Anúncio

Mousse de queijo zero lactose

0

Sabe aquele tipo de receita facílima de fazer e com um visual lindo? Essa receita reúne essas duas qualidades e vai além: é super saborosa e todos vão se encantar e achar que você é um(a) super chef de cozinha!

O segredo dessa mousse está na forma. Eu usei uma forma de silicone em formato de flor. Existem diversos formatos lindos de formas de silicone. Se você já tem essas formas em casa, ótimo. Se não tem, está aí uma ótima oportunidade de investir em uma. Existem milhares de opções que você pode encontrar em supermercados, lojas de utensílios domésticos e lojas virtuais. o importante da forma de silicone é que ela sai com muita facilidade, o que garante uma mousse linda. A forma que eu utilizei é grande (26 cm de diâmetro). Se você utilizar uma forma menor, reduza a receita proporcionalmente.

INGREDIENTES:

  • 1 kg de cottage zero lactose
  • 500g de creme de leite zero lactose
  • 100 ml de água
  • 8 azeitonas verdes
  • 1 dente de alho (opcional)
  • 1 colher de chá de sal
  • 2 pacotes de gelatina incolor em pó (24 g)
  • 10 colheres de sopa de água
  • Geleia de pimenta para decorar

PREPARO

  1. Em um pequeno recipiente de vidro, coloque a gelatina em pó com 10 colheres de sopa de água e deixe dissolver por completo. Aqueça no microondas por 25 segundos e reserve.
  2. Coloque todos os demais ingredientes no liquidificador e bata tudo por alguns segundos até que os ingredientes se incorporem por completo. Teste o sabor e veja se é necessário acrescentar mais sal.
  3. Adicione a gelatina e bata por mais alguns segundos.
  4. Derrame a mistura na sua forma de silicone e leve-a ao freezer por pelo menos 4 horas.
  5. Duas horas antes de servir a mousse, retire-a do freezer e deseforme-a com delicadeza, virando as bordas da forma de silicone para cima. O fato de a mousse estar congelada irá facilitar muito para retirá-la da forma. Deixe-a descongelar em temperatura ambiente. Ela irá permanecer firme por conter gelatina.
  6. Decore com geleia de pimenta (o doce da geleia dá um contraste de sabores muito legal na mousse de queijo)
  7. Sirva com pedacinhos de pães ou com salada de verdes.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

Deixe um comentário