Leite de castanhas caseiro

Leite de Castanhas Caseiro

Seja porque você ou seu filho tem intolerância à lactose ou alergia às proteínas do leite, o leite de castanhas é uma das melhores alternativas para quem quer preparar receitas sem o uso do leite de vaca.

O leite de vegetais estão cada vez mais presente nas prateleiras de supermercados e lojas de alimentos especiais. Além do já famoso leite de soja, é possível encontrar leites de arroz, de aveia, de quinoa e de amêndoas. O maior problema ainda é preço. Com exceção ao leite de soja, os demais leites vegetais chegam às lojas por cerca de 5 vezes ou mais o preço de 1 litro de leite comum.

Uma alternativa é prepará-los de forma caseira. Esta receita é a versão base. A partir dela acrescenta-se outros ingredientes de acordo com o tipo de receita a ser preparada. Veja algumas sugestões de receitas em que o leite de castanhas funciona bem:

  • Em bolos – é possível fazer uma substituição na mesma proporção do leite comum para várias receitas;
  • Em molhos cremosos salgados – você pode adicionar amido de milho, sal, óleo de canola e noz moscada para deixar a consistência mais próxima do creme de leite. Uma opção legal para fazer um molho branco para uma lasanha ou outro prato salgado.
  • Batida de frutas – adoro! Vai muito bem com bananas, morangos ou outra fruta de preferência.
  • Purê de batatas ou de outros legumes – uma ótima opção. Você pode usar o leite de castanhas sem coá-lo e aproveitar a polpa da castanha que sobra do leite.

INGREDIENTES

  • 1 xícara de castanhas do Pará
  • 3 xícaras de água filtrada
  • 1/4 de colher de chá de sal marinho

PREPARO

1. Deixe as castanhas de molho em água morna filtrada e acrescente o sal marinho. Cubra o recipiente com um pano para deixar respirar por 8 horas em temperatura ambiente.

2. Descarte a água do molho e enxágue-as novamente com água filtrada para retirar resíduos.

3. Coloque-as no liquidificador juntamente com a água e bata por cerca de 1 minuto até obter um líquido branco homogêneo.

4. Você pode utilizar o leite desta forma ou filtrá-lo para obter um resultado mais similar ao leite animal. Para filtrar, você deve utilizar um coador de pano para coar o leite.

FAÇA BOM USO DA POLPA

Se você optar por filtrar o seu leite (eu aconselho a usá-lo sem filtragem para a maioria das receitas, pois você ganha em nutrientes) não desperdice a polpa! Você pode adicionar a polpa desidratada em cookies, bolos, e iogurtes ou ainda usá-la hidratada em sopas e molhos.

Em uma forma antiaderente pequena, espalhe a polpa da filtragem deixando uma camada fina. Leve ao forno baixo por cerca de 15 minutos. Observe para que a polpa fique apenas seca, levemente dourada. Retire, deixe esfriar completamente e guarde em recipiente fechado por 5 a 7 dias.

Dicas
  • Conserve o leite vegetal sob refrigeração por até 2 dias.
  • Você pode congelar uma parte. Coloque pequenas porções em potinhos de vidro e leve ao freezer. Descongele em temperatura ambiente ou no microondas.
  • Não utilize coador de papel. Não funciona. Se você não encontrar o coador, faça um caseiro com um pedaço de voal.

Descobriu a intolerância à lactose há pouco tempo?

Comece por aqui:

Não, obrigado.

Primeiros Passos

Aula gratuita com tudo que você precisa saber sobre intolerância à lactose, alergia ao leite e alimentação saudável sem laticínios.