Docinhos de coco e castanha (sem leite e sem glúten)

0

Você adora um docinho, mas não curte passar muito tempo na cozinha? Essa receita foi feita pensando em você! Os ingredientes não vão ao fogo e em 5 minutos você bate tudo no processador!

A mistura da crocância das amêndoas e castanhas, com o sabor suave das tâmaras e o toque cítrico do limão, deixa um sabor incrível nesses docinhos. E o melhor: você come sem culpa, já que eles são super nutritivos! Outra vantagem: A receita não contém lactose, proteínas do leite, ovos, soja ou glúten. As crianças (que não forem alérgicas a amêndias ou castanhas) podem consumir à vontade!

Para incrementar esses docinhos, você pode fincar palitos nas bolinhas e mergulhá-las no chocolate, fazendo trufas! Ficam magníficas! Outra opção legal é usar esta receita como base de tortas.

Bora preparar essa delícia?

INGREDIENTES

  • 1 xícara de tâmaras*
  • 1/2 xícara de amêndoas com pele
  • 1/2 xícara de castanhas de caju
  • 1/2 xícara de coco ralado não adoçado
  • 1/2 colher de sopa de melado de cana
  • 1 1/2 colheres de sopa de óleo de coco
  • 1 colher de sopa de suco de limão
  • raspas de 1 limão

PREPARO
1. Coloque todos os ingredientes no processador. Bata tudo até ficar com aspecto de triturado (não deve ficar uma pasta homogênea. Você deve ver pequenos pedacinhos dos ingredientes)
2. Faça bolinhas com uma quantidade de massa de uma colher de sopa pressionando bem a massa.
3. Leve as bolinhas ao refrigerador para firmarem.
4. Para servir, coloque raspas de limão por cima, banhe em chocolate ou decore como preferir.

Dicas
Eu sei que tâmaras não são fáceis de encontrar em qualquer lugar. Mas como outras frutas secas, elas se conservam bem por alguns meses. Por isso, quando você encontrar tâmaras no mercado, compre e guarde para preparar esta e outras receitas. Um ótimo ingrediente para você ter na sua despensa. Se você não encontrar tâmaras, substitua-as por ameixas ou mesmo damascos. O sabor ficará um pouco diferente, mas ainda assim, acho que vai valer a pena!
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

Deixe um comentário