Anúncio

Naked Cake de maracujá e chocolate zero lactose

0

Os Naked Cakes (que em inglês significa “bolo pelado”), são assim chamados por não terem uma cobertura externa, como a maioria dos bolos de festa possuem. Ao invés de cobertura, os Naked Cakes são decorados com frutas e flores e as camadas de recheio ficam sempre bem à vista. É uma forma diferente e mais simples de preparar um bolo de festa e o resultado fica incrível!

Nós preparamos uma versão de Naked Cake zero lactose e zero glúten com brigadeiro de maracujá e ganache de chocolate elaborados com leite condensado e creme de leite ITAMBÉ NOLAC. A receita do bolo é um pão de ló, uma massa super fofinha à base de ovos, açúcar e farinha.

INGREDIENTES

Pão de ló

  • 6 ovos
  • 8 colheres de sopa de mix de farinhas sem glúten (ou farinha de trigo)*
  • 6 colheres de sopa de açúcar demerara
  • 1 colher de chá de fermento em pó
  • 1/4 de colher de chá de essência de baunilha
  • Pitada de sal

Brigadeiro de maracujá

Ganache de chocolate

PREPARO DO PÃO DE LÓ

  1. Em uma batedeira ou com um mixer, bata as claras em neve. Adicione aos poucos o açúcar e continue batendo. Por ultimo, adicione as gemas e a essência de baunilha e bata mais até obter um creme super leve.
  2. Incorpore a farinha e o sal delicadamente à mistura de ovos usando uma espátula.
  3. Forre com papel manteiga o fundo de uma forma de 20cm e 15cm de diâmetro. Unte o papel manteiga e as laterais com óleo vegetal.
  4. Despeje a massa nas formas e leve-as ao forno pré-aquecido em 200 graus por 20 minutos. Retire a forma menor uns 5 minutos antes. A massa crescerá rapidamente e ficará dourada.
  5. Deixe esfriar e desenforme. Para retirar o papel manteiga eu deixei o pão de ló no refrigerador para esfriar por completo.

PREPARO DO BRIGADEIRO DE MARACUJÁ

  1. Coloque o amido de milho em um recipiente pequeno. Adicione a polpa de maracujá e mexa bem até dissolver por completo.
  2. Coloque o leite condensado na panela e acrescente a mistura de maracujá com amido de milho. Misture bem e prepare o seu brigadeiro em fogo baixo mexendo sempre até a massa se desgrudar do fundo da panela. Reserve.

PREPARO DA GANACHE DE CHOCOLATE

  1. Coloque o creme de leite em uma panela pequena de fundo grosso.
  2. Coloque o chocolate picado e aqueça a mistura em fogo baixo mexendo sempre até o chocolate se dissolver por completo. Reserve.

MONTAGEM DO BOLO

  1. Com uma faca bem afiada, corte os dois bolos ao meio, fazendo 2 camadas cada.
  2. Espalhe todo o recheio do brigadeiro de maracujá nesta primeira camada. Você pode usar uma manga de confeiteiro ou um saco plástico com um furinho na ponta para facilitar.
  3. Coloque a segunda camada de bolo, retire a metade de cima e preencha com um pouco da ganache de chocolate. Cubra com a outra metade de pão de ló.
  4. Por fim, derrame o restante da ganache por cima do bolo. Se vc achar que a consistência da ganache está muito firme, adicione 2 a 3 colheres de sopa de água morna, mexa bem até deixar o creme bem homogêneo e espalhe a cobertura.
Dicas

POLPA DE MARACUJÁ: Eu prefiro sempre usar a fruta fresca do que um produto industrializado. Para fazer a polpa bastam 2 maracujás pequenos, bem recheados de sementes. Bata no liquidificador por alguns segundos sem água. O próprio suco do maracujá será suficiente. Coe e use na sua receita.

FARINHA SEM GLÚTEN: Você pode usar um mix de farinha sem glúten que você compra pronto, ou para esta receita você pode apenas misturar 4 colheres de farinha de arroz e 2 colheres de amido de milho ou fécula de batata. Se você não utiliza farinha sem glúten, poderá usar a farinha de trigo na mesma proporção da receita.

FORMAS: para esta receita eu usei duas formas. Uma de 20cm e outra menor, de 15cm de diâmetro. Se você tiver apenas uma forma de 20cm, asse 2/3 da massa em uma fornada e depois asse 1/3 da massa em uma segunda fornada. O bolo que ficou mais alto você irá cortá-lo em 2 camadas. A terceira camada será o bolo mais fino, que você assou por último. Desta forma você terá um bolo de 3 camadas.

Esta receita é oferecida pela Itambé Nolac, uma linha completa de produtos zero lactose. Para acompanhar as demais Receitas Itambé Nolac publicadas em nosso site, inscreva-se na nossa newsletter (é gratuita) ou siga-nos nas redes sociais.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

Deixe um comentário