Bombons recheados: prepare os seus

Bombons sem lactose

É muito comum entrar em uma loja de chocolates e ver todos aqueles chocolates maravilhosos, de todos os formatos e recheios tentadores. Ao perguntar se a loja possui chocolates sem lactose, o vendedor timidamente aponta (quando tem) para uma barrinha simples, sem graça, sem recheio, nada de especial. Enquanto as fábricas não se atentam para oferecer novidades nesta área, você pode aprender a fazer os seus bombons e garantir a felicidade dos pequenos e dos adultos também!

PARA FAZER OS BOMBONS você precisará:

  • Formas para bombons – você pode comprá-las em diversos formatos em lojas especializadas em artigos de festas e lojas de produtos de pastelaria e confeitaria;
  • 500 g de chocolate em barra sem lactose – procure por chocolates à base de soja ou chocolates sem leite em sua composição.

TÉCNICAS PARA PREPARAÇÃO DOS BOMBONS

1. Pique o chocolate em pedaços e leve 2/3 em um recipiente refratário em banho-maria. Após o chocolate derreter, adicione o chocolate restante. Esta técnica é usada para deixar o chocolate na temperatura certa para seu manuseio.

2. Com as formas bem limpas e secas, encha metade de cada forminha com o chocolate derretido e logo após, com uma colher de café, espalhe o chocolate pelas laterais até as bordas. Leve as formas por 5 minutos ao refrigerador.

3. Coloque o recheio e cubra cada bombom com o restante do chocolate. O bombom está pronto e deve ir ao refrigerador por mais 15 a 20 minutos. Quando o fundo da forma estiver branco é sinal que os bombons já estão prontos. Para retirá-los, coloque papel manteiga ou um pano sobre a mesa e bata a forma em diagonal até os bombons se desgrudarem. Deixe-os descansar, pois eles irão transpirar devido ao tempo no refrigerador. Embale-os somente no dia seguinte.

RECHEIOS

Abaixo você encontra algumas opções de recheio sem leite.

Fondant

Essa é uma das bases do recheio e a ela podemos adicionar outros ingredientes. O fondant é uma mistura de açúcar de confeiteiro com qualquer licor, conhaque, rum ou mesmo calda de frutas como abacaxi, pêssego, entre outras. A espessura desejada é obtida conforme a quantidade de líquido que se adiciona ao açúcar. O fondant também pode ser usado sem acompanhamento de outros ingredientes para rechear os bombons.

Doces de frutas

Você pode usar doce de damasco, morango, goiaba, figo, abacaxi, coco ou qualquer outro doce com consistência pastosa para os recheios.

Passas de uva, damasco, ameixa e figo

Coloque-as de molho em água morna (para crianças) ou em alguma bebida como rum ou conhaque. Retire o excesso de líquido e misture o fondant às frutas. Recheie os bombons.

Nozes, castanhas do pará, castanhas de cajú, amêndoas e avelãs

Todas elas podem ser usadas picadas ou inteiras para rechear os bombons.

Creme de menta, creme de cacau e outros cremes de licor

Dissolva o licor no açúcar de confeiteiro para preparar o fondant, formando uma pasta. Recheie os bombons.

Descobriu a intolerância à lactose há pouco tempo?

Comece por aqui:

Não, obrigado.

Primeiros Passos

Aula gratuita com tudo que você precisa saber sobre intolerância à lactose, alergia ao leite e alimentação saudável sem laticínios.