Anúncio

Sorvete de queijo zero lactose com calda de goiabada

2

Não é à toa que a famosa combinação de queijo com goiabada leva o nome do casal mais romântico da literatura: Romeu e Julieta. Como dois sabores tão diferentes podem ficar tão maravilhosamente deliciosos juntos? Uma combinação perfeita de doce com salgado, quente com frio. Foi a partir desta ideia, e para continuar minhas aventuras de produção de sorvetes, que resolvi fazer esta sobremesa pra lá de gostosa!

Por ser preparado com ingredientes lácteos zero lactose, o sorvete ficou hiper cremoso, macio, realmente um sorvete similar ao que vc experimenta em sorveterias. O sabor lembra uma torta de cheesecake, devido ao sabor do queijo misturado ao creme de leite.

INGREDIENTES
  • 500 g de creme de leite fresco zero lactose
  • 200 g cottage zero lactose
  • 200 ml leite zero lactose
  • 1/2 xícara de açúcar demerara
  • 50 g de queijo macio (pode ser gouda, emental, feta zero lactose – é opcional, mas bem vindo)
  • Pitada de flor de sal
  • 300g de goiabada
  • Agua filtrada que baste para deixar a goiabada em ponto de calda

 Veja também:

Sorvete cremoso de limão com banana caramelada

Como fazer sorvete cremoso sem leite

PREPARO
  1. Coloque o leite e o açúcar na panela e mexa em fogo baixo até o açúcar desmanchar por completo. Coloque a mistura em uma vasilha pequena e leve ao refrigerador para esfriar.
  2. Bata no liquidificador o creme de leite, cottage, queijo, sal e a mistura de leite com açúcar fria. A mistura deve ficar totalmente homogênea.
  3. Leve o copo do liquidificador ao refrigerador para deixar a mistura resfriar por mais alguns minutos.
  4. Coloque a mistura na sorveteira por 30 minutos ou até formar um creme pastoso. Logo após, coloque o sorvete em um pote e leve ao freezer por 5 horas.
  5. Adicione 2 a 4 colheres de água filtrada à goiabada e leve-a ao microondas por alguns segundos para deixá-la aquecida. Mexa bem até a água incorporar à goiabada e ficar em ponto de calda. Sirva a calda quente, por cima do sorvete de queijo.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

2 Comentários

    • Luciane Baldo on

      Alécia, o leite, quando preparado com os grãos de kefir, tem redução de lactose. Essa redução irá depender do tempo em que o kefir fica em contato com o leite. O ideal é deixar pelo menos 48 horas para ter uma redução maior do teor de lactose.

Deixe um comentário