Anúncio

Canelone de berinjela com ricota de castanhas

0

Coloquei esta receita na minha lista de favoritas deste ano! E acredito que você também tem todos os motivos para se apaixonar por este prato! Ele é uma ótima opção não só para quem busca uma alimentação nutritiva e saudável, low carb, como para quem tem intolerâncias ou alergias alimentares ou ainda para o seu amigo vegetariano ou vegano. E sabe o que mais? Lembra comida da casa da vó!

E como faz essa maravilha? Não tem mistério. O único ingrediente que você deverá ter pronto de antemão é a polpa de castanhas, que você obtém ao preparar leite vegetal de castanha do pará ou de amêndoas. Eu costumo guardar a polpa congelada e depois retiro do freezer a quantidade necessária para fazer alguma receita. Se você não prepara leite vegetal em casa, comece já!! Não tem paciência nem tempo pra isso? Você pode optar por usar uma ricota zero lactose ou ainda um queijo cottage zero lactose (ingredientes lácteos com enzima lactase).

Como fazer leite vegetal caseiro

INGREDIENTES

  • 3 berinjelas médias
  • água flltrada + 1 colher de sal (para molho da berinjela)
  • 250 g ricota de castanhas / amêndoas (veja como preparar esta ricota)
  • 1 lata de tomates pelados ou 6 tomates frescos sem pele
  • 2 colheres de sopa de azeite de oliva
  • 1 dente de alho
  • 1/2 cebola média
  • sal e pimenta à gosto

PREPARO

  1. Corte a berinjela em fatias bem finas no sentido do seu comprimento. Coloque as berinjelas em uma vasilha com água e sal. Deixe-as por uns 15 minutos para retirar o sabor amargo e escorra bem.
  2. Unte com óleo uma forma grande e leve as fatias de berinjela ao forno para fazer um pré-cozimento. Asse-as por 20 minutos e reserve.
  3. Prepare o molho de tomates. Doure a cebola e o alho picados no azeite. Adicione os tomates picados em cubos, cozinhe por alguns minutos. Adicione sal e pimenta à gosto.

Canelone de berinjela sem leite

MONTAGEM

  1. Coloque 2 colheres de sopa de molho de tomate no fundo de uma assadeira 20 x 25 cm apenas para fazer uma fina camada e evitar que o canelone grude no fundo.
  2. Pegue uma fatia de berinjela, adicione uma colher de chá de ricota e enrole-a até formar um rolinho. Disponha o rolinho dentro da assadeira.
  3. Repita este processo até terminar a berinjela. Quando você tiver fatias mais finas, junte-as para ficarem do mesmo tamanho de uma fatia mais larga e enrole da mesma forma.
  4. Despeje por cima dos rolinhos o molho de tomates e salpique o restante de ricota por cima do molho.
  5. Asse em forno médio pré-aquecido por 15 a 20 minutos.
  6. Sirva quente.

 

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

Deixe um comentário