Anúncio

Panela de pressão elétrica

3

A panela de pressão é um utensílio indispensável na cozinha pois ela cozinha alimentos de forma muito mais rápida e econômica. Mesmo sabendo dessas vantagens, sempre achei que havia dois aspectos que me impediam de querer ter uma: falta de segurança e aquele barulhinho infernal que parece te dizer: dentro de instantes tudo irá pelos ares!

Será que todas são iguais? Fui atrás de opções que o mercado oferecia, encontrando diferentes tipos de válvulas, vedação e acabamentos, até que cheguei nas panelas de pressão elétricas. Para a minha surpresa, havia diversos modelos e funcionalidades, mas o que mais me atraiu nessas versões do século XXI é justamente o que eu procurava. Acabei me rendendo a este modelo da Eletrolux, pois ela é a mais segura do mercado, com 9 dispositivos de segurança, e é totalmente silenciosa durante todo o processo de cozimento por pressão! Além disso, ela também possui funções de fritar, cozinhar, refogar, preparar molhos e manter aquecido, que nada mais são do que níveis de temperatura diferentes, variando de acordo com o tipo de preparo.

Panela de pressão elétrica Eletrolux

Soltando a pressão de forma mais rápida

Outra função que acho ótima é o fato de ela finalizar o tempo de cozimento automaticamente. Ela emite um sinal sonoro, avisando que o tempo de cozimento na pressão se encerrou e, a partir deste momento, ela começa a liberar a pressão naturalmente, sem fazer barulho algum. Quando o botão vermelho baixar, a panela está pronta para ser aberta. Se você quiser acelerar o processo de liberação da pressão, basta girar o botão para liberar a pressão. Neste caso, ela faz barulho assim como as demais panelas tradicionais, mas pelo menos é só nesta etapa final.

Que pratos você pode preparar na pressão?

A principal vantagem deste tipo de panela é o tempo de cozimento, que cai drasticamente se compararmos com qualquer preparo no cozimento tradicional. É possível preparar sopas em 5 a 10 minutos, grãos entre 15 a 25 minutos e carnes mais duras e fibrosas saem macias e suculentas entre 30 a 50 minutos. Algumas vezes, na pressa do dia, já fiz um caldo de frango usando frango congelado, que em 20 minutinhos estava pronto.

Alguma desvantagem?

Como a parte interna possui revestimento antiaderente, há que se ter cuidado extra no manuseio e utilizar apenas colheres de silicone ou madeira para garantir uma durabilidade maior. Além disso, há que se reservar mais espaço para guardá-la, pois ela é maior do que suas panelas convencionais.

Seja este ou outro modelo, não deixe de pesquisar e encontrar uma que agrade o seu bolso e os seus olhos. Você irá curtir, com certeza!

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

3 Comentários

  1. Luciane, bom dia.

    Tenho que escrever, pois o site está sensacional !!!
    A quantidade de informações, que muitas vezes são simples e não encontramos facilmente encontrei aqui. Até o meu receio de comprar uma panela de pressão elétrica, por exemplo, tive a resposta no site.
    É impressionante, que as informações estão numa linguagem bacana e, com certeza atinge uma grande camada social. As receitas, nem se fala !! Hoje mesmo, peguei a receita da torta de bacalhau e das Iscas de Frango…fiquei com água na boca e farei este final de semana.
    Que orgulho dessa tua vontade de ajudar, pois é perceptível que tudo que você insere no site é feito com amor, com pesquisa constante de cada assunto e uma forma simples e didática que todos conseguem absorver.
    Acredito, nós que temos essa paixão pela cozinha, por apreciar um bom tempero e a satisfação em reunir amigos numa boa mesa, ou melhor, em torno do fogão – rs – , entendemos essa forma e dedicação com que você trabalha para o site ser esse sucesso.
    Parabéns e um beijo no coração

    • Flávio!! Muito obrigada pelos elogios!! Que bom saber que você curtiu as matérias e receitas!! Essa é a ideia: espalhar o amor pela gastronomia e criar uma cozinha inclusiva, onde mesmo pessoas com restrições alimentares possam encontrar formas criativas e fáceis de preparar receitas. Bjos

  2. Cozinhar com panela eletrica e uma escolha economica e inteligente. O utensilio permite a preparacao de pratos deliciosos de forma simples, pratica e sem fazer bagunca na cozinha. Refeicoes completas podem ser feitas no mesmo recipiente, economizando tempo e dinheiro, e de maneira saudavel, sem a utilizacao de oleo ou gordura.

Deixe um comentário