Anúncio

Arroz romântico

0
Seja para comemorar o dia dos namorados, aniversário de namoro ou casamento, o segredo de uma comidinha especial não está apenas nos ingredientes, mas também no seu visual. Preparei esse arroz colorido com uma forma de coração para dar esse ar especial ao prato. A receita é super simples de fazer e você pode usar a sua criatividade para incrementar o seu arroz com os ingredientes que você gosta ou já tem em casa.

O arroz romântico pode ser acompanhado de frutos do mar, peixes ou uma carne vermelha. Uma dica legal é fazer essa Costela ao vinho tinto que fica nota 10!!

Forma para montagem do prato

Você encontra essas formas para cortar bolo em lojas de produtos para festas ou para confeitaria. Elas funcionam super bem para moldar cuscuz, purê de batatas, mandioca ou qualquer outro prato com ingredientes que você possa dar forma. Essas lojas têm diversas opções e formatos de formas. Outra opção é comprar esta forma pela internet.

2016-06-10 06.28.37

INGREDIENTES

  • 1 xícara de arroz negro + 4 xícaras de água + sal e 1/2 cebola pequena picada
  • 3/4 de xícara de lentinha + 3 xícaras de água + sal e 1/2 cebola pequena picada
  • 2 colheres de azeite de oliva
  • pimenta moída à gosto
  • 3 colheres de sopa de chia + 1/3 de xícara de água
  • 2 cenouras pequenas cozidas e cortadas em rodelas finas
  • 1 pepino cortado em rodelas finas
  • 10 azeitonas
  • 15 castanhas de caju

PREPARO

  1. Em panelas separadas, prepare o arroz e a lentilha. Refogue a cebola no azeite e adicione a lentilha + água e sal. Deixe cozinhar até a lentilha ficar macia (sem ficar desmanchada). Reserve.
  2. Refogue a outra metade da cebola em outra panela e adicione o arroz + água e sal. Deixe cozinhar até o arroz ficar macio. O arroz demora cerca de 10 a 15 minutos a mais para cozinhar do que a lentilha. Reserve.
  3. Coloque a chia em uma xícara com água e deixe alguns minutos. Ela formará um gel e servirá para unir a mistura de grãos e legumes, dando forma ao prato.
  4. Misture o arroz, a lentilha e adicione os demais ingredientes. Misture bem, adicione a pimenta moída e ajuste o sal, se necessário.
  5. Coloque a forma em cima do prato que você irá servir. Preencha a forma com a mistura. Com as costas de uma colher, pressione delicadamente todas as bordas para que na hora de desenformar o arroz fique firme. Deixe a mistura descansar na forma por uns 10 minutos e retire-a com bastante cuidado.
  6. Está pronto! Você pode decorar o seu arroz romântico como quiser. Eu coloquei por cima um molho pesto que já havia preparado. Vc pode acrescentar frutas ou ainda decorar com uma geleia de pimenta. Deve ficar uma delícia!!
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

Deixe um comentário