Anúncio

Tiramisu (sem leite)

2

É difícil explicar com palavras o tanto que esse Tiramisu ficou bom!! Para quem acha que sobremesa cremosa sem leite não existe, está na hora de rever os seus conceitos. Essa versão sem lactose / sem proteínas do leite não perde em nada para a tradicional sobremesa italiana. Aliás, só ganha. O creme desta versão é muito mais leve e saudável.

INGREDIENTES

  • 400 ml de leite de coco integral
  • 130g de tâmaras sem caroço (de molho em água morna por 15 – 20 minutos)
  • 1 colher de sopa de água
  • 2 colheres de sopa de melado de cana
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1/2 colher de chá de goma xantana
  • 14 unidades de biscoito champagne
  • 1 xícara de café passado forte
  • 2 colheres de sopa de rum
  • cacau em pó para decorar

Obs: Você vai precisar de um mixer ou batedeira e um mini processador.

PREPARO

1. Coloque o conteúdo do leite de coco em uma vasilha redonda, preferencialmente de metal, e coloque no freezer por cerca de 10 minutos. (ela irá resfriar mais rapidamente o leite de coco e será a vasilha que vc irá bater todos os ingredientes)

2. Coloque as tâmaras no processador e bata bem até virar um creme quase homogêneo. Adicione 1 colher de água para deixar a massa um pouco mais cremosa. Leve o pote ao freezer por uns 5 minutos para resfriar.

3. Enquanto isso, retire a vasilha com o leite de coco do freezer e bata com o mixer até formar um creme em ponto de chantily.

4. Adicione ao chantilly de coco o creme de tâmaras, a essência de baunilha e o melado. Bata bem para incorporar todos os ingredientes. Por fim, adicione a goma xantana e bata bem até o creme encorpar.

5. Leve o creme ao refrigerador por 2 horas para ficar gelado ou ao freezer por 45 minutos.

6. Utilize uma travessa retangular (para caber em linha 7 biscoitos).

7. prepare o café passado, deixe esfriar por completo. Adicione 2 colheres de rum ao café e coloque a mistura em uma vasilha larga o suficiente para molhar os biscoitos.

8. Molhe os biscoitos champagne um a um e disponha-os na travessa um ao lado do outro.

9. Adicione uma camada do creme.

10. Repita a etapa 8 fazendo uma nova camada de biscoitos.

11. Utilize o restante do creme para cobrir a segunda camada.

12. Com uma peneira, cubra toda a superfície com cacau em pó.

Você pode servir imediatamente após o preparo ou deixar sob refrigeração por até 2 horas antes de servir.

Dicas
Você pode preparar essa sobremesa sem glúten apenas trocando o biscoito champagne comum pela versão sem glúten.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

2 Comentários

  1. Sou alérgica a leite de côco TB! Há como substituir? Tiramissu é o meu doce preferido, mas não posso comê-lo sem temer! Gostaria de fazer em casa! Um abraço

    • Mariana, o leite de coco é importante nesta receita pela quantidade de gordura e textura, o que deixa o creme com a consistência certa. Para usar um outro ingrediente como substituto seria necessário repensar a receita. Uma alternativa que talvez funcione é usar o creme de soja como substituto. Abs

Deixe um comentário