Anúncio

Panetone sem glúten e sem leite

4

PREPARO

  1. Prepare a esponja –  Coloque em uma vasilha a farinha de arroz e misture o fermento. Adicione a água morna à mistura, mexa, feche com filme PVC e deixe a mistura crescer por 1 hora (deixe dentro do forno desligado ou do microondas)
  2. Coloque as frutas secas em um pequeno recipiente com água morna e deixe-as hidratar por 20 min. Retire toda a água e reserve.
  3. Misture todos os secos: farinha de tapioca peneirada, farinha de chia e linhaça dourada, canela, noz moscada, açúcar e goma xantana.
  4. Misture todos os líquidos: ovos, essência de panetone e óleo vegetal.
  5. Acrescente aos poucos a mistura de líquidos à mistura de secos. Você pode fazer isso na batedeira ou mexendo com à mão. Depois de bem incorporados os líquidos aos secos, acrescente a esponja que já deve ter aumentado de volume. Incorpore bem todos os ingredientes. O resultado é uma massa que deve desgrudar da vasilha, mas ainda estará um pouco úmida.
  6. Incorpore as frutas hidratadas à massa e reserve umas 2 colheres de sopa de frutas para colocar por cima da massa.
  7. Despeje a massa em 2 formas de papel pequenas para panetone ou em uma forma grande.
  8. Asse em forno pré-aquecido em 200 graus por cerca de 30 minutos. Se você assar apenas 1 panetone grande, sugiro deixar por 40 – 45 minutos. A massa é pesada e demora para cozinhar no centro.
  9. Retire do forno, deixe esfriar.
1 2
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

4 Comentários

    • Luciane Baldo on

      Oi Gabriela, Acho que o óleo de coco irá funcionar bem nessa receita. Depois que vc fizer, conta pra gente como ficou! Bjs

  1. olГЎ, boa tarde!! vou testar sua receita para oferecer para os clientes aqui da loja, temos uma loja de produtos orgГўnicos uma duvida, sera que posso fazer a receita sem o ovo? ou tem algo que possa substituir ? temos alguns clientes vegano !!

Deixe um comentário