Anúncio

Sorvete de baunilha com caramelo salgado

0

Sorvete é o doce tudo-de-bom, aquele que todos amam, e nos dias mais quentes não tem quem resista a esse doce geladinho e cremoso!

Eu amo sorvete cremoso. Se for zero lactose, então, amo muuuuito! Resolvi preparar um clássico sorvete de baunilha com uma calda de caramelo salgado. Nunca experimentou caramelo salgado?? É ainda melhor que o caramelo comum, pois no final fica um suave gostinho de sal, quebrando o doce do caramelo.

Essa receita foi elaborada com o creme de leite e leite integral zero lactose da Itambé Nolac. O nosso sorvete também é isento de glúten.

sorvete de baunilha com caramelo salgado

SORVETE DE BAUNILHA

CARAMELO SALGADO

PARA ENFEITAR

  • 50 g de castanhas de caju moídas
  • 100 g de raspas de chocolate sem leite

VOCÊ VAI PRECISAR:

  • Fouê: sabe aquele utensílio com um fios de metal em formato de U que se utiliza para bater claras? Ele ajuda muito na hora de fazer um creme de ovos!
  • Vasilha ou panela de alumínio ou inox com uma bacia de gelo OU uma sorveteira. Como imagino que são poucas as pessoas que tem uma sorveteira, vamos pensar a receita para usarmos essa forma caseira de preparar nosso sorvete. COLOQUE A VASILHA NO FREEZER ANTES DE INICIAR O PREPARO.

PREPARO

  1. Separe as gemas, e bata-as manualmente com o açúcar até formar um creme amarelo claro.
  2. Coloque o leite e a baunilha na panela, aqueça-o por alguns minutos, até que ele esteja morno. Desligue. Acrescente a gemada mexendo a mistura com um fouê para misturar bem e não empelotar.
  3. Ligue o fogo novamente e mexa sempre até o creme encorpar levemente, sem deixá-lo ferver!! Essa etapa é crítica. Se você deixar o creme ferver, muito possivelmente ele irá talhar. Muita atenção nessa hora. Desligue, deixe amornar, e acrescente o creme de leite. Misture bem e despeje na vasilha/panela de inox. Leve a vasilha ao freezer por 45 minutos.
  4. Prepare o caramelo: coloque em uma panela de fundo grosso a água, o açúcar, misture e cozinhe em fogo baixo SEM MEXER. O caramelo cristalizará se você mexer a calda. A cor da sua calda ficará mais escura, quanto mais tempo você deixar ela em cozimento. Cuide apenas para não deixar o açúcar queimar. Isso deverá demorar entre 30 a 40 minutos.
  5. Deixe amornar, aqueça o creme de leite no microondas por uns 30 segundos, e adicione ao caramelo mexendo bem.
  6. Por fim, adicione ao caramelo uma pitada de sal. O sabor ideal do caramelo salgado é quando o caramelo fica com um leve gostinho de sal.
  7. Prepare o sorvete: se você usar a sua sorveteira, coloque o creme de baunilha, ligue a sorveteria e siga as instruções do fabricante. Se você for fazer manualmente, retire a vasilha do freezer, coloque-a dentro da bacia de gelo e comece a mexer por uns 10 minutos. Retorne ao freezer por mais 1 hora. Retire e mexa por mais uns 10 minutos dentro da bacia de gelo. Repita a operação, se necessário, até obter uma massa cremosa e consistente.
  8. Coloque a massa do sorvete em uma vasilha e adicione camadas de caramelo. Termine com a calda de caramelo e leve ao freezer por 8 horas.
  9. Sirva o sorvete com castanhas de caju e raspas de chocolate.

Esta receita é oferecida pela Itambé Nolac, uma linha completa de produtos zero lactose. Para acompanhar as demais Receitas Itambé Nolac publicadas em nosso site, inscreva-se na nossa newsletter (é gratuita) ou siga-nos nas redes sociais.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

Deixe um comentário