Anúncio

Sorvete cremoso de limão com banana caramelada

2

Que tal um sorvetinho cremoso sem leite para essas tardes quentes de verão? Essa versão elaborada sem lactose, sem proteína do leite e sem glúten tem o gostinho refrescante do limão, com o sabor adocicado da banana caramelada. Uma combinação irresistível! A chia fica quase imperceptível, mas é opcional. Eu resolvi adicionar para ver o resultado e também para fazer um sorvete mais nutritivo.

INGREDIENTES

  • 400 ml de leite de coco
  • 200 ml de leite de arroz ou outro leite vegetal
  • 1/2 xícara de açúcar demerara
  • 2 gemas de ovo
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 3 colheres de chá de raspas de limão siciliano
  • 3 colheres de chá de suco de limão siciliano
  • 2 colheres de sopa de chia em gel (opcional)
  • 2 colheres de sopa de óleo de canola
  • 2 bananas maduras
  • 4 colheres de sopa de açúcar mascavo

PREPARO

  1. Coloque o leite de coco em um recipiente e leve ao freezer até começar a congelar as bordas (cerca de 20 minutos).
  2. Coloque 1 colher de sopa de chia em um pequeno recipiente com cerca de 1/4 de xícara de água filtrada. Deixe descansar por uns 10 a 15 minutos. Ao mexer novamente você perceberá que as sementinhas estarão envoltas em um gel consistente. Reserve.
  3. Prepare a banana caramelada. Pique as bananas em pequenos pedaços. Em uma frigideira antiaderente, coloque o açúcar mascavo em fogo baixo até começar a derreter. Adicione a banana, misture bem e desligue o fogo. Coloque em um recipiente e reserve.
  4. Em uma panela, coloque o leite de arroz, a baunilha e o açúcar batido com as gemas. Misture bem os ingredientes e em fogo baixo mexa sempre até encorpar levemente a mistura.
  5. Coloque a mistura em um recipiente e leve ao freezer por cerca de 30 minutos até esfriar por completo.
  6. Retire o leite de coco do freezer e bata com um mixer até formar um creme em ponto de chantily. Acrescente a mistura do doce de ovos aos poucos e continue batendo.
  7. Acrescente as raspas de limão, o suco, duas colheres de sopa da chia em gel e o óleo de canola. Bata bem com o mixer até incorporar todos os ingredientes em uma textura de creme.
  8. Leve à sorveteira e deixe mexendo por cerca de 25 a 30 minutos até formar um creme gelado e consistente. Se você não tiver uma sorveteira, veja nossa sugestão neste link sobre como adaptar de forma caseira no item “Uso da Sorveteira”
  9. Quando o creme estiver com consistência de sorvete, adicione aos poucos a banana caramelada pelo orifício da sorveteira.
  10. Coloque o creme em um pote e leve-o ao freezer por cerca de 4 horas para dar melhor consistência ao sorvete.

Sirva puro ou com um topping de granola, castanhas moídas ou calda de chocolate sem leite.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

2 Comentários

  1. Oi…
    Alérgicos a proteína do leite podem ingerir ovos? Minha gastro falou que não.
    Queria fazer o sorvete mas quando li ovos, desisti, tem como fazer sem ovo?
    Tenho a sorveteira…
    Grata

    • Be, ovos não têm nenhuma relação com a proteína do leite. Seria importante tirar esta dúvida com a sua médica. Quanto a fazer esta receita sem ovos, eu nunca testei, mas vc poderia tentar fazer da seguinte forma: prepare um gel de linhaça. Deixe uns 30g de linhaça de molho em água. Retire esta água e bata a linhaça com um copo de água filtrada. Coe com um coador de voal e o líquido viscoso que sobrou (gel) pode substituir os ovos. Só não sei como será o resultado. 🙂

Deixe um comentário