Anúncio

Creme de espinafre com biomassa de banana verde

0

Virei fã de biomassa de banana verde. Ela é uma massa de consistência firme e cremosa, super versátil, se adaptando a receitas doces e salgadas. Ela é muito útil para substituir alguns alimentos lácteos como o creme de leite e o leite condensado. Com ela é possível preparar maionese, molhos para salada e massas, doces cremosos, pães e uma infinidade de outras receitas.

Além disso, ela possui tantos benefícios para a nossa saúde que passei a colocar a biomassa de banana verde entre os ingredientes que gosto de ter sempre em casa. Você pode encontrar a biomassa pronta para uso em algumas lojas de alimentos especiais, mas eu prefiro fazer a biomassa em casa com banana verde que compro na feira de alimentos orgânicos. Depois de pronta, congelo pequenas porções e retiro do freezer apenas o que vou utilizar.

O creme de espinafre pode ser usado em lasanhas, vegetais grelhados ou assados, e também é um excelente acompanhamento para peixes, carnes e massas. Nesta receita o creme de espinafre fica bem consistente, mas se você preferir um pouco mais líquido, para usá-lo como um molho, apenas acrescente um pouco mais de água e azeite.

Você pode prepará-lo e conservar sob refrigeração por até 5 dias e também pode congelá-lo por até 2 meses.

INGREDIENTES

  • 130g de biomassa de banana verde
  • 100g de espinafre cozido e espremido
  • 1/3 de xícara de azeite de oliva
  • 3 colheres de sopa de água morna
  • 2 colheres de sopa de suco de limão
  • 1 colher de sopa de tahine (opcional)
  • 1/4 de colher de chá de alho granulado (ou alho fresco)
  • sal à gosto

PREPARO

  1. Coloque no liquidificador a biomassa, a água morna e o azeite. Bata bem por alguns segundos até obter uma pasta cremosa.
  2. Adicione os demais ingredientes, bata por mais alguns segundos até obter uma pasta cremosa e homogênea. Teste o sabor e ajuste os temperos conforme necessário.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

Deixe um comentário