Pavê de morango com chocolate

Pavê de morangos com chocolate

Outro dia desses comprei uma bandeja de morangos que ficaram me olhando no refrigerador durante alguns dias me dizendo “por favor faça alguma coisa conosco”. Mas fazer o quê? Foi aí que tive a feliz idéia de criar uma mousse de morangos (sem lactose, é claro). Para incrementar minha receita, usei a mousse como parte principal do meu pavê. Acho que a foto já diz tudo, não é mesmo?

INGREDIENTES:

  • 1 pacote de bolachas champagne
  • 200 g de merengues (suspiros)
  • 15 morangos grandes maduros
  • 150 g de creme de soja
  • 12g de gelatina em pó incolor
  • 2 copos de água morna
  • 2 colheres (sopa) de chocolate em pó (ou achocolatado sem lactose)
  • 5 colheres (sopa) de brandy (ou licor de sua preferência)

PREPARO

  1. Antes de iniciar o preparo, separe 3 morangos inteiros e uns 6 a 8 merengues pequenos para enfeitar o pavê depois de pronto.
  2. Coloque os morangos limpos e cortados no liquidificador.
  3. Em um recipiente fundo, amasse bem os merengues e coloque o purê de morangos por cima deles. Adicione o creme de soja.
  4. Leve a mistura novamente para o liquidificador e reserve.
  5. Prepare a gelatina incolor conforme intruções do rótulo. (geralmente ela deve ser diluída em 5 colheres de água fria e depois aquecida no fogo até desmanchar completamente). Coloque a gelatina no liguidificador e bata tudo até ficar um creme homogêneo. Reserve.
  6. Em um recipiente fundo, coloque a água morna, o chocolate e o brandy. Molhe as bolachas champagne ligeiramente nessa mistura e coloque-as lado a lado em uma forma redonda antiaderente de fundo destacável. Preencha todo o fundo da forma com as bolachas. Se preferir uma base de bolachas mais alta, monte duas camadas de bolachas champagne.
  7. Em seguida derrame a mousse de morangos por cima das bolachas. Leve direto ao refrigerador por 1 hora. Enfeite o pavê depois que a mouse estiver firme. Para desenformar é muito fácil. Somente abra a alça da forma de fundo destacável, pois a mouse não gruda nas laterais da forma.
  8. Coloque os morangos, os merengues e se desejar, enfeite com chocolate derretido (sem leite).

Descobriu a intolerância à lactose há pouco tempo?

Comece por aqui:

Não, obrigado.

Primeiros Passos

Aula gratuita com tudo que você precisa saber sobre intolerância à lactose, alergia ao leite e alimentação saudável sem laticínios.