Anúncio

Tiramisú zero lactose

2

Ela atravessou o oceano e chegou ao Brasil para ser adorada e devorada! Estou falando do Tiramisú, sobremesa típica italiana, simples de fazer e que, pela dificuldade de encontrar alguns dos seus ingredientes, recebeu algumas adaptações em terras tropicais.

A gente resolveu criar a nossa versão de Tiramisú com uma adaptação do queijo mascarpone, um dos ingredientes originais desta receita encontrado apenas em alguns empórios e supermercados do Brasil. O Mascarpone é um queijo cremoso, em forma de pasta bem consistente, de sabor suave, que lembra o sabor de requeijão.

Nesta versão, utilizamos uma mistura de creme de leite e o requeijão zero lactose Itambé Nolac para fazer o nosso creme tipo mascarpone. Com o creme pronto, é só montar o seu Tiramisú e servir!!

INGREDIENTES – CREME

INGREDIENTES – RECHEIO E FINALIZAÇÃO

  • 150g de biscoitos champagne
  • 4 xícaras de expresso (café forte)
  • 2 colheres de sopa vinho do porto*
  • 2 colheres de sopa de cacau em pó para finalizar a sobremesa

Tiramisú zero lactose

PREPARO
1. Prepare o creme de gemas – Coloque o açúcar e a água em um recipiente de vidro e leve ao microondas por 1 minuto (ou aqueça a mistura em fogo baixo até o açúcar dissolver por completo). Coloque as gemas em uma vasilha e vá batendo enquanto adiciona o açúcar quente sobre as gemas. Desta forma pasteurizamos as gemas.

2. Usando o liquidificador ou um mixer, misture o creme de gemas, o requeijão e o creme de leite sem soro. Bata tudo por alguns segundos até virar um creme homogêneo. Acrescente a gelatina hidratada e aquecida conforme as instruções do fabricante. Bata mais alguns segundos e despeje o creme em um recipiente para levar ao refrigerador. Mantenha-o sob refrigeração até ficar firme (pelo menos 2 horas no refrigerador). Retire do refrigerador e bata novamente. Ele deve ficar um creme pastoso, de textura similar a um doce de leite.

3. Prepare os biscoitos – Em um recipiente fundo e largo o suficiente para caber os biscoitos, coloque o café morno e o vinho do porto. Molhe rapidamente os biscoitos um a um e coloque-os em fileiras em uma travessa pequena (15 x 10 cm) ou acomode-os em taças. (O biscoito champagne é extremamente poroso e absorve líquidos com muita facilidade. Se vc deixar alguns segundos a mais no líquido eles podem se desmanchar)

3. Cubra os biscoitos com uma camada de creme. Repita o mesmo processo para fazer uma nova camada de biscoitos.

4. Cubra a nova camada com creme e finalize com cacau em pó pulverizado com um coador. Mantenha sob refrigeração até a hora de servir.

Dicas
Dicas: o vinho original da receita de tiramisu é o marsala, um vinho adocicado que lembra o vinho do Porto. Como ele é mais difícil de ser encontrado no Brasil, nossa sugestão é substituí-lo pelo vinho do Porto ou até por um licor de sua preferência.

Esta receita é oferecida pela Itambé Nolac, uma linha completa de produtos zero lactose. Para acompanhar as demais Receitas Itambé Nolac publicadas em nosso site, inscreva-se na nossa newsletter (é gratuita) ou siga-nos nas redes sociais.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

2 Comentários

    • Luciane Baldo on

      Gina, Não sei se os produtos da Itambé são distribuídos em POA, mas faça contato com o SAC da empresa e peça mais informações. 0800 703-4050.

Deixe um comentário