Semifreddo de mel e passas

Semifreddo

Originário da itália, o Semifreddo é uma sobremesa gelada, de consistência entre uma mousse e um sorvete. Eu já diria que ele é um sorvete cremoso. Pesquisando algumas receitas de sorvete, descobri uma forma simples e gostosa de criar um autêntico semifreddo isento de lactose. Faça e saboreie cada colherada!

INGREDIENTES

  • 4 ovos
  • 50 g de açúcar
  • 50 g de mel
  • 1/2 xícara de passas de uva hidratadas em água morna*
  • 200 ml de chantilly vegetal (saiba mais sobre este ingrediente aqui)
  • 100g de chocolate em barra sem leite e sem glúten
  • 1/3 xícara de água

PREPARO

  1. Prepare uma calda com o açúcar e o mel em uma frigideira de fundo grosso (para não deixar queimar o açúcar). Quando a mistura estiver em ponto de calda fina, desligue e reserve.
  2. Em uma batedeira, bata os ovos inteiros por alguns minutos e logo em seguida acrescente a calda aos poucos. Continue batendo até a mistura ficar com uma consistência levemente cremosa. Reserve.
  3. Novamente na batedeira, coloque o chantilly vegetal e bata até atingir uma consistência firme. Misture delicadamente o chantilly aos ovos batidos e acrescente as passas hidratadas.
  4. Para um melhor resultado, utilize uma forma com uma altura de aproximadamente 8 a 10 cm. Respingue algumas gotas de água, cubra toda a forma com filme plástico e deixe uma sobra de filme para fora da forma. Despeje o semifreddo na forma e leve ao freezer por 3 horas.

PARA FAZER A CALDA

Uma forma muito simples de fazer a calda de chocolate: em um refratário, quebre a barra de chocolate em alguns pedaços, coloque um pouco de água (não deixando que ela chegue a cobrir o chocolate). Leve ao microondas na potência alta por uns 30 a 40 segundos. Retire e mexa bem até o chocolate incorporar-se a água. O volume de água poderá deixar sua calda mais fina ou mais grossa, por isso o ideal é colocar menos água ao aquecer o chocolate, misturar e verificar a textura da calda.

PARA SERVIR

Retire o semifreddo do freezer, puxe o filme plástico pelas bordas e o semifreddo sairá por inteiro. Coloque-o em um prato,  retire o filme plástico e cubra com a calda de chocolate.

Dicas
Se você gosta de passas ao rum, hidrate-as primeiro, retire a água e deixe-as com um pouquinho de rum para que absorvam a bebida até a hora de colocá-las na sobremesa.

Descobriu a intolerância à lactose há pouco tempo?

Comece por aqui:

Não, obrigado.

Primeiros Passos

Aula gratuita com tudo que você precisa saber sobre intolerância à lactose, alergia ao leite e alimentação saudável sem laticínios.