O Dr. Richard Magalhães, gastroenterologista e médico do Instituto do Aparelho Digestivo (IAD) de Porto Alegre, gentilmente respondeu às perguntas mais freqüentes que recebemos de nossos leitores. Leia a entrevista e tire suas dúvidas.
1. É possível saber se temos Intolerância à Lactose somente pelos sintomas (diarréia, flatulência, distensão abdominal)? Qual o melhor exame para diagnosticar a IL?
Os sintomas apenas sugerem a possibilidade de o paciente ter uma intolerância à lactose. O teste padrão utilizado pela maioria dos laboratórios é o teste de tolerância à lactose, um exame que analisa o nível de glicose do paciente. O exame consiste em uma medição da glicose em jejum e, logo após, a ingestão de uma dose padrão de lactose. A partir desse momento, a taxa de glicose é medida novamente, em intervalos de 30 minutos. Caso haja um aumento da glicose de pelo menos 20mg/dl em relação à taxa em jejum, o paciente não apresenta problemas na produção de lactase. No entanto, quando há apenas uma pequena diferença entre a concentração de glicose em jejum e nos demais intervalos testados, essa é uma indicação clara de que o paciente não está produzindo lactase o suficiente e, portanto, evidencia-se a intolerância à lactose.
Um exemplo do resultado de um teste de tolerância à lactose com uma curva plana pode ser visto abaixo:
Glicose (em jejum) ………………………………. 76 mg/dl
Glicose (após 30 min) …………………………… 79 mg/dl
Glicose (após 60 min) …………………………… 80 mg/dl
Glicose (após 90 min) …………………………… 84 mg/dl
Glicose (após 120 min) …………………………. 83 mg/dl
Nesse caso, o nível de glicose apresentou um aumento mínimo, indicando uma deficiência na produção de lactase e conseqüente intolerância à lactose.
2. É possível precisar o grau de intolerância à lactose que o paciente possui?
Não há como determinar, através de exames, o grau de intolerância do paciente. É comum, no entanto, que o nutricionista ou gastroenterologista, após diagnosticar a IL, faça um acompanhamento dos sintomas do paciente ao ingerir alimentos com lactose e, dessa forma, encontre a dose limite de lactose que esse paciente conseguirá ingerir sem ter os sintomas da IL.
3. Muitas pessoas confundem a Alergia ao Leite com a Intolerância à Lactose. Quais são as principais diferenças e os sintomas?
Os pacientes com alergia ao leite geralmente apresentam lesões cutâneas, coceiras, sintomas respiratórios, além de distúrbios gastrointestinais, pois eles possuem anticorpos que reagem às proteínas do leite, identificando-as como invasores estranhos ao organismo. Já os pacientes que tem Intolerância à Lactose apresentam somente distúrbios gastrointestinais, como distensão abdominal, gases, diarréia e cólicas, causados pela deficiência na produção da enzima lactase, que tem a função de digerir o açúcar do leite, a lactose.
4. Há cura para a Intolerância à Lactose? Existem casos em que a produção de lactase possa voltar ao normal?
A deficiência na produção de lactase pelo organismo apresenta-se ao longo da vida, pois é normal que o ser humano passe a produzir menos lactase ao passo em que vai envelhecendo. Não há como reverter este processo. No entanto, existem casos onde a intolerância à lactose está associada a alguma outra doença, como é o caso da Doença Celíaca. Nesse caso, ao tratarmos a doença celíaca, a intolerância à lactose desaparece e o paciente volta a poder ingerir produtos lácteos normalmente.
5. Existem medicamentos que contém lactose na sua formulação. Esses medicamentos devem ser evitados por pessoas com IL? Como saber se um medicamento possui lactose em sua composição?
As quantidades de lactose nos medicamentos são mínimas, portanto, dificilmente um paciente com intolerância à lactose terá sintomas ao fazer uso da medicação. Para certificar-se de que o medicamento contém lactose, leia as informações sobre “excipientes” na bula.
6. Em relação à baixa ingestão de cálcio por pessoas com alergia ao leite ou IL, o que é geralmente recomendado? Quais pacientes devem ter maior cuidado em relação falta de cálcio?
Uma vez que o paciente está seguindo uma dieta com teor de cálcio reduzido, e principalmente no caso de mulheres no período da menopausa, é recomendável a suplementação de cálcio exógeno (em comprimidos). Nesse caso, é aconselhável consultar um especialista que oriente a dosagem correta e faça um acompanhamento nutricional, pois as necessidades de cálcio variam nas diferentes fases da vida.
7. Algumas entidades reguladoras de outros países, como Canadá e Estados Unidos, possuem uma postura mais aberta em relação ao consumo de laticínios pela população com IL, afirmando que pessoas com IL não necessitam ter uma dieta totalmente sem leite ou derivados. Como os médicos no Brasil vêem esta questão?
Acredito que aqui no Brasil vemos essa questão de forma semelhante. Eu sempre explico aos meus pacientes que ter intolerância à lactose não significa retirar produtos lácteos por completo da sua dieta. Além disso, muitos pacientes fazem uso das cápsulas de lactase, que auxiliam na ingestão de produtos lácteos. É importante entender que o intolerante à lactose não corre riscos sérios de saúde, como é o caso de um paciente com doença celíaca, por exemplo, que pode desenvolver câncer. No caso do celíaco, é necessário retirar totalmente o glúten de sua dieta.
Sobre o Instituto do Aparelho Digestivo (IAD)
O IAD é uma clínica especializada na prevenção, diagnóstico e tratamento das doenças digestivas. O IAD está estruturado em unidades, grupos e serviços, que trabalham assistindo os pacientes de forma interdisciplinar. Nosso quadro clínico é composto de 20 médicos, sendo 8 doutores, 5 mestres e os demais são especialistas em suas áreas de atuação.
Serviços
O IAD está dividido em diferentes unidades clínicas, que têm como objetivo proporcionar um trabalho integrado em busca dos melhores resultados aos nossos pacientes. Os nossos serviços estão divididos em:
Cirurgia digestiva e Coloproctologia
Gastroenterologia e Gastropediatria
Endoscopia Digestiva
Obesidade
Motilidade Digestiva
Instituto do Aparelho Digestivo
www.iad.com.br
Olá Beatriz,
Se vc fizer a dieta totalmente isenta de lactose durante o período que seu médico recomendou, verá como os sintomas vão melhorar! Quando se descobre a IL, principalmente por causa da diarréia, realmente é importante "dar um tempo" para que o intestino se recupere, volte a produzir a enzima e para que os sintomas desapareçam.
Se nessa fase, vc insistir em comer alimentos com lactose, o tratamento não adiantará de nada, pois a cada vez que vc ingere lactose, como este açúcar não está sendo absorvido, ele causará mais diarréia (e a tendência é que a diarréia seja cada vez pior!), já que a mucosa intestinal está muito fragilizada (podendo estar inclusive machucada) e incapaz de produzir a enzima. E pior do que isso, é que quando a diarréia se mantém, seu organismo não consegue absorver adequadamente os outros nutriientes, aumentando as chances de vc ficar doente por outras causas, de ter queda de cabelo, anemia, etc.
Quando retiramos a lactose durante um tempo, o intestino consegue se recuperar e pode voltar a produzir a enzima, mesmo que essa produção não seja tão boa quanto antes da IL se manifestar. E aí, nessa segunda fase, vc poderá, aos poucos, voltar a ingerir alimentos com baixo teor de lactose, como os iogurtes, leites fermentados, leites com baixo teor de lactose, queijos, etc.
Mas ainda assim, será necessário não abusar e querer "recuperar o tempo perdido", ingerindo tudo de uma só vez, pois o resultado certamente será desastroso!
Uma outra alternativa, nessa segunda fase do tratamento, é o médico prescrever a vc a lactase em cápsulas, para que as utilize quando for ingerir algum alimento com maior quantidade de lactose, já que não existe nenhum tipo de cirurgia ou outro tratamento para a IL.
Aliás, a única coisa que pode estimular o organismo a voltar a produzir a enzima, é após a primeira fase, (na qual realmente necessário excluir a lactose para que o intestino se recupere), vc voltar a ingerir lactose, mesmo q em pequenas quantidades, pois aí, se vc excluir completamente a lactose, não haverá estímulo ao intestino para que ele volte a produzi-la, entende?
Então, o que podemos te dizer, é que vc tenha um pouco de paciência nesse início, que siga as orientações do médico, no sentido de evitar totalmente a lactose, para que vc melhore e mais pra frente, volte a ingerir alimentos com lactose. Também seria interessante vc procurar um nutricionista, que poderá te ajudar com inúmeras sugestões para que sua alimentação não fique tão restrita.
Gde abraço,
Juliana
Olá,
Ao retirar a lactose quanto tempo demora até começar a notar diferenças e percebermos que os sintomas são mesmo da lactose?
Obrigada,
Renata
Olá ,
Eu tenho 14 anos e tenho intolerância a lactose..
os sintomas são : diarréia acida e cólica.
Posso afirmar com toda a certeza de que não é fácil viver assim..
Na escola é onde mais sofro , pois perco aulas , não posso comer nada que tem na cantina .. que nem hoje , estava na segunda aula é tive de ir embora devido a uma diarréia horrivel que tive .
Meu médico me disse que demora cerca de 1 mês para o intestino desintoxicar, para que ao longo dos dias não passe mal ( claro , si eu nao comer nada que contém leite ).
E cada vez , fico mais angustiada de saber que talvez isso não passe , que viverei assim pelo resto de minha vida!
Queria um tipo de cirurgia , tratamento que estimulasse as pessoas a terem este enzima ( a lactase ), mas parece impossivel .. , mas desistir fica para ultimos planos , pois eu sei que a ciencia avança !! que cada ano descobrem novas curas , novas coisas no corpo humano !
Beatriz C. Martins
Olá Janaína,
Nós, do Semlactose, não podemos, de forma alguma fazer nenhum tipo de diagnóstico, até porque esse não é o foco do nosso trabalho! Seria muita irresponsabilidade nossa fazer isso, pincipalmente sem te ver, sem saber do seu histórico, dos seus sintomas, etc. O único profissional que pode fazer diagnóstico médico é o próprio médico! Converse com o médico que te atendeu, mas se ainda assim, vc ficar com dúvidas, procure uma segunda ou mesmo terceira opinião.
Gde abraço,
Juliana
Olá.
Recentemente fiz um teste para verificar se tenho intolerância a lactose. Os resultados foram os seguintes: Glicemia em jejum 94 mg/dl, após 1 hora 61 mg/dl e após 2 horas 65 mg/dl. O bioquimico do laboratório disse que tenho intolerância e o meu gastro disse que não tenho. E agora, com esse resultado eu tenho ou não intolerância. Grata.
OLá!tudo bem? Estou estou deixando aqui o meu relato. Sou paciente da Dr.Cristrina Flores, uma ótima médica com uma experência muito boa e conhecimento acima de tudo. Eu estou muito grata por ter conhecido esta médica e a recomendo.Qualquer dúvida procure ela. Seu consultório fica na Rua Cristovão Colombo, 3060 em Porto Alegre,RS. Somente ela conseguiu resolver minha situação. Tinha tudo que vcs possam imaginar no aparelho digestivo.Bjs
Olá Gislene!
O médico dela é a melhor pessoa para te dar essa resposta! Converse com ele a respeito do caso do seu outro filho e fale das suas dúvidas e do seu medo de dar leite de vaca a ela. Ele saberá te orientar quanto a necessidade de fazer o teste e também indicar qual o melhor teste para o caso dela. Testes alérgicos podem dar resultados falsos negativos (principalmente) em qq idade, pois sofrem influência de medicamentos que o paciente esteja tomando na época do teste e sofrem influência do próprio estado do sistema imune.
Converse com o pediatra dela ou com um alergologista a respeito!
Gde abraço!
Gostaria de saber a idade certa para se fazer o teste de alergia ao leite de vaca, já que tenho um filho de 13 anos que é alergico ao leite de vaca e agora tenho uma filha de 7meses e não tenho coragem de alimentá-la com o mesmo sem primeiro fazer um exame, mas não queria o teste de pele e sim o de sangue, pois ouvi dizer que era só apartir de 2 anos de idade, pois pode dar um resultado falso negativo ou falso positivo.Isso é verdade? Tenho urgência, pois ela só mama e o leite materno já reduziu bastante. Agradeço.
Olá Ieda,
Novalgina solução oral e Tylenol 500 ou 750 mg não possuem lactose em sua composição.
Abçs,
Gostaria de saber se Novalgina solução oral e Tylenol possuem lactose em sua composição.
Olá Jacira!
Cabe ao médico avaliar os prós e contras do exame em crianças nessa idade, pois para fazer o exame, é necessário ingerir uma grande quantidade de lactose que pode provocar os sintomas da IL, como diarréia, dores abdominais, etc. Assim, somente o médico poderá avaliar a necessidade do mesmo!
Gde abraço.
Crianças com 01 ano pode fazer esse tipo de exame?
Lucio,
Pelo seu relato, seu filho tem alergia às proteínas do leite e não intolerância à lactose. A lactose é o açúcar do leite e não há alergia ao açúcar, somente às proteínas. A enzima lactase não é indicada para pessoas com alergia às proteínas do leite, pois ela somente auxilia na digestão da lactose (o açúcar). Entendo seu temor sobre colocar seu filho na escola. Uma sugestão é conversar com o médico que acompanha seu filho sobre qual a melhor conduta para este início escolar. Conversar com seu filho e com os professores que o acompanharão é uma tarefa fundamental para orientar sobre os alimentos que ele pode ou não consumir e o que fazer caso alguma reação alérgica ocorra.
Abçs,
Olá, meus parabéns pelo sério e importante trabalho de informações prestados por vocês. Meu filho de 3 anos tem alergia à lactose ou alergia as proteínas do leite, não sei exato. Sei que com 6 meses de idade, quando tomou a 1ª mamadeira de leite com cremogema (mingau) tive que correr para o hospital de ambulância em estado grave com sintomas como edema de glot, inchaço nos olhos, urticárias por todo o corpo, dificuldade de respirar, etc. Foi atendido, medicado e mais tarde liberado. Desde então venho levando ele em um alergista periodicamente e cortamos completamente qualquer produto que contenha leite e derivados. Gostaria de saber se este medicamento que vi comentado por vocês (lactase) serviria para o caso dele, pois temo em colocá-lo até mesmo na escola dado ao altíssimo grau de alergia que ele tem. Desde já agradeço.
Olá Vânia!
Infelizmente não temos como saber, pois qq diagnóstico necessita de muitos dados para ser fechado, o q nem sempre é tão simples quanto parece! Bronquiolite e pneumonia são doenças muito comuns em bebês e crianças pequenas e podem ter inúmeras causas, e a alergia alimentar (como a alergia ao leite de vaca) pode ser uma delas. O histórico de duas internações com bronquiolite e pneumonia (ainda mais q cada internação foi por um motivo) não é suficiente para fechar um diagnóstico de alergia alimentar, mas pode levantar uma suspeita por parte do médico, q precisará buscar outros dados para chegar a uma conslusão.
Estes sintomas respiratórios não tem nenhuma relação com a IL, e se o problema estiver relacionado ao leite, é mais provável q se trate de alergia. Mas de toda forma, não é possível fazer nenhum diagnóstico assim, e nem é esse o papel do nosso site! Estamos aqui para ajudar, tirar dúvidas, etc, mas nunca para substituir a consulta com um profissional, ou mesmo para julgamento de condutas profissionais! Seria totalmente anti-ético de nossa parte.
O fato do seu filho ter tido diarréia e vômitos com o leite de soja pode indicar q ele tenha alergia a soja, mas esta hipótese também precisa ser adequadamente investigada, pois pode ter sido apenas uma coincidência…ele pode ter pego alguma parasitose ("vermes") ou infecção intestinal (gastroenterite) enquanto tomava estas fórmulas. Ele tomou todas estas fórmulas em sequencia? Foram todas orientadas pela médica? Ele apresentou estes sintomas e da mesma forma ao tomar todas elas? Tudo isso precisa ser levado em consideração!
Agora se ele realmente tiver alergia ao leite de vaca, o Nestogeno não é indicado, pois é uma fórmula elaborada a partir do leite!
Converse com o médica e se for o caso, consulte um gastropediatra.
Gde abraço,
Juliana
Meu filho tem 9 meses e ja foi internado duas vezes, uma com sintomas de bronquiolite e outra com pneumonia. Uma pediatra que o atendeu deu o parecer que ele tinha intolerância à lactose ou alergia ao leite, mas ele já tomou Nansoy , Isomil, Suprasoy, Pregomim e Alfaré e sentiu-se mal tendo muita diarréia e vomitando. Hoje, por conta própria eu estou dando nestogeno 2. Será que o paracer desta médica está correto?
Olá Mário,
na grande maioria dos intolerantes, o uso de medicamentos contendo lactose não é suficiente para desencadear sintomas tão graves assim. Sugerimos q vc converse com seu médico a respeito…talvez vc esteja fazendo reação até a outros componentes da fórmula, ou seja, um efeito colateral do próprio medicamento. Seria interessante tb vc pesquisar se não tem alergia ao leite de vaca, pois nos casos alérgicos, os sintomas sempre são mais graves que nos casos de intolerancia, e quando algum produto;medicamento contém lactose, esta lactose pode estar”contaminada” com pequenas frações protéicas do leite.
Converse com seu médico e veja se ele não pode te prescrever outro medicamento. Mas enquanto vc não fala com o médico, sugerimos q vc não deixe de tomar o medicamento, pois as consequências da hipertensão não controlada podem ser muito graves e até FATAIS, como infarto e acidente vascular cerebral (derrame) ao passo que as da IL não o são!!!
Gde abraço,
Juliana
Sobre os medicamentos que posuuem lactose na formulação, vocês dizem que dificilmente um paciente com IL terá sintomas ao fazer uso da medicação, no entanto, no meu caso, descobri que toda vez que tomo um determinado medicamento para controle de hipertensão que contem lactose os sintomas da IL atacam de modo muito forte, sinto fortes dores abdominais, colicas, diarreias e inchaço na barriga. Quando suspendo o medicamento os sintomas passam, no entanto minha pressão arterial fica descontrolada, sendo assim, tenho que tomar o medicamento e todos os sintomas da intolerância atacam novamente.
Gostaria de saber se realmente é o medicamento que está me causando todos esses transtornos e o que fazer ?
Grato.
Gostaria de parabenizar este site, foi o único que realmente pude tirar minhas duvidas, vcs estão de parabéns.
Também sou intolerante a lactose, e pra mim é de grande importância sempre estar atualizada sobre o assunto.
Obrigada pela oportunidade
Abraço
Olá Carlos!
No caso de aleitamento materno exclusivo (ou seja, nenhum outro alimento ou bebida é oferecido à criança) essa é uma situação pouco comum, mas pode ocorrer, principalmente se os pais, ou irmãos da criança tiverem algum histórico de alergia alimentar. Mas na dúvida, é importante consultar um especialista para que o diagnóstico correto seja feito.
Gde abraço,
Juliana
boa tarde, uma criança que esteja amamentando pode desenvolver alergia ao leite de vaca em decorrência da alimentação da mãe? Obrigado, Carlos
Tenho usado pates de frango, de presunto e de bacon para passar no pão. Me parece que ficamos ansiosos ao saber que não podemos usar margarinas ou manteiga.
abrs
Carlos,
As informações que temos conferem com as suas. Realmente a Becel não contém leite em sua composição. Em relação aos rótulos, os fabricantes são obrigados a descrever todos os ingredientes que foram usados na elaboração do produto. O que ainda não é uma obrigação das empresas, é mencionar uma possível contaminação cruzada com a fabricação de produtos que sejam à base de leite. Algumas empresas já o fazem, mas por decisão própria.
Ainda em relação à Becel, gostaria de alertar que a empresa acaba de lançar a “Becel sabor manteiga”, e esta sim é fabricada com leite.
Abçs
Luciane. refiro-me ao creme vegetal mesmo e não margarinas. Tive a informação de que os cremes vegetais, por exemplo Becel, não contem leite, pois são fabricados com óleos adicionados à água. De fato, olhei no rótulo da Becel e não encontrei leite, contudo não costumo confiar cegamente em rótulos. O que você acha? obrigado Carlos
O creme vegetal a que você se refere são as margarinas, certo?
Sim, uma maioria das margarinas fabricadas aqui no Brasil são elaboradas com leite em pó e/ou soro de leite, por tanto contêm lactose em sua composição.
Abçs
olá, o creme vegetal tem lactose? obrigado, carlos
Carlos, dependendo do nível de intolerância à lactose é possível usar margarinas (pois elas são consideradas alimentos com baixo teor de lactose). Para quem quer alimentos isentos de lactose sugiro geléias de frutas, tahine (pasta de gergelim), pasta de amendoim e maionese caseira.
Abçs
olá, o que sugerem no café da manhã para passar em paes e torradas para intoleraentes a lactose. Obrigada. carlos
Olá Francisco!
Obrigada! Ficamos felizes em saber que estamos conseguindo ajudar.
Quanto aos benefícios do kefir seriam os mesmos dos leites fermentados, já que nos "grãos" existem bactérias probióticas que fermentam a lactose. Assim que possível, postaremos novidades sobre o assunto.
Gde abraço,
Juliana
Vocês estão de parabéns sobre o Site. Dá prá ver que são profissionais responsáveis que podem e querem ajudar. Gostaria de fazer apenas uma pergunta: O kefir de água http://www.kefir.com.br/ pode trazer resultados benéficos para os IL?
Olá Fernanda,
Para saber mais informações sobre a enzima lactase leia nossa matéria em https://semlactose.com/index.php/2008/03/27/lactase-o-que-voce-ainda-nao-sabe-sobre-essa-enzima/
Logo abaixo da matéria, você irá encontrar diversos comentários e respostas com informações sobre farmácias que manipulam a lactase e importadores da enzima.
Abçs
Tenho IL e através da internet fiquei sabendo da existência de comprimidos com lactase que poderiam ser tomados antes das refeições com lactose. Mas me disseram que estes comprimidos não estão à venda no Brasil. Vocês sabem como importar? Existe alguma farmácia que importe e venda este medicamento?
Lidiane,
Já recebemos relatos de pessoas com intolerância à lactose com sintomas de constipação, má digestão, entre outros. Mas, na realidade, a maioria dos estudos que relatam os principais sintomas, indicam diarréia e não constipação como um dos sintomas mais comuns.
Abçs
Olá!!! Primeiramente quero elogiar a seriedade com que é tratado o tema no site. Descobri recentemente que sou intolerante à lactose, tenho absorção quase ausente à lactose. Entretanto, já pesquisei em vários sites e não encontro respostas, estou intrigada quanto há um dos sintomas: ao invés de diarréia (extremamente comum), sinto constipação, fico vários dias sem evacuar. Além disso, tenho todos os desconfortos, asias e cólicas. Vocês conhecem casos assim? Existe relação da constipação com intolerância à lactose?
Ana Paula,
O chocolate amargo não contém lactose, mas pode conter “traços de leite”, sendo contra-indicado para quem é alérgico ao leite. O chocolate de soja, não contém leite, podendo ser consumido por alérgicos ao leite e por intolerantes, mas deve ser evitado por quem é alérgico à soja.
Independente de ser de soja ou não, o chocolate contém açúcar e gordura, que podem causar desconforto abdominal e aumento da produção de gases, além de diarréia em pessoas mais sensíveis a estes ingredientes. Como seu filho está apresentando estes sintomas, é aconselhável a diminuir a quantidade oferecida a ele.
Gde abraço,
Juliana
Meu filho tem 4 anos e descobrimos há algum tempo que ele tem IL. Seguimos rigorosamente a dieta e os sintomas (dor e inchaço abdominal, diarréias, etc …) desapareceram. No entanto, ele adora chocolate e começamos a usar os chocolates meio amargo (pois esses não levam leite) mas é só ingerir que com uma hora ele começa a reclamar de dor de barriga e na maioria das vezes seguidas de diarréia. Existe alguma diferença do chocolate de soja para os amargos? Será que é a gordura do chocolate que faz ele passar mal? Infelizmente tive que incluí-lo na lista "dos proibidos" até fazer o teste com o chocolate de soja.
Aguardo resposta,
Obrigada,
Ana Paula
Olá Silveira!
Nós é que agradecemos o carinho. É muito gratificante saber que estamos conseguindo atingir nossos objetivos e que estamos ajudando nosso leitores.
Com relação ao leite de soja, para tomar com café, as marcas que já experimentei foram: Naturis (da Batavo) e Soy Milk (Olvebra).
Gde abraço,
Juliana
Juliana obrigado pelos esclarecimentos, é dificil para mim manter-se em estado de equilibrio total pois sou professora, mas desde de já agradeço pela atenção que tem prestado não só a mim, mas as muitas outras pessoas! ah também queria pedir a indicação de um leite de soja que consiga tomar junto com o café, pois já experimentei vários mas só consegui tomar nas vitaminas, inclusive uns que tem gosto de baunilha. Se conhecerem algum tolerável para acompanhar o café agradecerei pela indicação! E mais uma vez obrigado de verdade pela resposta e também pela criação da página que vem nos mostrar que a intolerância a lactose não é o fim de muitas delícias e sim só o começo de muitas criações e de uma vida mais saudável mesmo com restrições!
Olá Juliana, li sua dúvida e gostaria de compartilhar como eu fiz em relação ao uso do leite. Inicialmente substitui pelo Piracanjuba 0% lactose! depois tentei usar Ades zero original e hoje já nem uso nenhum mais. Fui reduzindo e perdi o hábito. Também gosto muito de mingau de aveia e fui aprendendo que não precisa de leite para fazer um mingau, pois a própria aveia já libera a "liga" necessária para dar consistência ao mingau….assim, fui excluindo ao máximo até oleie zero lactose ou de soja, amêndoas, etc. Abraços
Olá Silveira!
O tratamento da SII deve ser realizado por uma equipe multidisciplinar, composta pelo menos por médico (gastroenterologista), nutricionista (pois a dieta deve ser sempre individualizada), psicólogo e/ou psiquiatra. Enquanto o lado psicológico não estiver sendo tratado, os efeitos da medicação e da dieta serão insatisfatórios. Além disso, no início, pode ser necessário trocar a medicação ou ajustar sua dosagem. A dieta, muitas vezes também pode necessitar de alguns ajustes, exatamente pela necessidade de ser individualizada.
Converse com seu médico a respeito da medicação e procure ajuda de um nutricionista e de um psicólogo também. Procure manter a calma tb!!!
Gde abraço,
Juliana
Descobri há 9 meses que tenho intolerância à lactose e também a chamada SII (síndrome do intestino irritável). Minha vida está bem alterada, pois tenho com frequência diarréia mesmo estando na dieta. Faço uso do digedrat e mesmo assim as diarréias tem uma certa frequência. Gostaria de saber o que fazer para controlar melhor? Por favor me ajudem pois sou jovem e deixo de sair de casa com medo de passar vergonha nos cantos. Help!!!!!
Desde de já agradeço pela criação desta página que vem esclarecer muito sobre esta doença.
OI TUDO BEM TENHO O QUE VC TEM TAMBEM VC CONSEGUIU RESOLVER SEU PROBLEMA COM A DIARREIA EU FIQUEI SABENDO QUE ESSE DIGEDRAT DA DOR DE BARRIGA
Olá Michelle!
Não podemos fazer nenhum diagnóstico pela internet, ainda mais sem conhecê-la. É imprescindível que vc leve seus exames ao médico que os solicitou, para que o mesmo possa avaliá-los e fechar seu diagnóstico, para então, direcionar o tratamento. Se for o caso, o próprio médico fará a solicitação de outros exames, caso julgue necessário.
Gde abraço,
Juliana
Olá! Obrigada pelas informações que vocês prestam aqui neste site! Se possível, gostaria de entender como interpretar um exame de intolerância a Lactose que realizei recentemente: Glicemia em Jejum:112mg/dl – 30 minutos após: 106mg/dl – 60 minutos após: 79mg/dl. Uma colonoscopia conclui: Hiperplasia Linfóide de ceco. Curso com diarréia crônica há 7 meses, com melhora ante à retirada total de leite e derivados da alimentação. Estou sendo tratada como intolerante à lactose. Após estudar bastante sobre o tema, estou com dúvidas:poderia se tratar de alergia ao leite de vaca ou até mesmo alguma outra patologia? Será que seriam válidos alguns outros exames?
Obrigada pela orientação.
Karlla, se sua filha tem alergia ao leite de vaca, algumas receitas sem lactose não servirão para ela…vc deve ficar atenta não é à lactose e sim às proteínas do leite, que estão presentes no próprio leite, nos queijos, requeijão, iogurte, e preparações que levem leite ou estes alimentos na composição. Como também deve ficar atenta à presença de "traços de leite" em qualquer produto industrializado…nem sempre há esta informação no rótulo, mas vc pode entrar em contato com o sac dos fabricantes.
Como sua filha tem alergia a vários alimentos o melhor a fazer, é procurar ajuda de um nutricionista, especializado em alimentação infantil, para que este profissional trace um plano alimentar capaz de melhorar o estado nutricional dela, recuperar o peso e te dar todas as opções possíveis em termos de substituições de alimentos. É muito arriscado, tentar fazer por conta própria.
O que pudermos fazer para ajudar e esclarecer dúvidas, certamente faremos, mas não deixe de levá-la ao nutri…é tão importante quanto às consultas com o pediatra!!!
Vc pode procurar nos hospitais universitários, onde sempre há serviços de pediatria ou em hospitais pediátricos de referência, como o Hospital Jesus, no RJ.
Gde abraço!
Olá Silmara! Vc fez mais algum teste, pra detectar alergias alimentares? Vc sente alguma coisa quando ingere carne vermelha?
O diagnóstico de alergias alimentares deve ser feito por alergista. Procure se informar melhor com o médico q te atendeu ou então procure um especialista, para esclarecer a dúvida e saber se vc não precisa fazer mais nenhum exame.
Gde abraço.
Fiz recentemente um teste de tolerância à lactose. O medico não me explicou e só disse que eu tenho intolerancia a lactose; e os resultados foram os seguintes. jejum —– 81 mg/dl 30 min.—-109 mg/dl 60 min. —90 mg/dl. Ele disse também que tenho intolerância à carne vermelha. Em qual tipo de exame vejo estes valores? Obrigado Boa tarde.
Descobri este site na página de pesquisas quando estava à procura de receitas sem lactose. Minha filha de 03 anos, somente agora, descobrimos que tem alergia alimentar ao leite, soja, ovo e carne vermelha. De fato estou quase desesperada pois ela está 07 quilos abaixo do peso e com muita restrição alimentar. Estou vendo que este site se preocupa com a informação, onde muitas pessoas sofrem de intolerância/alergia e desconhecem. Caso alguém possa me ajudar, com dicas de receitas e alimentos, eu agradecerei e muito! Tenham um ótimo dia!
Olá Maria Aparecida!
Nós é que temos de agradecer a todas as mensagens de incentivo e agradecimento que recebemos…são muito importantes para nós!
Procure um especialista…pode ser um alergista…mas fique tranquila, que independente do resultado, o tratamento existe, e só requer certa dose de paciência e disciplina. Tb te aconselho, depois de feito o diagnóstico, a procurar um nutricionista, para te orientar quanto às melhores opções de alimentos, às substituições, e adequar a sua alimentação às suas necessidades nutricionais, evitando que vc desenvolva algum tipo de deficiência nutricional, principalmente de proteínas e cálcio.
Gde abraço!
Prezada Juliana, agradeço a atenção e a agilidade na resposta. Nota-se que, de fato, vocês são sérios no que se propõem a fazer. Só lamento a resposta, pois se já estava difícil conviver com a IL, tanto mais com a alergia à proteína do leite.
Seguirei seu conselho e procurarei um especialista.
Abraços,
Cida Resende
Maria Aparecida, o teste cutâneo é utilizado para detectar alergia e não intolerância. Se o resultado deste teste deu positivo, é muito mais provável que vc seja alérgica às proteínas do leite de vaca e não intolerante à lactose. E neste caso, a dieta para os alérgicos necessita de mais restrições que na IL, pois qualquer fração de proteína do leite, presente na alimentação pode desencadear os sintomas.
Converse com seu médico sobre os testes q vc fez, para esclarecer as dúvidas quanto ao seu diagnóstico.
Gde abraço,
Juliana
As perguntas realmente foram pontuais, e as respostas, esclarecedoras. Parabéns!
Prezados Senhores, desde que fui informada que era intolerante à lactose, venho acompanhando o assunto pela internet. Em nenhum momento li que um dos testes para se detectar a doença também é feito por via cutânea, como foi o meu caso – através de um ínfimo corte na pele, foi introduzida uma substância que atestou a intolerância. Pergunto: até que ponto este resultado é confiável? É o suficiente para se confirmar a doença?
Há anos sofro com sintomas tais como: inchaços na região abdominal, pernas, pés e lombar; flatulência; cólicas estomacais e ao consumir o leite de caixinha, diarréia. Fiz inúmeros exames, inclusive de rins que nada detectaram, a não ser este “teste alérgico”.
Por favor me orientem!
Antecipadamente grata,
Aparecida Resende