fbpx

Bolo prestígio nutritivo

Bolo prestígio com quinoa

Com tantos pedidos para criarmos receitas com o menor número de ingredientes alérgenos possível, resolvi testar o uso de uma nova mistura de farinhas sem glúten, a base de quinoa, para tornar o bolo mais nutritivo já que não temos ovos nesta receita.

A farinha de quinoa é rica em proteínas de alto valor biológico e é considerada um dos cereais mais completos, sendo rica em vitaminas, minerais, carboidratos e aminoácidos. A farinha possui um sabor bem marcante, mas misturada ao chocolate esse sabor fica amenizado.

A massa fica um pouco mais seca e se quebra com mais facilidade do que quando feito com farinha de trigo e ovos, por isso a calda de chocolate e o coco são essenciais nesta receita.

INGREDIENTES

  • 1 xícara de farinha de quinoa
  • 3/4 de xícara de fécula de batata
  • 1/4 de xícara de polvilho doce
  • 1 1/2 xícaras de açúcar mascavo peneirado
  • 1/2 xícara de chocolate em pó (sem leite)
  • 1/2 xícara de óleo vegetal
  • 1 xícara de água
  • 2 colheres de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó
  • 50 g de chocolate de soja em barra
  • 1/2 xícara de coco ralado

PREPARO

1. Em um recipiente, misture bem as 3 farinhas e reserve.

2. Em outro recipiente maior, misture bem o açúcar e o chocolate em pó. Aos poucos, adicione o óleo misturando bem. Após, adicione aos poucos a mistura de farinhas à massa intercalando com água. A massa deve ficar bem homogênea. Ao final, acrescente a essência de baunilha e o fermento.

3. Unte com óleo uma forma baixa, de 15 x 25 cm. Leve ao forno pré-aquecido por até 30 minutos em temperatura média ou teste com um palito para ver se a massa está cozida.

4. Para a cobertura, derreta no microondas o chocolate com 4 colheres de água por 20 segundos em potência máxima. Mexa bem até o chocolate se incorporar totalmente à água e formar uma calda.

5. Espalhe a calda por cima do bolo e em seguida, cubra o bolo com coco ralado.

Dicas
Se você substituir o açúcar mascavo pelo açúcar branco, lembre de usar menos quantidade para esta receita, já que o açúcar mascavo é menos doce que o açúcar branco.
Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.

Baixe grátis nosso ebook e aprenda os

7 Passos para uma

alimentação sem leite

AO SEGUIR NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM VOCÊ RECEBE GRÁTIS O LINK PARA BAIXAR SEU EBOOK

Não, obrigado.