessoas com intolerância à lactose compõem mais da metade da população brasileira. De acordo com um artigo publicado pela Revista da Associação Médica Brasileira, em 2010, a prevalência da hipolactasia primária em adultos (intolerância à lactose mais comum) é de 57% entre brasileiros brancos e mulatos, chegando a 80 e 100% entre brasileiros negros e de descendência japonesa, respectivamente. Adiciona-se a este grupo celíacos (alguns celíacos não podem consumir lactose), pessoas com Sindrome do Intestino Irritável, Doença de Crohn, entre outras doenças que também fazem uso de uma dieta de restrição à lactose, e chegaremos a um número ainda mais alto. Será que mais de 115 milhões de brasileiros podem ser considerados APENAS um grupo específico?
Futuro sombrio para os intolerantes?
Precisamos mostrar que definitivamente não somos o que muitas indústrias e instituições governamentais consideram “nicho de mercado”. Somos muitos e nossas necessidades estão sendo completamente desconsideradas. Lembro que o Código de Defesa do Consumidor garante a nós, consumidores, informações claras, precisas e ostensivas. Entretanto, estamos vendo tais informações, tão importantes para milhares de pessoas, desaparecerem sem justificativa plausível.
Atualização em 2015: o que aconteceu de lá pra cá?
Depois da publicação desta matéria, em 2012, a ANVISA segue mantendo sua mesma postura. A lei hoje ainda proíbe que as indústrias façam uso da expressão “zero lacose” ou “baixa lactose” na parte frontal do rótulo. Atualmente, esta informação pode constar somente na tabela nutricional do produto, na parte de trás do rótulo, que por muitas vezes, devido ao tamanho do produto, são praticamente ilegíveis.
A indústria se uniu e obteve liminares na justiça para garantir o direito de continuar informando em seus rótulos a ausência de lactose em seus produtos. Mesmo assim, a luta travada entre as indústrias e a ANVISA continua. Uma cooperativa de laticínios de Medianeira (PR) conseguiu, em abril de 2015, manter a liminar que permite o uso das expressões “zero lactose”ou “baixa lactose” em seus rótulos frontais.
A empresa ajuizou a ação na Justiça Federal de Curitiba pedindo a suspensão da regra. Argumentou que, por se tratarem de produtos destinados a um determinado público, os consumidores com intolerância à lactose, tais informações devem estar de forma clara no rótulo. Alegou ainda que outras fábricas já têm decisões favoráveis neste sentido, o que prejudica a livre concorrência.
A Anvisa recorreu ao tribunal contra a decisão. A agência sustenta que a suspensão da norma abala as relações comerciais entre os países do Mercosul, já que a resolução foi elaborada pelo bloco e incorporada ao ordenamento brasileiro.
Em seu voto, a desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, manteve a liminar. A magistrada entende que a regra fere o Código de Defesa do Consumidor, que diz: “expressões como ‘baixa lactose’ e ‘lactose reduzida’ podem ser utilizadas desde que acompanhadas da especificação da quantidade precisa de lactose que o produto contém, também no rótulo frontal da embalagem, de modo que o consumidor não seja levado à erro”.
Referências:
- MATTAR, Rejane; MAZO, Daniel Ferraz de Campos. Intolerância à lactose: mudança de paradigmas com a biologia molecular. Rev. Assoc. Med. Bras. vol.56 no.2 São Paulo 2010
- Tribunal Regional Federal da 4ª região













Oi Luciane acho importante esta divulgação pois sinto a dificuldade na pele: este ano descobri que meu filho de 16 anos que ama comer de tudo é IL. Os rótulos são dificeis de entender e de ler pior ainda pelo tamanho das letras.Então precisamos de mais informação para optar pelos produtos e clareza do significado nos componentes dos produtos. Vou divulgar sim no meu Face pois acredito na validade do movimento. Abraços comunidade do semlactose.
eese mesmo processo de suposta regulamentação da Anvisa, aconteceu com o GLUCERNA, um pó que os diabeticos e os resistentes a insulina usam , só que a Anvisa no sentido de "regulamentar", exigiu que no rótulo constace que é um produto para diabeticos, aí o importador teria que pagar taxas mais caras , pois era um produto especial. O que aconteceu foi que o produto foi retirado de venda, ficando só o liquido, o outro era em pó. Hoje , o produto que em pó era caro , sumiu e só nos resta tomar o liquido que sai no mínimo o dobro do preço e ainda é dificil de achar, eu gasto por mês só com o Glucerana faixa de R$230,00 só tomando uma vez ao dia, quando em pó me saia por R$130, 00 .
Georgete, não podemos deixar que o mesmo aconteça com produtos sem lactose. Obrigada pelo seu depoimento. abs
Minha alimentação depende totalmente da informação nos rótulos!
Preciso estar atenta à lactose, soja e glúten. Muito difícil ficar lendo ingredientes,
principalmente químicos e saber o que posso ou não comer. Por isso se os rótulos
já viessem contém ou não lactose, soja e glúten, como muitos produtos lá fora, mais fácil seria a vida
de quem depende destas informações!
Não estou acreditanto. A ANVISA, em vez de ajudar, piora ainda mais a situação!!! Moro em Jaú, interior de São Paulo, e já está sendo uma dificuldade encontrar produtos sem lactose. As novidades não chegam aqui. O Batavo Naturis, começou a surgir agora, mas mesmo assim, sempre falta nas parateleiras. Eu estava com esperança de que esse mercado cresceria, pois conheço muitos intolerantes. É muita gente que não pode comer alimentos com lactose. Dou todo o meu apoio à causa e estou compartilhando no grupo de pessoas com Síndrome do Intestino Irritável do Facebook, do qual faço parte., que contém 206 membros que não podem com a lactose.
oi gente! tb tenho intolerância e apesar de ter descoberto há pouco mais de 1 mês me vejo muitas vezes indignada com a falta de informação nos produtos! Acho que devemos nos unir pra lutar por uma política pública específica para nós, pessoas com algum tipo de deficiência nutricional. Sou mestre em saúde pública e isso me traz ainda mais indignação e vontade de lutar por essas situações! podemos ter associação, participar dos conselhos de saúde municipal, estadual e nacional! votar por formulação de leis nas câmaras! sensibilizar as pessoas e pesquisar!! mostrar como no estudo referido, que eu li essa semana e aumentou ainda mais minha indignação, que somos muitos e precisamos de atenção! estou até pensando em fazer minha tese de doutorado sobre o assunto! vou começar a estudar e ver como posso NOS ajudar! devemos lutar e fazer o mesmo!
bju
Ana Catarina "LEITE" tenho leite no nome e não posso comer! ironia do destino!
nao me admira mto uma noticia destas…alias estamos no brasil minha gente…so aqui acontece isso.. e eh um absurdoooooooo….tenho vergonha de ser brasileira nessas horas….
tbm sou intolerante, mas no meu caso a reacao eh a enxaqueca,,,,quase morro de dor e geralmente vou parar no hospital pois analgesicos comuns nao aliviam minha dor….mas como todos partilho desta dificuldade de ficar lendo os rotulos das coisas, e questao eh q ja sao poucas as marcas interessadas, e uma lei ridicula ainda quer dificultar isso pra nos…..sera que ainda sao poucos os numeros apresentados…entao estamos aqui pra somar e fazer valer a nossa voz….
obrigada pelo espaco…
abracos e ate mais….
vanessa, curitiba parana.
Ola Luciane, porque você não publica um post com um abaixo assinado sobre isso? Pedindo novas leis ou diretrizes frente a Anvisa.
Acredito que com um pouco de esforço aqui e no facebook conseguiremos 10 mil assinaturas, até acho que precisaria muito mais, mas já é algo relevante.
Olá Luciane: Quando a gente pensa que vai melhorar, a coisa degringola de vez! Meu marido, minha filha, uma enteada (e dois de seus filhos), assim como minha irmã, são IL. Será que, além do pleito junto à Anvisa, não seria conveniente uma legislação obrigando as empresas rotularem, de forma visível, a ausência e a redução de lactose? Afinal, aqui em Brasília, acredito que não seria difícil conseguir um deputado para encampar um projeto de lei. Abraços, Sonia Pereira.
olá Maria Fernandes, Nós não podemos fazer diagnóstico…isso cabe ao médico, durante uma consulta presencial. Porém, o q podemos te dizer é que para descartar a IL, no exame, a glicemia tem q aumentar pelo menos 20 md/dl desde a glicemia basal (antes de tomar a solução de glicose) até o final do exame. Gde abraço, Juliana
Matéria muito bem explicada, só espero que todos os IL sejam ouvidos e atendidos com essa especificação nos rótulos, o que é absurdo ainda não haver uma lei como a do glúten. Como colocado na matéria, não somos um grupo pequeno e não possuímos uma intolerância rara e precisamos de mais informação sim e mais atenção primeiramente pelos órgãos que deveriam agir em nosso favor e também pelos fabricantes de alimentos. Nos resta implorar de alguma forma para que sejamos ouvidos o mais rápido possível, pois já estamos esperando por algo que já deveria ser lei nesse país há muito tempo!
Não posso acreditar! Luciane mantenha nos informados, se for preciso pedir assinaturas, vou pra rua buscar……obrigado Daniela
Já compartilhei a matéria no meu facebook! O Pleito para a ANVISA está sendo feito?
Isso é um absurdo!!! Estou chocada!!!! Como foi bem dito na matéria, como fica o direito de nós consumidores IL em relação à informação clara e precisa que todos os consumidores tem direito? A ANVISA está ferindo esse direito de milhares de consumidores IL. Como pode uma norma de um órgão regulamentador ferir o direito de tantos consumidores? E o que é
pior CAUSAR PROBLEMAS À SUA SAÚDE.
Isso é um absurdo!!! Estou chocada!!!! Como foi bem dito na matéria, como fica o direito de nós consumidores IL em relação à informação clara e precisa que todos os consumidores tem direito? A ANVISAComo pode uma norma de um órgão regulamentador ferir o direito de e o pior CAUSAR PROBLEMAS À SAÚDE de tantos consumidores?
A Anvisa, como todas as nossas agencias burocratizadoras, deveriam ter o papel de nos proteger dos abusos do mercado, mas frequentemente elas agem como se nós consumidores fossemos crianças incapazes e acabam retirando-nos o direito de escolha. As intençoes sao boas, mas de bem-intencionados o inferno está cheio. Conte comigo para o manifesto.
A ANVISA está sempre contra as pessoas que não podem consumir leite animal. Não entendo o motivo disso! Para comprar enzima lactase (lactaid) nos EUA, por exemplo, temos que pagar um absurdo! Para eles, deve ser bobagem não poder consumir alimentos com leite animal. Queria que eles explicassem essa forma imbecil de pensar! Ainda que não somássemos quase metade da população, qual o problema se as empresas informarem que determinado produto não possui lactose?!?!? Que burocracia mais retardada essa! Fico indignada com esse tipo de situação!!!
Olá,
depois de um longo caminho, descobri que sou intolerante a lactose. estou impressionado com a diferença de tratamento que existe entre a pessoa com intolerancia a lactose e o celicaco.
me coloco a disposição para colaborar em qq movimento para ajudar a vida de quem, como eu, convive com esse problema.
adorei o site.
abraços
tina
Deixando claro que a ANVISA não quer tirar de venda os produtos sem lactose ou baixa lactose. O que a ANVISA quer que tire as informações contidas nas embalagens , pois alega que somente contendo os ingredientes o consumidor irá deduzir se tem ou não leite.
Deixando claro que a ANVISA não quer tirar de venda os produtos sem lactose ou baixa lactose. O que a ANVISA quer que tire as informações contidas nas embalagens , pois alega que somente contendo os ingredientes o consumidor irá deduzir se tem ou não leite.
O que eles não pensam ou é que muitas empresas trabalham com as 2 linhas ( com leite e sem leite) fazendo com que os traços do leite permaneçam nos maquinários e isto é péssimo, para quem tem "alergia a proteína do leite", já quem é intolerante a lactose, em alguns casos pode utilizar.
Ao meu ver, tem "cachorro grande" nesta briga , quem sabe uma(s) Multinacional ????
Bom dia Pessoal!
Fiquei revoltada ao ler o artigo, alias, Luciane parabéns pelo site e por compartilhar conosco essas informações.
Meu filho é severamente alérgico, ressalto, ele não é intolerante, ele é SEVERAMENTE ALÉRGICO a lactose, quando ele ainda tinha poucos meses de vida, quase o perdemos, ele teve de tomar corticóide com apenas 5 meses de vida, e hoje se cair uma gota de leite na pele dele, o inchaço é imediato, e vômito e diarréia na sequência, e ele fica com dificuldade de respirar.
Agora se a Anvisa é um órgão teoricamente para fiscalizar, com quem poderemos contar se eles tratam isso com descaso?! É realmente um absurdo..
A ação que tomei diante disso foi entrar no site da ouvidoria da anvisa e relatar uma reclamação.
Quem sabe alguém de lá de dentro enxerga o tamanho do problema..
o site é http://portal.anvisa.gov.br/wps/portal/anvisa/hom…
Abraços…
Jacqueline.
Jaqueline, você sabe que pelo menos está orevista uma regulamentação para que todos os produtos informem, no verso da embalagem, se ele contém algum ingrediente alérgico. Esperamos que essa resolução entre em vigor em breve.
Realmente é um absurdo sem igual! Mais da metade da população brasileira ser simplesmente ignorada pelo governo é um retrocesso! E ainda que fossemos minoria, esse desrespeito conosco continuaria sendo gigante e alarmante.
Enquanto nós intolerantes à lactose lutamos para termos mais produtos sem lactose no mercado brasileiro e com a devida identificação, nos Estados Unidos esta prática pela indústria americana está muito mais avançada. Lá encontramos produtos sem lactose, e medicamentos de enzima lactase para os intolerantes, medicamentos estes que aqui no Brasil somente são feitos em algumas farmácias de manipulação e com receita médica, sendo que a maioria dos médicos desconhece o seu uso.
Sofri horrores até descobrir que estou intolerante à lactose, passei por 2 médicos e nenhum conhecia a manipulação da enzima lactase, a qual só descobri pela internet e tive que informar e indagar os médicos, os quais além de desconhecerem ainda riram de mim, até que confirmaram a existência e me perguntaram depois como deveria ser feito o pedido à farmácia. Somente um 3º médico sabia da existência, tratava os pacientes com a enzima e conhecia os produtos importados.
Realmente, nós brasileiros vivemos um descaso total com a nossa saúde, dentre outras coisas! Que vergonha!!!
Ana Emília
Ana Emília, infelizmente é verdade! Também sofri durante alguns anos até ser diagnosticada corretamente. Em diferentes consultas médicas pude perceber que muitos médicos ainda não estão completamente familiarizados com a IL, mas quero acreditar que hoje a situação está melhor do que alguns anos atrás. Que bom saber que vc foi diagnosticada de forma correta! abs
é um absurdo, a ANVISA deveria procurar outra coisa pra fazer, é muito importante sim sabermos quais produtos "sem lactose" no seu rotulo.
Ana Cláudia
Sou Analista do SAC- da empresa Jasmine Alimentos e é com pesar que hoje recebemos uma autuação da ANVISA para retirarmos da nossa embalagem o indicador SEM LACTOSE OU 0% LACTOSE , sabemos que isso vai gerar uma revolução nas pessoas ou profissionais, no momento de indicar os produtos JASMINE.
EMBORA TODA LINHA DA JASMINE NÃO CONTENHA MATERIA PRIMA DE ORIGEM ANIMAL COMO leite /derivados/ ovos , assim mesmo ligam no SAC questionando e tirando dúvidas, e até porque facilita no momento da compra e ler a relação de ingredientes.
Elizabete, é realmente uma péssima notícia! Precisamos reverter esta situação o mais breve possível. Abs
Obrigada pelo post. Que bom que existe alguém como você para nos ajudar a lutar pelos nossos direitos. O Brasil é o país do retrocesso mesmo, quando dá um passo a frente, da outros três para traz, desse jeito jamais melhoraremos (falando dos problemas no país em geral). Na minha família eu tenho uma intolerância bem severa, não posso nem tomar leite com baixa lactose, minha irmã já pode comer algumas coisas derivadas de leite e meu irmão também parece ter uma leve intolerância a lactose. Conheço várias pessoas próximas, amigos e parentes com esse problema, acho até que todo mundo conhece alguém com esse tipo de problema. Como o governo pode virar as costas para milhares de brasileiros assim? Não percebem que também irão perder comercialmente? Os políticos estão tão interessados em dinheiro… não percebem que com essas medidas eles só têm a perder? Bando de ignorantes mesmo. Espero de coração que esse retrocesso não aconteça.
Se for possível faça um abaixo assinado digital com os emails cadastrados no site, assim poderemos ajudar a divulgar e obter mais assinaturas. Obrigada pelos esclarecimentos.
Agradeço por alertar-nos sobre essa intenção da ANVISA em alterar a rotulação dos produtos sem lactose. Por favor, divulguem qualquer documento ou pleito que venha a ser lançado sobre o assunto. Pretendo apoiar e divulgar ações no sentido de defender a rotulação dos produtos sem lactose. Temos que ampliar a quantidade de informações disponíveis para a população de IL, ainda tão precariamente informada sobre sua situação e produtos disponíveis.Vamos adiante!
Helenice Gil Coury
Helenice, obrigada pelo apoio!
É isso mesmo Luciane, dizer que o produto é isento de LACTOSE não quer dizer que ele seja isento de outros derivados do leite!!! Foi isso mesmo que eu relatei logo acima.
Na luta!
É realmente o Brasil não vai pra frente mesmo, já é difícil achar os produtos e ainda temos que ver esta palhaçada, porque não vão tirar as drogas do país ao invés de estragar o que está vindo de bom para quem não tem opção para comer.
Sempre tem uma desculpa para tudo, mas as drogas entram de vento em polpa e ainda fingem que fazem alguma coisa…………….
Descordo da posição da ANVISA a respeito da especificação de alimentos com baixa lactose, se o leite com zero lactose sair do mercado, muitos serão prejudicados. Atualmente os unicos leites que um intolerante a lactose pode consumir mais acessiveis são o de soja e o zero lactose, tem pessoas que não se adaptam ao de soja por causa do gosto residual, e de acordo com as recomendações deve-se consumir 3 porções de leite e derivados por dia. O que fazer com uma pessoa que não abre mão do leite com cafe de manha? Os sintomas da IL são muito incomodos para o paciente, quanto mais opções tivermos para amernizar a doença e adaptar a realidade, melhor para nos profissionais e para o proprio paciente.
Isso é um absurdo!! Esta posição da Anvisa só deixa claro que a preocupação com a saúde das pessoas é desconsiderada .
Para tratarem desta forma, deveriam então, fazer uma pesquisa SÉRIA, para termos noção pelo menos bem aproximada da quantidade de pessoas no Brasil que possuem Intolerância a Lactose. Como citado no site, se em 2010 tínhamos mais de 50% de parte da população com este problema, é claro e evidente que este número “infelzimente” só aumenta!!!
Muito obrigada pela informação e continuem com esta busca e se precisarem de ajuda e pudermos ajudar pela NET, informem no site e vamos lutar para mudar isso, pelo menos para nosso netos, porque a LUTA é LONGA!!!
não sou portadora,mas tenho pessoas da familia e amigos, vamos fazer sim essa corrente do bem, para conscientizar a ANVISA dos transtornos que vai causar na saúde dessa parte da população que ja sofre com a IL.
Com certeza vou divulgar, sou fisioterapeuta, IL, em casa meus pais e irmão também são e cada vez mais descubro IL em amigas e clientes, somos muittooossss, temos que ter mais força com certeza! Procuro comprar sempre em lojas especializadas e acabo fabricando um pouco de tudo, minha pizza, meu bolo, etc pela falta de produtos com informações adequadas.
Moro em Florianópolis, e existe um supermercado aqui, cahamado HIPPO que coloca em todos os rótulos de produtos produzidos por eles se tem gluten ou lactose, e sempre está buscando variedades em produtos industrializados, são ótimos! Já a maior rde de super daqui não só não escreve com/sem lactose, como tb coloca leite em pó em tudo, já falei aé com a nutricionista responsável, mas els estão há mais de um amo reformulando as receitas, não falo mais nada…
Podiamos fazer um abaixo assinado aqui para mandar para Anvisa? Será que adianta?
abs
Renata, vou finalizar o documento que irei mandar a ANVISA e postarei informações para vcs saberem sobre o andamento. abs
Tenho uma filha de 4 anos e a alergia a tudo do leite é superior a 100%, minha maior felicidade é qdo vejo uma embalagem (SEM LACTOSE), fico tão feliz que um dia ao ver um iorgute com essas palavras fiquei tão feliz que ao encostar a mão no carrinho de compras parecia que estava tomando choques até dava uns estralos como choque. Olha como é o desespero de uma mãe que tem um filho com esse problema até o cheiro forte de pão de queijo dentro de uma padaria ja fez a minha filha ter crise e se não socorrer rapido eu a perco.
TO CHOCADA COM O ARTIGO QUE LI QUE FALTA DE COMPAIXÃO.
Sonia,
É muito importante lembrar que um produto que tenha no rótulo SEM LACTOSE, não significa, necessariamente, que ele seja SEM PROTEÍNAS DO LEITE. Lembre-se que se sua filha é alergica a todos os derivados do leite, significa que ela não pode consumir as proteínas do alimento, e não a lactose. Alguns produtos à base de soja e outros vegetais são, na maioria, isentas de proteínas do leite, mas temos vários produtos lácteos no mercado, que são feitos à base de leite animal, e que deles foi retirada apenas a lactose. abs
Tenho um filho de 4 anos e descobri que ele tem ALERGIA ao leite e derivados com 1 ano 6 m. Desde então tenho sofrido, como muitos, na hora das compras. Graças à Deus hj temos mais produtos a disposição, mas como saber quais serão eles se essa medida entrar em vigor? É uma ignorância (com perdão da palavra) a ANVISA achar q é fácil saber através dos ingredientes.
Sou formada e leiga neste assunto(agora nem tanto). Meu filho perde sangue pelas fezes, isso é irrelevante? Infelizmente, o problema dele não é apenas a lactose, mas a proteína do leite.
Infelizmente, já houve uma situação em que eu comprei um produto (tipo suplemento) depois de ler os ingredientes e ver escrito na lata Sem Lactose, mas a falta de conhecimento de todos os ingredientes apareceu!!!! Dei a ele o suplemento e passado alguns dias ele começou a perder sangue. Ficamos malucos tentando descobrir o que ele tinha comido q havia feito mal. Até eu entrar neste BENDITO SITE!!!! Foi aí que eu descobri, nos ingredientes havia CASEÍNATO (????) como eu ia saber????? CASEÍNATO “vem” da proteína do leite.
Enfim, para mim a luta não é apenas se tem ou não LACTOSE, acho que as embalagens deveriam vir com a informação completa. Não é possível q seja tão difícil para as indústrias incluírem essas informações. Além do ” SEM LACTOSE” ou “BAIXO TEOR DE LACTOSE”, poderia vir a informação “CONTÉM DERIVADOS DE LEITE ou CONTÉM PROTEÍNAS DO LEITE” .
Não é possível q meu filho seja o único ALÉRGICO a PROTEÍNA DO LEITE, para ele não basta não ter a LACTOSE!!!
Desculpem-me pela carta, mas realmente só quem tem alguém na família ou tem esse tipo de intolerância ou alergia que sabe a agonia q é!!!!
Já é muito difícil consumir produtos sem lactose do jeito que é agora. São poucas opções e a nossa vida se resume a ler incansavelmente os rótulos dos produtos. São poucos itens que possuem em suas embalagens os dizeres "sem lactose" e confesso que fiquei aliviada quando os encontrei.. E agora eles querem tirá-los do mercado? Como podem considerar que não é importante informar o que estamos ingerindo? Não compramos produtos sem lactose por capricho. Precisamos deles para podermos ter uma vida um pouco mais confortável.
Eu concordo com voces sobre esse absurdo da posição da ANVISA. Em vez de tirar as poucas mercadorias que nos temos em nosso benefico acho que els deveriam regulamentar a rotulagem dos produtos. Isso é um absurdo. Na minha opinião A ANVISA com certeza não tem INTOLERANCIA A LACTOSE.
Impressionante como a nossa legislação consegue ser falha em diversos âmbitos!
Tenho intolerância a lactose descoberta há pelo menos 5 anos e sofro para encontrar em Recife opções de alimentos sem lactose! Conheço diversas pessoas que tem algum nível de intolerância e acho que todos deviam se posicionar.
Estou deixando meu comentário porque não é possível que eu tenha que ler a lista de ingredientes de cada produto que eu queira comprar no supermercado, já imaginou quanto tempo eu vou levar pra fazer compras? As letras são mínimas e as vezes fica escondido embaixo da aba do produto… Como se não bastasse poucos produtos chegarem a minha região ainda vou precisar catar com lupa os que posso consumir! Absurdo e retrocesso.
É um absurdo este pensamento da ANVISA, qual a diferença entre uma pessoa alérgica ao glúten de uma pessoa intolerante a lactose??? Porque o alérgico ao glúten tem direito de saber sobre a existência de tal ingrediente nos produtos e nós, intolerantes a lactose, não temos??? De fato, o Brasil está caminhando para trás, muitos países já contém em seus produtos a informação sobre a existência de lactose nos ingredientes. Apoio essa luta no que for preciso.
Este posicionamento é inadmissível em se tratando que parte de um órgão regulador, ANVISA.
Tenho certeza que fazem isso porque não são intolerantes a lactose, pois se fossem, saberiam o quão difícil é encontrar um produto 100% seguro para consumo e não ter o desprazer de consumir algo e depois sofrer as reações da IL.
Contem com meu apoio nesta batalha!
Acho um absurdo este posicionamento da ANVISA, com certeza eles fazem isso porque não são intolorantes. Pois se tivessem um filho que sofra desta alteração, já sentiriam na pele a dificuldade que é em encontrar produtos totalmente seguros para consumo.
É muito desagradável você consumir um alimento sem saber que ele contém algum ingrediente que te faça mal e descobrir isso somente após o consumo, tendo as reações indesejáveis da IL.
Contem com meu apoio para revertermos esse quadro!
Como assim Luciane. Que absurdo essa atitude da ANVISA. Já não basta termos que comprar a enzima à preço de ouro?Tens todo meu apoio. Vou compartilhar no face e conte comigo!
Obrigada Raquel!
Fiquei preocupada, pois só sabe desse problema quem o tem ou alguém próximo. Precisamos ficar unido nesta luta em prol da SAÚDE de todos que são intolerantes a lactosse.
isso e absurdo.infelizmente ja e bastante complicado ir as compras ao supermarcado.essa situaçao so ira piora ainda mais.minha filha de 04 anos tem intolerancia;por isso estou indignada com o descaso da anvisa.concordo o depoimento anterior sugiro que façao teste ai descobrirão que mais de 50%da populaçao sofre com a intolerancia
Isso é um absurdo. Precisamos fazer algo. No exterior, é ótimo comprar produtos, pois tudo é bem claro. E não é preciso ler todos os ingredientes para saber se o alimento contém ou não lactose, pois no final já tem listado todos os ingredientes mais alérgenos (gluten, leite, soja, castanhas etc). Temos que pressionar as autoridades. Na Câmara dos Deputados tramita o PL 2663/2003 conforme abaixo:
Autor
Sandro Mabel – PL/GO
Ementa
Obriga os fabricantes de produtos que contenham lactose a informar essa característica, no rótulo ou embalagem.
http://www.camara.gov.br/proposicoesWeb/fichadetr…
Temos que conseguir tirar isso do papel.
Conte comigo.
Abraço,
Patrícia
Penso que é urgente uma movimentação para impedir este retrocesso da legislação. É impressionante como eles estão disassociados com a realidade das pessoas. O correto seria justamente exigir que as empresas colocassem a quantidade de lactose nos produtos pois trata-se de um análise comum e sem grande prejuízos para a indústria. Seria muito bem vinda a esta comunidade gigante de pessoas intolerantes a lactose. Agora imaginem as pessoas terem que identificar se o alimento possui ou não lactose. Imaginem pessoas que vivem em lugares tão pequenos que não têm acesso a produtos especiais. E imaginem se todo mundo tem conhecimento para lidar com o assunto. Ao invés de melhorar a situação vai se tornar mais caótica ainda. Vamos divulgar nas redes, na impressa antes que seja tarde demais.
Rossana, vc levantou uma questao importante que muitos esquecem. Se todos os produtos tivessem informações sobre o conteúdo de lactose dos produtos, estaríamos auxiliando uma grande parte da população de baixa renda, que não tem acesso a alimentos para fins especiais, a fazerem escolhas mais adequadas na sua alimentação.
COmo saber ' quanto' de lactose contém num alimento? Por exemplo, eu não sabia que manteiga não tem traços de lactose!
Vivian, poderíamos nos beneficiar muito se o teor de lactose fosse informado nos produtos. O teor de lactose de alguns produtos podem ser mais facilmente identificados, já outros, somente o fabricante terá esta informação disponível. Abs
Bom, minha filha de 3 anos sofre também de IL e sou bastante leiga no assunto, portanto esse site foi muito importante para mim. Infelizmente minha filha não toma Iogurte, pois passa mal imediatamente, gostaria de ter uma receita de iogurte caseiro, pois é o que ela mais sente falta. Hoje ela tem 3 anos e fiquei sabendo da IL quando ela tinha 1 ano e meio.
Obrigada.
Rita, eu gosto muito de preparar iogurte caseiro com leite sem lactose e adicionar a ele os lactobacilos para fazer iogurte. Procure pelos lactobacilos da Biorich. É simples de preparar e o iogurte fica ótimo. Abs
Olá Luciane, sou IL e realmente é muito difícil identificar produtos sem lactose, os rótulos de vários produtos não trazem informações precisas. abraço a causa.
Abraço.
att, Susana.
Somente quem tem IL, sabe o que significa essa atitude da ANVISA. Mas vamos mostrar que somos muitos e podemos reverter essa situação, como cidadãos merecemos respeito, se cumprimos nossas obrigações devemos ter nossos interesses defendidos porque é um direito nosso.
Conte comigo.
Edineia
Isto é um grande absurdo! quem convive com este problema sabe das dificuldades em se encontrar tais produtos e ao contrario do que se espera, que eles aumentem, eles vão acabar!
É tudo tão restrito e miúdo no mundo dos intolerantes. Cada vez me vejo mais cercada com tanta restrição que tenho que fazer, e com letras tão miúdas a ler, acabo deixando de lado o produto. Quero mais opções e em letras garrafais!
Descobri que tenho I.L em abril/12, mas acredito ter começado a sentir os sintomas por volta do ano de 2002, ou seja, passei os últimos 10 anos sofrendo com um problema sem saber que a solução estava em controlar o que eu comia. Acho um absurdo a ANVISA achar que somos apenas um pequeno grupo e ignorar as nossas necessidades. É muito difícil evitar a lactose, dada a quantidade de alimentos que possuem essa substancia e se torna mais difícil ainda por não ter a informação explicita no rótulo. Só quem tem que ficar lendo aquelas letrinhas minúsculas de tudo o que come sabe o que é isso…