fbpx

7 dicas para você não sofrer com os sintomas da intolerância à lactose neste feriado

7 dicas para não sofrer com sintomas da intolerãncia à lactoseCom o feriado que se aproxima, muitos já estão de malas prontas para a viagem ou pelo menos para tirar alguns dias de descanso com a família e os amigos. Para quem vai estar longe de casa nestes dias, seguem algumas dicas que vão ajudar você a não sofrer com os sintomas típicos da IL.

1. Leve com você alguns alimentos que você mais gosta. Nem sempre você encontrará os produtos que está acostumado a comprar em seu supermercado, principalmente se você vai para cidades do interior do estado ou para a praia. No caso de crianças com intolerância à lactose, esta é uma dica ainda mais importante.

2. Vai almoçar na casa de familiares? Converse com a pessoa que for preparar o almoço / jantar e peça – caso o almoço inclua leite ou derivados – para separem para você uma porção sem estes ingredientes. Explique, se achar necessário, quais ingredientes não podem estar em sua alimentação. Às vezes falamos em “lactose” e muitas pessoas nos olham com um ar de “isso pega?” É bom explicar, pois assim você evita constrangimentos. Lembro de uma vez ter ido à casa da mãe de um de nossos amigos para um almoço e esqueci completamente de avisá-la sobre minha intolerância alimentar. Ela havia preparado uma entrada de beringelas gratinadas, strogonoff como prato principal e de sobremesa uma torta de bombons com leite condensado. Foi uma tristeza (para ambas as partes!)

3. Vai almoçar em um restaurante? Dê preferência por pratos que tradicionalmente não levam leite ou derivados. Se você estiver em viagem, você possivelmente irá a um restaurante desconhecido e não saberá como o prato é preparado. Infelizmente muitos garçons sabem pouco ou quase nada sobre os ingredientes utilizados nos pratos. Por tanto, se você possui baixa tolerância à lactose, peça para o garçom conversar com o cozinheiro e certificar-se dos ingredientes.

4. Você não resiste a um doce? Aproveite e leve para o seu almoço em família a sua sobremesa favorita (sem lactose, é claro!). Todos vão poder apreciar e você não corre o risco de ficar “lambendo os dedos” vendo todos comer aquela torta de brigadeiro que a sua tia preparou.

5. Se você usa cápsulas de lactase não esqueça de colocá-las na mala. É justamente em viagens que mais se utiliza este suplemento, pois estamos quase sempre fazendo nossas refeições na rua.

6. Já comprou chocolates sem lactose para esta Páscoa? Ainda há tempo! Veja as dicas de chocolates sem lactose na matéria Páscoa com sabor de chocolate.

7. Vai viajar de avião? Prepare um lanche para você ou seus filhos, pois são raras as vezes que você irá encontrar lanches que não contenham leite, queijo, e outros derivados. Mesmo algumas barrinhas de cereais que são comumente distribuídas em aviões contém lactose. E quando bate a fome no avião, não tem para onde correr (literalmente).

Bom feriado a todos!

Luciane é fundadora e editora do Semlactose.com há mais de 10 anos e sócia da Anitah Alimentos, empresa de alimentos sem glúten e sem lactose. Luciane descobriu sua intolerância à lactose em 2006 e desde então atua como pesquisadora sobre o tema de intolerâncias e alergias alimentares criando e adaptando receitas, além de aprimorar suas habilidades culinárias através de cursos de gastronomia no Brasil e no exterior.

Baixe grátis nosso ebook e aprenda os

7 Passos para uma

alimentação sem leite

AO SEGUIR NOSSO PERFIL NO INSTAGRAM VOCÊ RECEBE GRÁTIS O LINK PARA BAIXAR SEU EBOOK

Não, obrigado.