Produtos sem lactose correm o risco de desaparecer do mercado de acordo com a legislação da ANVISA. O Semlactose.com traz todas as informações em primeira mão para que você entenda a situação, e propõe alternativas para revertermos este cenário.
Para quem acredita que o Brasil possui poucas opções de produtos sem lactose e esperava ver o mercado crescer nos próximos anos, uma péssima notícia: estamos definitivamente caminhando no sentido oposto.
Ao contrário do que a população pensa, a indústria de alimentos tem buscado alternativas para informar sobre a isenção de lactose em seus produtos, mas infelizmente ela esbarra em uma legislação falha.
Como funciona
A regulação da ANVISA, Agência Nacional de Vigilância Sanitária entende que produtos isentos de lactose, para serem rotulados como tal, devem seguir uma regulamentação específica de alimentos para fins especiais. Mesmo sendo classificados como tal, ainda assim a portaria não prevê a possibilidade de se utilizar uma chamada na parte frontal do rótulo, informando de forma clara para o consumidor que o produto é sem lactose ou baixa lactose.
Alimentos para fins especiais, segundo a definição utilizada na Portaria n° 29 de 13 de janeiro de 1998/ANVISA, item 4.1.1.2, que regulamenta a rotulagem desse tipo de produto, “são os alimentos especialmente formulados ou processados, nos quais se introduzem modificações no conteúdo de nutrientes, adequados à utilização em dietas diferenciadas e ou opcionais, atendendo às necessidades de pessoas em condições metabólicas e fisiológicas específicas.”
Se todos os produtos que hoje são isentos de lactose ou baixa lactose fossem especialmente formulados para intolerantes à lactose, não haveria maiores problemas. Mas estamos falando de diversos produtos que, devido aos ingredientes utilizados ou pelo seu processo padrão de fabricação, são isentos de lactose ou com baixos teores do carboidrato.
No Semlactose.com temos dezenas de exemplos. São chocolates, queijos, manteigas, cremes vegetais, biscoitos, iogurtes, e diversos outros. Um exemplo clássico são queijos. Uma grande maioria das pessoas acredita que por ser intolerante à lactose não poderá consumir queijos. Errado! Já mostramos em nossas matérias que muitos tipos de queijo são totalmente isentos de lactose devido ao seu processo padrão de fabricação e sim, podem ser consumidos por pessoas com IL. Mas como não são produtos especialmente formulados para uma dieta de restrição de lactose, não poderiam ser classificados como tal, e por tanto, não podem alegar em sua embalagem que são produtos sem lactose. Quem sai prejudicado? Nós, consumidores e intolerantes à lactose.
Como chegamos a esta situação?
No intuito de tratar de forma similar as Informações Nutricionais Complementares (INC) em produtos alimentícios que circulam pelo Mercosul, países do bloco resolveram criar uma legislação comum. Nessas tratativas, foi definida a exclusão de chamadas “sem lactose” ou “baixa lactose” dos produtos e foi decidido que tal informação deveria ser legislada por cada país de forma independente. Com isso, as principais associações de indústrias de alimentos encaminharam pleitos solicitando modificações na regulamentação atual, mas a ANVISA indeferiu todas as solicitações até o momento.
A Agência alega não ser imprescindível informar sobre o conteúdo de lactose em alimentos para que nós, consumidores, possamos compor nossa alimentação. Além disso, o órgão regulador entende que o consumidor pode identificar, a partir da lista de ingredientes, a adição de lactose e derivados lácteos ao produto; uma afirmação totalmente equivocada. Por que?
• Em primeiro lugar, a leitura de ingredientes de algumas embalagens só é possível ser feita com lupa;
• Em segundo lugar, alguns ingredientes são equivocadamente interpretados por grande parte da população. Um exemplo é o ácido lático, ingrediente presente em muitos alimentos e que muitos acreditam ser um derivado do leite. Outro ingrediente comumente confundido é o leite de coco. No Semlactose, são incontáveis os comentários recebidos de leitores que questionam se leite de coco contém leite (de origem animal);
• Em terceiro lugar, cito o exemplo da manteiga. Ao ler os ingredientes de um pote de manteiga, você encontrará creme de leite e cloreto de sódio. Você logo conclui que o produto contém lactose, certo? Errado. As manteigas contêm apenas uma quantidade residual de lactose, sendo que algumas análises de fabricantes apontam que a lactose é indetectável no produto.
Por fim, a ANVISA declara que “alegações sobre o conteúdo de lactose em produtos são relevantes apenas para indivíduos com IL.” O que a Agência parece desconhecer é que pessoas com intolerância à lactose compõem mais da metade da população brasileira. De acordo com um artigo publicado pela Revista da Associação Médica Brasileira, em 2010, a prevalência da hipolactasia primária em adultos (intolerância à lactose mais comum) é de 57% entre brasileiros brancos e mulatos, chegando a 80 e 100% entre brasileiros negros e de descendência japonesa, respectivamente. Adiciona-se a este grupo celíacos (alguns celíacos não podem consumir lactose), pessoas com Sindrome do Intestino Irritável, Doença de Crohn, entre outras doenças que também fazem uso de uma dieta de restrição à lactose, e chegaremos a um número ainda mais alto. Será que mais de 115 milhões de brasileiros podem ser considerados APENAS um grupo específico?
Futuro sombrio para os intolerantes?
Precisamos mostrar que definitivamente não somos o que muitas indústrias e instituições governamentais consideram “nicho de mercado”. Somos muitos e nossas necessidades estão sendo completamente desconsideradas. Lembro que o Código de Defesa do Consumidor garante a nós, consumidores, informações claras, precisas e ostensivas. Entretanto, estamos vendo tais informações, tão importantes para milhares de pessoas, desaparecerem sem justificativa plausível.
Atualização em 2015: o que aconteceu de lá pra cá?
Depois da publicação desta matéria, em 2012, a ANVISA segue mantendo sua mesma postura. A lei hoje ainda proíbe que as indústrias façam uso da expressão “zero lacose” ou “baixa lactose” na parte frontal do rótulo. Atualmente, esta informação pode constar somente na tabela nutricional do produto, na parte de trás do rótulo, que por muitas vezes, devido ao tamanho do produto, são praticamente ilegíveis.
A indústria se uniu e obteve liminares na justiça para garantir o direito de continuar informando em seus rótulos a ausência de lactose em seus produtos. Mesmo assim, a luta travada entre as indústrias e a ANVISA continua. Uma cooperativa de laticínios de Medianeira (PR) conseguiu, em abril de 2015, manter a liminar que permite o uso das expressões “zero lactose”ou “baixa lactose” em seus rótulos frontais.
A empresa ajuizou a ação na Justiça Federal de Curitiba pedindo a suspensão da regra. Argumentou que, por se tratarem de produtos destinados a um determinado público, os consumidores com intolerância à lactose, tais informações devem estar de forma clara no rótulo. Alegou ainda que outras fábricas já têm decisões favoráveis neste sentido, o que prejudica a livre concorrência.
A Anvisa recorreu ao tribunal contra a decisão. A agência sustenta que a suspensão da norma abala as relações comerciais entre os países do Mercosul, já que a resolução foi elaborada pelo bloco e incorporada ao ordenamento brasileiro.
Em seu voto, a desembargadora federal Vivian Josete Pantaleão Caminha, manteve a liminar. A magistrada entende que a regra fere o Código de Defesa do Consumidor, que diz: “expressões como ‘baixa lactose’ e ‘lactose reduzida’ podem ser utilizadas desde que acompanhadas da especificação da quantidade precisa de lactose que o produto contém, também no rótulo frontal da embalagem, de modo que o consumidor não seja levado à erro”.
Referências:
- MATTAR, Rejane; MAZO, Daniel Ferraz de Campos. Intolerância à lactose: mudança de paradigmas com a biologia molecular. Rev. Assoc. Med. Bras. vol.56 no.2 São Paulo 2010
- Tribunal Regional Federal da 4ª região













Prezados,
Também sou Intolerante à lactose e, como jornalista, acredito que todos nós devemos nos unir para reivindicar que esta medida não seja colocada em prática, pois nós seremos os mais prejudicados.
É importante que a Anvisa esteja sempre fiscalizando os produtos, mas jamais tirá-los de circulação e muito menos retirar a informação dos rótulos.
Se somos 57% entre brasileiros brancos e mulatos, chegando a 80 e 100% entre brasileiros negros e de descendência japonesa, vamos mostrar para a Anvisa que esta medida está totalmente equivocada.
Com certeza a união faz a força, meu filho é Intolerante à lactose é só lendo a lista dos ingrediente ñ é possível identificar a presença da lactose ou ñ pois ela aparece com inúmeras denominaçõesnos rótulos!
Eu passei a ter intolerância a lactose nesse ano (2012) e fiquei bobo com o número de pessoas que tem essa tal de I.L. Até então, eu nunca tinha notado quanta gente do meu convívio também tem esse problema. E mais bobo ainda com a quantidade de pessoas que foram diagnosticadas depois de mim. É muita gente! E muita gente que não sabe que tem esse problema…!
Infelizmente sei da complicação que é mover a burocracia muitas vezes insensata desse órgão (convivo com isso no meu trabalho), mas espero que o semlactose.com consiga fazer chegar a quem possa nos ajudar junto a ANVISA!
ABSURDO, total descaso!!!!!!!!! Fiquei indignada!
Um absurdo, o que já é difícil ficará pior ainda, estamos regredindo…
Olá!!
Bom, além de possuir I.L, tenho também Alergia ao leite, ou seja, tenho os dois problemas….
Acho que esta medida tomada pela ANVISA, atrapalha cada vez mais os métodos que utilizamos para a compra destes produtos, pq eles ñ utilizam de seu poder , para fiscalizar as empresas e que eles informem cada vez mais que o produto é especifico a nós consumidores que possuímos este problema de saúde, acho que esta seria a melhor forma, visto q ainda encontro algumas dificuldades na compra de alguns matérias…
Acho também , que a ANVISA deveria cobrar das grandes empresas um número maior na confecção e variedade de produtos destinados a nós, pois, o que se vende em alguns lugares são bastante específicos e controlados pelas empresas de bastante porte, ou seja , a multinacionais, que dominam em absoluto este mercado, fazendo com que compremos produtos absurdamente caros.
Beijos e adoro bastante este site, que me auxilia e muito na confecção de receitas que antes eram bastante restritas em minha vida. Agradeço bastante!!! 🙂
Que absurdo!
Pessima noticia! Precisamos de mais informacoes e nao de menos!
Estão LOUCOS???? Meu filho tem IL bem alta e qualquer traço de leite ele passa muito mal. Nos avise o que mais podemos fazer pois temos que acabar com esta Lei ignorante.
Boa tarde,
Sou intolerante à lactose, e por isso são pouquíssimos os alimentos que posso ingerir, as restrições são inúmeras, e se a ANVISA cortar esses produtos, nos sobrará pouquíssimas alternativas.
Por favor, isso não pode acontecer. Obrigada Selma
Selma,
A ANVISA não irá cortar os produtos. Ela não permite que tais produtos coloquem uma chamada explicita para avisar que o produto não contém lactose.
Pra que serve a ANVISA, senão para atrapalhar, criar dificuldades, burocracia e retrocesso na vida das pessoas? Essa entidade, além de ser inútil, atrapalha, e muito. Conheço gente que fechou restaurante pq a ANVISA acha que utilizar colher de madeira é prejudicial a saúde das pessoas. Faltou avisar aos idosos com mais de 100 anos de idade que a vida inteira consumiram alimentos feito com colher de madeira que isso mata. Essa agência fascista proibiu unilateralmente a utilização de tachos de cobre na tradicional e secular fabricação de doces. Também proibiu sumariamente a fabricação de aguardente em alambique de cobre, prejudicando o pequeno e médio produtor e praticamente aniquilando a atividade que, em qualquer lugar do mundo, seria apreciada. A ANVISA ajudaria muito se não atrapalhasse tanto a vida das pessoas. Além de pagarmos dois quintos dos infernos em impostos extorsivos, ainda temos que aturar as ignorantes e irracionais regulamentações da ANVISA. Agora pergunte a eles se eles regulamentam hospitais públicos com pacientes no corredor, infecção hospitalar, injeção de café com leite na veia, lixo e esgoto a céu aberto e por aí vai?
ANVISA, pessoas com intolerância à lactose compõem mais da metade da população brasileira!!
—Vamos avisá-la!!!!—-
¬¬
Fiquei indignada com a notícia sobre a ANVISA.
Sou IL e descobri há 5 anos.Antes passava muito mal, quando ingeria produtos com lactose.Tenho 65 anos, moro no interior e tenho a maior dificuldade em encontrar produtos sem lactose.Tenho que pedir favores a pessoas de cidades grandes ,para que consega pra mim, principalmente o leite , do qual necessito muito , pois estou com ossos em decadência e sou intolerante ao cálcio em forma de me dicamento.Peço que lutem para que isso não aconteça.Agradeço às pessoas que estão em busca de soluções.Pelo amor dos Il…….achem uma solução para nós!! Obrigada,
Maria Inês.
Devemos sim nos unir e fazer uma Carta-Notificação com o maior número de assinaturas possível para a Anvisa e por que nao para a imprensa também?!
Att
Ronaldo
Seria o governo arranjando outro jeito de arrecadar mais ainda, obrigando os fabricantes a submeterem os produtos para análise e certificação em laboratórios específicos e "credenciados"? Muito esquisita e sem nexo essa história.
É como disse em meu facebook… É cada uma que acontece! Agora os intolerantes não podem saber "explicitamente" se o produto contém ou não proteína do leite e lactose? Palhaçada da ANVISA!
Beleza! Perderemos mil anos e teremos que procurar alguém pra nos ensinar a ler os rótulos das mercadorias… ¬¬
Também estou a favor do Semlactose.com!
Abraços
Minha sugestão:
Enchamos as caixas de e-mail dos nossos “amados” parlamentares para lhes chamar a atenção, demonstrando que tem muita gente indignada com essa história maluca da ANVISA.
Quem sabe assim eles façam algo por nós, intolerantes à lactose.
Abraços!
Concordo com a ideia de acionar os parlamentares do Congresso Nacional. Se encampar eu estou junto.
Fiquei pasma com essa notícia. Realmente temos de nos mobilizar e mostrar a nossa força como consumidores.
É realmente complicado evoluir com a indústria de alimentos no Brasil. Gostaria de saber se os produtos importados terão o mesmo rigor. A indústria brasileira deve orientar mais e mais os consumidores, e estes devem fazer valer suas necessidades através dos meios competentes e disponíveis.
Afinal não estamos no século da reeducação nutricional com campanhas e programas que povoam nossas mentes no sentido do saudável? Que paradoxo!
Que coisa mais ridícula. A Anvisa se preocupa mais com o rótulo do que o que contém dentro da embalagem e com os doentes. Será que não vale a pena mudar a dita Portaria e pensar mais nos doentes?
Oi meu nome é Lessandra sou intolerante a lactose e meu filho de 8 anos também, se eu consumir lactose passo mal, mas meu filho quando consume qualquer coisa que contenha lactose ele chora de dor na barriga, fora outros sintomas que também possui. Logo que descobri que tinhamos intolerânicia isso a 6 anos atráz , passava horas no supermercado lendo rótulos para ver o que contia lactose ou não…. mas ao longo dos anos começou a aparecer na frente das embalagens " Zero Lactose / Sem Lactose / Baixa Lactose" e achei isso muito bom pois agiliza e falita a vida do consumidor, fora a certeza que temos que ao consumirmos não passaremos mal. A variedade de produtos hoje é bem maior, assim podemos ter mais opções de alimentação e o dizer no rótulo deixa claro para os consumidores de todos os graus de instrução o que podem ou não consumir, fora que a grande maioria da população não para e nem tem tempo para ler os rótulos.
Sou intolerante e sofre muito com isso há mais de 15 anos. Muitas vezes, caio na armadinha dos rótulos que são incompletos ou escritos com letras minúsculas. Gostaria também de me unir a vocês. E agradeço imensamente este site pq ele me tirou de uma situação de depressão muito grande. Um abração.
Eu como IL já estou preocupada com está informação mas confio em DEUS que não permitirar tamanho absurdo cometido por um orgão tão sério em nosso país.
Valéria Dias
Olá, mas eu não entendo, na nossa legislação toda e qualquer embalagem – até de agua!! – tem que constar contém/não contém gluten;
não deveriam seguir o mesmo raciocínio para a lactose!?!?!
Nossa mas que coisa horrorosa agora que estamos tendo "VIDA" com os produtos sem lactose vamos ficar sem eles??imagine, vamos fazer sim uma comapanha para não acabar com isso..outra coisa pelo que as pesquisas mostram e os médicos estão confirmando no futuro muita gente vai ter IL e ai??
A ANVISA não pode fazer isso com a gente
Muito grave o alerta. Fiquei surpreso, porque não se espera uma posição dessa por parte da Anvisa, que deveria estar bem fundamentada tecnicamente. Qual a fonte desses argumentos da Anvisa, sobretudo o trecho “alegações sobre o conteúdo de lactose em produtos são relevantes apenas para indivíduos com IL”? É um documento oficial?
Sim Bernardo. Esta informação vem de uma negativa enviada pela ANVISA as associações de alimentos.
É brincadeira heim. Queria ver se metade das pessoas da ANVISA tivessem IL
Cara Luciane,
Admiro muito o seu trabalho em tornar públicas informações tão importantes para nós que temos IL.
A cada dia descubro mais e mais pessoas com a mesma deficiência e fico insatisfeita por nosso governo ou seus representantes não fazerem absolutamente nada para melhorar a nossa condição! E agora torno-me indignada por esta nova regulação da Anvisa, piorando ainda mais a situação!
Vou publicar esta matéria sim e torcer para que consigamos chegar até quem possa defender os nossos interesses!
Obrigada pelo apoio Vivian!
Olá!
Parabenizo mais uma vez o Semlactose pelo serviço de utilidade pública!
A Anvisa realmente deve estar muito mal informada a respeito do número de pessoas que fazem uso dos produtos sem/baixa lactose! Talvez um abaixo-assinado online possa ser útil!
maria
fiquei muito triste com essa noticia pois tenho rejeicao a lactose tinha dificuldade para me alimentar
agora que descobri esses produtos estava animada que poderia variar a minha alimentacao presisamos penssar em quem nesesita desses produtos.
concordo plenamente com esta atitude…um abaixo-assinado com tantas assinaturas dos IL poderá fazer a Anvisa recuar desta ideia absurda e inutil!
Realmente essa é uma notícia terrível!
Eu imaginava que essa questão ia seguir o rumo do glúten, que hoje é colocado em praticamente todos os rótulos. Coloco aqui o meu protesto e me coloco a disposição para fazer algo que possa mudar essa situação. Sugiro que seja feita uma campanha, além das mídias sociais, buscando ajuda das grandes mídias, noticiando o tema, para gerar repercussão nacional.
Acho ótima a sua proposta e apóio no que for preciso para mudar a cabeça desses legisladores insensíveis.
Com certeza quem esta querendo fazer isso não é intolerante à lactose , não conhece ninguém intolerante ou simplesmente é um ignorante , que não sabe as causas , consequencias e efeitos colaterais sentido após a ingestão pelo intolerante . Lamentável !!
continuando…
Os chineses têm 91%-100% de intolerância à lactose. Representam 1/5 da população mundial.
A América do Sul tem 382,000,000 de pessoas, com 61%-70% de intolerância à lactose.
Ainda temos parte de África, Ásia, Sul da Europa, América Central, Afro-Americanos e os Nativos da América e da Austrália.
Ver o mapa: http://pt.wikipedia.org/wiki/Intoler%C3%A2ncia_%C…
Isso é realmente absurdo, temos que nos mobilizar e fazer com que isso mude. se nós, os principais prejudicados não fizermos nada, ninguém mais irá fazer.
Gente, isso não pode acontecer! Só nós intolerantes sabemos o sofrimento que é ao fazer compras no supermercado com os produtos que tem informação visível, imagine se isso mudar, quanto tempo iremos perder e quanto de lactose iremos consumir sem a informação clara! Vamos nos mobilizar e fazer alguma coisa! Se tiver algum post pronto para ser compartilhado no facebook, por exemplo, sugiro que nos mostrem o link para compartilharmos e assim as autoridades ouvirem nossa voz.
Também concordo com vc Laura,pois tenho 2 filhas com alergia e uma coisa tenho certeza que se os filhos dos diretores da Anvisa tivessem intolerância eles não fariam isto ,pois se sentissem na pele a dificuldade nossa para fazer compras no supermercado, achariam um absurdo mudarem as normas, eu axo q ao contrario disso,eles gostariam que aumentassem as informações e tivessem mais produtos para intolerantes e alérgicos
De acordo com você Paula. Também sou intolerante a lacotse e acho muito bom chegar no mercado e logo encontrar sem dificuldades os produtos sem lactose. Também acho que se os filhos dos diretores ou eles mesmos sofressem do problema da IL, eles pensariam diferente e nâo gostariam que mudassem as normas. Eles sâo uns insensíveis porque não sentem na pele o que nós sentimos.
Que absurdo! Vamos nos unir, não podemos regredir agora que estamos conseguindo maior participação e informação no mercado!
Bom Dia !
Achei isso um absurdo, não tenho nínguem na famlia com IL ou APLV porém trabalho no SAC de uma empresa de alimentos integrais e estes produtos não contém leite adicionado, então neste caso não contém lactose ou traços do leite. Mas mesmo assim não contendo nos ingredientes, cerca média de 15 contatos diários com o SAC fazem este tipo de pergunta, principalmente quanto aos traços nos máquinários etc.. Diarimente atendo pais, avós , tias querendo saber mais sobre os produtos e deixam transparecer a sua precupação quanto à mudança na alimentação , pois ficaram sabendo recentemente sobre a alergia ou intolerância, também no caso do autismo. A ANVISA de rever seus conceitos e estudar mais sobre os casos, que aumentam cada vez mais com algum tipo de intolerancia ou alergias;
Isso é um absurdo! As pessoas com IL têm o direito de obter a informação do produto que consome de forma clara. Afinal de contas, é a nossa saúde que está em risco! Além do mais, a ANVISA deveria apoiar a atitude de muitos produtores que trazem destacado em seus produtos a informação " Sem lactose", pois facilita nossa vida na hora da compra, economizando nosso tempo de ter que ler no verso ingrediente por ingrediente para saber se tem ou não lactose…Vamos fazer um movimento, um abaixo assinado para mudar esta situação!!
Somos consumidores manipulados???
Farei parte deste pleito e divulgarei para muitos…
Isso tudo é um absurdo. Tá certo que eles regulamentem, mas se ameaçarem a existência dos produtos já existente, não vale a pena.
Concordo com a remoção do rótulo sem lactose em alguns produtos. No leite, eles adicionam a lactase, mas não retiram a lactose. Algumas marcas me fazem mal por não ter a quantidade suficiente da enzima.
Só deve ter o rótulo sem lactose se realmente não tiver nada da enzima ou for 100% de origem vegetal.
Ola, gostaria de me unir a voces e dar meu apoio, pois precisamos destes produtos e o esclarecimento do que compõe os mesmos é de fiundamental importancia. Abraços Neuza de Cutiriba
Devemos fazer um projeto de lei para regular essa parte da legislação porque só assim a ANVISA não teria como modificar a lei ou deturpa-la…
Um absurdo dificultar ainda mais a vida de uma pessoa que já tem dificuldades em sem alimentar plenamente…
A maioria dos restaurantes e fast foods não disponibilizam as informações necessárias para seus clientes, agora que temos alcançado vitórias no sentido de obter alimentos de confiabilidade, a ANVISA ao contrário de proteger a população, prejudica? Isso só fará encarecer o custo dos produtos isentos ou com baixa lactose, trzendo ainda mais dificuldade a pessoas com IL, já não há variedade de substitutos na alimentação, os produtos têm preços acima dos normais, pessoas menos favorecidas perdem a qualidade de vida tanto por não variar a alimentação e conseguir os nutrientes necessários, quanto por ingerir os produtos com a lactose por pura falta de opção.Uma vergonha o Brasil caminhar contra a população.
Nem vou começar a comentar sobre a falta de pilulas de lactase e seu preço absurdo no BRASIL….
essas pilulas podem tbm serem manipuladas em farmacias de manipulaçao e custam bem mais barato…so precisam ser guardadas na geladeira.
Elas custam muito caro se você comparar com as que são vendidas abertamente em todas as farmácias e mercados do Canadá e Estados Unidos. Sem contar que não precisam ser guardadas em geladeiras e a validade é muito longa. Já comprei lá e fiz uso durante algum tempo, são ótimas. Pena que é difícil de conseguir, pois no Brasil elas custam uma fortuna.
Que coisa mais absurda isso que a Anvisa está fazendo. É clara a necessidade de informações sobre a existência de lactose nos produtos. Fica aqui minha indignação com tal atitude.
Que absurdo! Vamos nos unir, não podemos regredir agora que estamos conseguindo maior participação e informação no mercado!
Colocarei no meu blog um post e iniciaremos campanha!!!! http://www.lactosenao.com
Decepcionante o que acabei de ler, com certeza as pessoas responsáveis por esta ideia regressiva não sofrem e não tem noção do que é ter intolerância a lactose, passamos todos os dias enormes dificuldades para nos alimentarmos corretamente, justamente pela falta de informação nos alimentos, temos sim que nos unir e brigar por melhorias e não permitir que cometam esse erro, de simplesmente sermos tratados como inexistentes.
nossa, eu como IL, estou boquiaberta com essa notícia!!! deixo aqui gravada a minha insatisfação e tristeza. isso para mim é ir contra ao desenvolvimento.
Descobri minha Intolerancia no final de 2011 depois de fazer inumeros exames e o Sem Lactose presta um enorme serviço, sou super fã e divulgadora do site.
Eu ja venho sentido a dificuldade em encontrar os produtos, com essa materia fica mais facil entender os motivos, lamentavel a falta de informação da ANVISA.
Contem comigo.
Um abraço,
Rita
Estou chocada!!!!!!!! Não sei o que seria da minha vida sem esses produtos! Tenho IL, intolerancia a gluten e não posso abusar nem do açúcar e nem dos carboidratos pois estou no limite do diabetes tipo2. Tenho 30 e só agora depois de uns 3 anos eu consigo conviver em paz, pelo menos em casa, com a minha barriga! E claro que o mais importante é que sou alérgica a soja!!! Ou seja nada de opções estilo Ades ou coisas no gênero!
O que eu vou fazer?
Beijos desesperados!
ola silvia…vendo a tua situaçao…atrevo-me a recomendar-te a mudares radicalmente a tua alimentaçao; estou me tratando com um terapeuta q pratica a medicina chineza e que usa a alimentaçao recomendada pela TROFOLOGIA…na internet ha varios sites de informaçao sobre este assunto…segundo o terapeuta que era diabetico, ele se curou mudando a alimentaçao acima mencionada…caso tenhas interesse, poderei te dar maiores informaçoes…
Puxa parece dificil de acreditarem em algo desse tipo, a ANVISA precisa certamente rever isso. Pois é uma realidade que o número de IL é grande, que precisamos de tais informações é óbvio que isso se faz necessário. Não colocar tais informações e pedir para que leiamos os rótulos seria como uma negligência a todos nós, pois certamente os IL lêem todos os rotulos mas como no exemplo da manteiga nós não somos adivinhos para saber que fica só uma quantidade residual,e uma grande maioria está deixando de consumir alguns produtos por simples falta de informação. Será que isso é justo com tantos de nós????
Meu deus, somos mais do que metade da população e o pessoal da anvisa ainda acha irrelevante?
As vezes não entendo o que os técnicos da anvisa possuem na cabeça. Com todo o respeito, mas acho que é muito fácil para quem não tem o problema falar que o problema é irrelevante. Agora a nossa queridinha ANVISA precisa acordar, pois é um problema que existe para mais de metade da população brasileira. Já compartilhei a notícia, isso é um descaso conosco.
E pensar que, por estes dados, metade dos funcionários da ANVISA também tem IL…
Lu, mais uma vez parabéns pelo seu empenho em divulgar tantas informações importantes!
Aguardo as informações sobre o pleito para a anvisa.
Um abraço
Ana
Obrigada Ana!! Conto com vc! Bj
Oi Lu. Há 2 anos descobri que tenho IL e alergia a soja. De forma que minha dieta ficou bem restrita.
Moro em Taguatinga, DF, aqui é bem difícil encontrar produtos para pessoas com qualquer tipo de restrição alimentar. Na verdade só quem tem diabetes é que consegue achar com facilidade produtos específicos. Sem contar que todos esses produtos são bem caros, aqui nem se fala…
Sem essa informação nos rótulos dos produtos fica ainda mais difícil saber o que dá ou não para comprar sem passar mal quando consumir.
Isso que a Anvisa quer fazer não é certo. Tem de haver algum jeito de impedir tal mudança.
Vou aguardar suas informações sobre o pleito!
Olá Suellen,
A dificuldade de se encontrar produtos sem lactose em algumas cidades é uma realidade. Com tal proibição da ANVISA a situação será ainda pior. Obrigada pelo apoio!! abs
Eu tenho um filho com I.L,muito dificil pois ñ conheço muitos produtos sem lactose.Sempre procuro comprar os de soja,mas ele acha horrível!!!
O leite "zero lactose" Piracanjuba tem o mesmo gosto do leite comum, com certeza seu filho vai aprovar o sabor, pergunte ao seu médico se ele pode fazer uso deste leite e boa sorte.
Cara amiga , concordo com você também tenho um filho de 6 anos com alergia gravissima não só a lactose como também a proteína do leite e realmente é muito difícil encontrar produtos sem leite no mercado atual com essa decisão as coisas tende a piorar.
Também tenho filho IL a dele foi descoberta qd ele tinha 9 meses, hoje com 1 ano a situação está piorado, pois falta variedade