Anúncio

Creme de papaya com cassis (sem leite)

0

Se tem uma sobremesa que sempre está na lista das favoritas dos restaurantes em todo o Brasil é o famoso creme de mamão papaya com licor de cassis. Na versão tradicional, a fruta é batida com sorvete de creme, formando um creme gelado com uma cor salmão linda. O licor de cassis cai como uma luva nessa sobremesa.

Na versão sem leite, preparei um creme a base de leites vegetais que fica uma delícia e lembra muito a receita tradicional. Prepare em casa e mate toda a sua vontade de comer o creme de papaya com cassis. A receita é isenta de lactose, proteínas do leite e glúten.

INGREDIENTES

  • 200 ml de leite de coco integral
  • 200 ml de leite de arroz (ou amêndoas/castanha ou soja)
  • 10 tâmaras sem caroço
  • 1/8 de colher de chá de goma xantana
  • 300 g de mamão papaya
  • 80 – 100 ml de licor de cassis

Você também irá precisar de um mini processador de alimentos / mixer

PREPARO

  1. Coloque as tâmaras de molho em água morna por 20 minutos. Coloque as tâmaras no mini processador e bata por alguns minutos até formar um creme. Adicione uma ou duas colheres de sopa da água do molho para dar uma consistência mais cremosa. (Você também pode usar o liquidificador para esta parte, mas como a quantidade é pequena, o resultado pode não ficar tão bom)
  2. Coloque o leite de coco em uma vasilha de inox (preferencialmente) e leve-a ao freezer por cerca de 20 a 30 minutos.
  3. Quando o leite de coco começar a endurecer nas bordas está pronto para ser usado. Retire a vasilha do freezer e adicione o leite vegetal, o creme de tâmaras e bata com um mixer até obter uma mistura homogênea.
  4. Finalize usando a goma xantana para encorpar o creme.
  5. Leve ao freezer por cerca de 1 hora (apenas para deixar bem gelado – não deve ficar em ponto de sorvete)
  6. Sirva o creme bem gelado, em taças individuais e derrame por cima de cada taça o licor de cassis

 

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

Deixe um comentário