Anúncio

Arroz doce (sem leite)

3

Arroz doce lembra sobremesa de infância e festa junina, não é mesmo? Também chamado de arroz de leite, essa sobremesa teve origem na Ásia, foi levada para a Europa e possivelmente chegou até o Brasil pelos portugueses. Nesses últimos anos, o brasileiro decidiu acrescentar leite condensado e creme de leite, deixando a sobremesa muito mais doce e calórica.

A minha proposta para esta versão que criei foi revisitar a receita original e prepará-la sem o uso de ingredientes lácteos. Para dar aquela cremosidade que a gente tanto gosta, decidi usar o arroz carnaroli, usado para fazer risotos. Esse arroz, em contato com o vinho, solta bastante amido, deixando o risoto bem cremoso. Resolvi aplicar esse mesmo princípio para o nosso arroz doce. Ao invés do leite de vaca, utilizei uma mescla de leite vegetal com leite de coco; este último possui um teor de gordura maior e também ajuda a dar a cremosidade necessária. Reduzi o açúcar ao mínimo necessário, mas você pode decidir na hora de preparar o seu arroz doce se vai querer adicionar um pouco mais. Vamos aos ingredientes?

INGREDIENTES

  • 1 xícara de arroz carnaroli ou arbório*
  • 200 ml de vinho branco
  • 2 xícaras de leite vegetal (pode ser leite de arroz, amêndoas, soja ou qualquer outro)
  • 1 xícara de leite de coco
  • raspas de 1/2 limão siciliano
  • 1/4 de colher de chá de essência de baunilha
  • 5 cravos
  • 2 gemas
  • 5 colheres de sopa de açúcar demerara
  • canela em pó (para servir a sobremesa)

PREPARO

  1. Coloque o arroz em uma panela de fundo grosso (para evitar que queime durante o cozimento)
  2. Adicione o vinho e deixe cozinhar em fogo baixo até evaporar quase por completo. Mexa com uma colher para garantir que o arroz ficará soltinho.
  3. Acrescente o leite vegetal e o leite de coco junto com a baunilha, os cravos e as raspas de limão e deixe o arroz cozinhar em fogo baixo por cerca de 25 minutos ou até ele estar bem macio.
  4. Bata as gemas com o açúcar com a ajuda de uma colher até ficar cremosa.
  5. Adicione a gemada mexendo sempre o arroz enquanto faz esta adição para evitar que empelote.
  6. Teste o sabor do creme, retire os cravos (eu prefiro servir sem eles) e sirva o arroz doce em potinhos com canela polvilhada por cima.
Dicas
*Você também pode usar o arroz branco comum para fazer esta receita. Mas neste caso não acho necessário adicionar o vinho. Comece o cozimento com o leite vegetal e o leite de coco. Também reduza o tempo de cozimento. O arroz branco comum deve ficar bem macio em torno de 15 minutos.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

3 Comentários

    • Luciane Baldo on

      Dalva, boa pergunta. Acho que dá. Você pode adicionar uma pitada de açafrão da terra em pó para dar aquele amarelinho do ovo e testar para ver como fica. O ovo também ajuda a dar consistência ao doce. Você pode adicionar um pouco de amido de milho caso necessário. bjs

  1. Sugiro cozinhar o arroz somente em água mesmo, é mais rápido, não derrama e fica mais macio. Depois acrescenta os leites e demais ingredientes. Ótima receita!

Deixe um comentário