Anúncio

Queijos Veganos

0

A base do queijo é o leite, disso todos sabem. E os queijos veganos, afinal, são feitos de que? É sobre esse tema que o livro Queijos Veganos, da Editora Alaúde, trata. O livro apresenta ingredientes-base, técnicas de preparo e receitas bem elaboradas.

Um dos meus hobbies favoritos durante as minhas viagens, sejam elas curtas ou longas, é usar pelo menos um tempinho descobrindo novos livros de receitas do mundo free from (livre de ingredientes que possam causar alergia ou intolerância alimentar). Receitas veganas têm sido uma ótima alternativa para encontrar receitas saudáveis e sem o uso de ingredientes lácteos, já que o princípio do veganismo é a exclusão de todos os ingredientes de origem animal.

Nesta última passagem por Belo Horizonte, terra do queijo Minas e do pão de queijo, encontrei na livraria Quixote o livro Queijos Veganos, de Marie Laforêt. A autora é fotógrafa de profissão e segue uma dieta vegana. De origem francesa, a autora deve ter recebido muitas críticas de seus conterrâneos ao desenvolver receitas veganas de um alimento tido como símbolo nacional da frança! O mesmo eu diria sobre os mineiros. “Queijo sem leite? Uai, e isso lá existe?”, diriam os mineiros.

Queijos veganos são iguais aos queijos tradicionais?

Para quem quer conhecer um universo de sabores que lembram queijos, mas tem sua textura e sabores próprios, eu diria que vale muito a pena! O teor nutricional dos queijos veganos é muito mais rico em minerais e vitaminas, contando com gorduras mais saudáveis, provenientes de castanhas e nozes, uma das bases essenciais na produção do vegan cheese. Além dessas oleaginosas, os queijos veganos também levam óleo de coco, especiarias e líquidos fermentados. Outra vantagem é que esses queijos são realmente zero lactose!

Sobre o livro

A autora dá dicas completas, começando pelos ingredientes básicos para este tipo de preparação, utensílios e técnicas necessárias para a produção de queijos. O livro apresenta receitas nas versões veganas de queijos clássicos (mozzarela, cheddar, feta, ricotta). Na segunda parte as receitas são dedicadas aos queijos fermentados e por último a autora desenvolveu algumas receitas de queijos misturados com frutas e outros ingredientes. Tem até uma receita de fondue de queijo vegano, com aquele queijo puxa-puxa!!

Você pode encontrar o livro Queijos Veganos em livrarias de sua cidade ou pode também encomendar pela loja da Amazon.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

Deixe um comentário