Anúncio

8 benefícios do trigo sarraceno

2

Super nutritivo, rico em minerais, aminoácidos essenciais e age como um protetor contra doenças. Estamos falando do trigo sarraceno, também chamado de trigo mourisco. Apesar do nome, o trigo sarraceno é uma semente de um fruto que se assemelha ao ruibarbo.

Planta nativa do sudoeste da China, o trigo sarraceno espalhou-se a partir da idade média pela Ásia e Europa Central. Sua semente é amplamente cultivada na Rússia e outros países do leste europeu e faz parte da dieta tradicional desses povos.

Mas afinal, o que este pseudo cereal tem de tão especial? Conheça os benefícios que o trigo sarraceno oferece a nossa saúde.

  1. Não contém glúten – a farinha produzida com o trigo sarraceno é uma excelente opção para fazer bolos, biscoitos e pães para pessoas com sensibilidade ao glúten ou celíacas.
  2. Protege o sistema cardiovascular – seus minerais, flavonoides e aminoácidos proporcionam diversos benefícios como a redução do colesterol ruim (LDL), a manutenção de um bom fluxo sanguíneo e a redução da pressão arterial; fatores que contribuem para um sistema cardiovascular saudável.
  3. Possui baixo índice glicêmico – seus alto teor de fibras desacelera o processo digestivo, causando uma sensação de saciedade e reduzindo a taxa de glicose no sangue, consequentemente diminuindo o risco de desenvolver o diabetes.
  4. Rico em manganês, magnésio, cobre e fósforo, minerais importantes para as funções essenciais de nosso organismo.
  5. Contém 8 aminoácidos essenciais, incluindo a lisina, que auxilia na formação de colágeno.
  6. Rico em flavonoides, especialmente em rutina, com propriedades antiinflamatórias e antiplaquetárias.
  7. Contém boa quantidade de fibras insolúveis, que atuam no bom funcionamento do intestino e reduzem a secreção de ácidos biliares, diminuindo, com isso, a possibilidade de formação de cálculos biliares.
  8. Boa fonte de ômega 3 e ômega 6 – gorduras essenciais para o funcionamento de vários orgãos. Essas gorduras atuam na redução de triglicerídeos e de colesterol ruim (LDL), favorecendo o aumento do colesterol bom (HDL).

Veja nossa receita de biscoito de castanha do Pará com trigo sarraceno.

Referências:
The world’s healthiest foods – http://whfoods.org/
Wikipedia

 

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

2 Comentários

    • Selma, vc pode encontrar no mercado público de sua cidade ou em lojas de produtos naturais, que vendem alimentos sem glúten e sem lactose. abs

Deixe um comentário