Anúncio

Tarteletes de palmito com requeijão zero lactose

0

Para fazer essas tarteletes queria criar uma base que não fosse como as tradicionais bases de farinha. Estava querendo algo mais nutritivo, mas que ficasse firme como a base da tartelete deve ser. Depois de pesquisar alguns ingredientes, resolvi testar uma mistura de cenoura, coco ralado, azeite de oliva e um pouquinho de amido de milho para dar liga. Preparei a massa, coloquei no forno e cruzei os dedos! Quinze minutos depois retiro a tartelete do forno e como que por encanto ela sai perfeita da sua forminha, meio tostadinha, meio crocante, com um sabor delicioso e um cheirinho que me lembrou bombocado assado! Apaixonei!!

O recheio ficou maravilhoso e o complemento ideal para essas tarteletes. O requeijão zero lactose Itambé Nolac, adicionado à batata baroa forma um creme que quando servido quente se derrete na boca! O palmito e o alho poró completam o sabor desse recheio delicioso!

Você pode fazer essas tarteletes para servir como entrada, como acompanhamento de outros pratos ou ainda como aperitivos em uma festinha de aniversário.

INGREDIENTES DA TARTELETE

  • 160g de cenoura crua
  • 1/2 xícara + 2 colheres de sopa de coco ralado não adoçado
  • 4 colheres de sopa de amido de milho
  • 1 colher de azeite de oliva + azeite para untar as forminhas
  • sal à gosto

INGREDIENTES DO RECHEIO

  • 400g gramas de batata baroa (mandioquinha)
  • 1 pote (220g) de requeijão zero lactose Itambé Nolac
  • 6 palmitos em conserva, cortados em rodelas
  • 100g de alho poró cortado em rodelas
  • sal e pimenta moída à gosto

Observação: Você vai precisar de 10 forminhas de empada e um mixer ou processador de alimentos.

PREPARO DAS TARTELETES

  1. Descasque e corte em pedaços a cenoura. Coloque em um processador junto com o coco ralado e triture tudo por alguns segundos. Coloque a mistura em um recipiente e acrescente o amido de milho, o azeite e o sal. Misture bem.
  2. Unte 10 forminhas de empada e com uma colher de chá preencha cada forminha com o suficiente de massa para fazer a tartelete. Não deixe a base fina demais para que ela não se rompa. Use a ponta dos dedos para comprimir a massa na base e nas laterais.
  3. Leve as forminhas para assar em forno médio pré-aquecido por cerca de 15 minutos ou até as bordas das tarteletes começarem a ficar douradas.
  4. Retire do forno e deixe esfriar por alguns minutos.
  5. Vire as forminhas para retirar as tarteletes. Elas devem se desgrudar com muita facilidade. Se alguma estiver grudada, use uma faca para ajudar a desgrudar da borda.

Tartelete de cenoura e coco

PREPARO DO RECHEIO

  1. Corte o alho poró em tirinhas finas e refoque-o com um pouco de azeite, sal e pimenta moída. Reserve.
  2. Descasque e cozinhe a batata baroa até ficar bem macia. Escorra, coloque em um recipiente de vidro e amasse bem com auxilio de um garfo. Adicione o requeijão e faça um purê com auxílio de um mixer.
  3. Corte o palmito em rodelas finas e adicione ao creme de batata baroa e requeijão. Reserve algumas rodelas de palmito para enfeitar suas tarteletes.
  4. Adicione o alho poró à mistura e reserve uma pequena porção para enfeitar suas tarteletes.
  5. Preencha as tarteletes com o creme. Enfeite-as com alho poró e palmito.
  6. Antes de servir, você pode aquecê-las em forno médio por cerca de 10 minutos.

Tarteletes de palmito com requeijão zero lactose

Esta receita é oferecida pela Itambé Nolac, uma linha completa de produtos zero lactose. Para acompanhar as demais Receitas Itambé Nolac publicadas em nosso site, inscreva-se na nossa newsletter (é gratuita) ou siga-nos nas redes sociais.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

Deixe um comentário