Anúncio

Bombons de morango com creme de amêndoas

4

Aposto que você vê aquelas fotos com bombons de brigadeiro de leite ninho e morangos e fica babando, morrendo de vontade de experimentar. Pois agora você não precisa mais ficar só na vontade! Essa receita é maravilhosa e esses bombons vão deixar todo mundo com água na boca!

Vale lembrar que essa versão é menos calórica e mais saudável do que a tradicional. (Não é ainda melhor??) O creme de amêndoas é feito com polpa de amêndoa (aquela que sobra do leite vegetal de amêndoas que preparamos em casa), açúcar (em bem menor quantidade do que o de um leite condensado), leite de coco e leite de soja em pó. O chocolate é amargo com 70% de cacau. A receita é isenta de lactose, proteínas do leite e glúten.

INGREDIENTES

  • 120g de chocolate sem leite 70% cacau
  • 60g de polpa de amêndoas
  • 40g de açúcar cristal ou demerara
  • 1 colher de sopa de leite de coco
  • 40g de leite de soja em pó
  • 1 colher de chá de licor de amêndoas (opcional)
  • 10 morangos maduros

PREPARO

  1. Prepare o creme de amêndoas – coloque em uma vasilha a polpa de amêndoas, o açúcar, o leite de coco e o leite de soja e misture bem todos os ingredientes até formar uma pasta homogênea.
  2. Coloque um pouco desta pasta na palma da mão, coloque o morango em cima e comece a moldar a massa em volta do morango, cobrindo-o por completo. Repita o procedimento para todos os morangos.
  3. Leve os bombons ao freezer por cerca de 1 hora.
  4. Coloque o chocolate em pedaços em um pequeno recipiente de vidro e leve-o ao microondas por cerca de 50 segundos. Ele deverá ficar líquido.
  5. Retire os bombons do freezer e com o auxílio de um garfo, coloque um bombom por vez em cima do garfo e derrame por cima um pouco de chocolate até envolvê-lo por completo. Você vai perceber que o chocolate rapidamente ficará firme.
  6. Coloque os bombons em cima de uma folha de papel manteiga. Se a temperatura ambiente estiver até 20 graus vc pode deixar as trufas secarem em cima de um balcão. Se a temperatura estiver mais alta, sugiro levar ao refrigerador por pelo menos uns 15 minutos.

 

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

4 Comentários

    • Luciane Baldo on

      Fernanda, a polpa de amêndoas é o que sobra das amêndoas quando preparamos o leite de amêndoas. Para fazer o leite vc deve deixá-las de molho por 8 horas, bater com água e coar com um pano de voal ou um filtro de pano de coar café. O que sobra no coador é a polpa, que pode ser utilizada em diversos preparos. Veja como fazer o leite caseiro de castanhas neste link. O preparo é o mesmo, porém, nesta receita, uso castanhas. http://semlactose.com/index.php/2011/08/03/leite-de-castanhas-caseiro/

  1. Olá li seu artigo e gostaria de parabenizar o cuidado e dedicação com que faz por aqui ! Minha esposa teve intolerância a lactose na gestação e nosso baby nasceu a um mês e vejo que ele se contorce e chora muito! Após ler esse artigo vi que o leite humano contém mais lactose e penso agora será que o bebê pode ter ? Sendo que a mãe nunca teve e ele chora muito parece de dor !

    • Luciane Baldo on

      Oi Márcio, Obrigada pelos elogios. Se o seu bebê tivesse intolerância à lactose os sintomas seriam muito mais graves do que apenas sintomas de cólica. Os casos de bebês com IL (IL congênita) são bem raros. É normal que bebês sintam cólicas por diferentes fatores. Converse com o seu pediatra e veja sua opinião. Abs

Deixe um comentário