Anúncio

Petit gateau sem glúten com doce de leite zero lactose

2

Muitas pessoas olham desconfiadas no momento em que eu entrego o prato com uma sobremesa e acrescento logo na sequência: “é sem glúten e sem lactose”. Mas a desconfiança logo desaparece quando o primeiro pedaço é levado à boca. “Hmmmm… delícia!!!” disseram alguns que experimentaram este petit gateau sem glúten e sem lactose. A colherada de doce de leite zero lactose que vai no centro do bolinho dá um toque especial à sobremesa. Nós usamos o Doce de leite zero lactose da Bom Princípio Alimentos para esta receita.

Não pode consumir nenhum tipo de lácteo? Sem problemas, o doce de leite zero lactose é opcional nesta receita. Você pode fazê-la apenas com a massa do petit gateau ou, se preferir recheá-la, pode usar uma geleia de frutas. Assim você terá um petit gateau isento de proteínas do leite.

INGREDIENTES

  • 200g chocolate 70% cacau
  • 50 ml de óleo de coco
  • 1/3 xícara de açúcar demerara
  • 1/2 colher de chá de essência de baunilha
  • 3 colheres de sopa de farinha de trigo sarraceno
  • 1/4 colher de chá de sal marinho
  • 3 ovos
  • doce de leite zero lactose (opcional)
  • óleo vegetal para untar e amido de milho para enfarinhar as forminhas

UTENSÍLIOS

  • forminhas de empada (utilize, preferencialmente, forminhas individuais)
  • Assadeira de metal
  • fouet

8 benefícios do trigo sarraceno

Creme inglês de coco

PREPARO

1. Antes de começar, certifique-se que todos os ingredientes estão em temperatura ambiente. Isso é importante sempre que lidamos com chocolate.

2. Em uma vasilha de vidro ou cerâmica, aqueça levemente o chocolate em banho maria ou no microondas até amolecer. Mexa bem para ficar uma massa homogênea.

3. Acrescente nesta ordem: óleo de coco, essência de baunilha, açúcar demerara, sal marinho, 3 ovos levemente batidos e por fim, a farinha de trigo sarraceno. Coloque os ingredientes um a um, mexendo delicadamente com o fouet para incorporá-los ao chocolate.

4. Prepare as forminhas: unte-as com óleo vegetal e enfarinhe-as com amido de milho.

5. Coloque 1 colher de sopa rasa de massa na forminha. Adicione uma colher de chá de doce de leite bem no centro, e por fim cubra o doce de leite com mais 1 ou 2 colheres de sopa rasas de massa de chocolate. A forminha deve ficar com no máximo 3/4 de massa, para evitar de vazar enquanto estiver assando.

6. Pré-aqueça o forno a 250 graus. Coloque as forminhas na assadeira e leve-as ao forno por 7 minutos.

7. Retire a assadeira do forno e aguarde alguns minutos até as forminhas ficarem mornas.

8. Antes de retirar o petit gateau, passe delicadamente uma faca na borda do doce para conferir se ele está solto. Vire cada forminha no prato onde a sobremesa será servida.

Dicas
  • Boas opções de acompanhamento para o petit gateau são: morangos frescos, calda de maracujá ou creme inglês de coco.
  • Você não necessita assar todos de uma vez. Guarde a massa sob refrigeração por até 5 dias e asse apenas a quantidade que for consumir.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

2 Comentários

Deixe um comentário