Anúncio

Intolerantes à lactose podem consumir suplementos alimentares?

22

Praticantes de atividade física e consumidores de suplementos alimentares têm sido alertados em relação ao uso desses complementos quando diagnosticados com intolerância à lactose. Mas quem tem IL não pode consumir suplementos? Essa é uma dúvida muito frequente e no post de hoje vamos tentar explicar um pouco sobre este assunto. Confira!

Quais suplementos contêm lactose?

Todos os suplementos que são derivados do leite podem ter alguma porcentagem de lactose em sua composição, já que ela é o açúcar natural deste alimento. Formulações proteicas que não são 100% compostas por proteína contam com algum tipo de açúcar para complementar sua composição. A whey protein concentrada, que é composta por 20 a 30% de carboidratos, não é recomendada para indivíduos com intolerância à lactose, pois ela pode conter este açúcar na formulação final.

Existem alguns isolados proteicos que possuem um teor menor de 90% de proteína. Esses também podem apresentar lactose em sua composição. A orientação ao praticante de atividade física com IL é atentar-se aos rótulos dos produtos e pesquisar se a lactose está presente.

Quais suplementos podem ser consumidos por quem é intolerante?

A grande maioria dos suplementos energéticos, ou de carboidratos, são geralmente isentos de lactose e, por tanto, de livre consumo para quem tem IL. Todavia, como a lactose é um tipo de açúcar, não custa conferir o rótulo e garantir que não exista risco da presença deste composto no suplemento que você está adquirindo.

A grande dúvida permanece em relação aos suplementos proteicos. Isolados proteicos, como whey protein isolada, caseína isolada, albumina e outros que são formulados com mais de 90% de proteína geralmente não contém lactose em sua composição. Para os outros isolados proteicos, como de carne ou soja, e aminoácidos, como o BCAA, o consumo é livre e sem risco para os intolerantes. O único suplemento derivado de compostos lácteos que é isento de lactose é o whey protein hidrolisado, que inclusive é recomendado para indivíduos que sentem desconfortos gástricos quando consomem derivados do leite.

Quais os riscos de consumir um suplemento com lactose?

Um indivíduo intolerante que consome um suplemento com este açúcar corre o risco de, além de apresentar todos os sintomas decorrentes da intolerância à lactose, ter seu rendimento físico reduzido e prejudicar a nutrição de sua musculatura (já que a diarreia prejudica a absorção de calorias, proteínas e nutrientes pelo organismo).

Isso vai afetar meu ganho de massa muscular?

Sim. Indivíduos intolerantes que fazem uso regular de produtos com lactose, ignorando os sintomas do seu quadro clínico, podem prejudicar de maneira significativa o seu ganho de massa muscular. Isto acontece porque, sem a lactase, a lactose não absorvida pelo organismo pode lesionar a mucosa do intestino deste indivíduo, prejudicando a absorção de nutrientes essenciais para o aumento da massa muscular. O consumo a longo prazo de suplementos com lactose por indivíduos intolerantes pode também prejudicar o peso corporal total e o estado nutricional destes praticantes e atletas.

Vamos então responder a pergunta que dá título a este texto: quem tem intolerância à lactose pode sim consumir suplementos alimentares, desde que eles não contenham o açúcar do leite em sua composição. A pessoa que opta por consumir suplementos alimentares deve estar atento e sempre observar o rótulo dos produtos que pretende adquirir, como costuma fazer com qualquer outro tipo de alimento, para evitar maiores complicações e intervenções na qualidade do seu exercício e da sua saúde.

Você tem intolerância à lactose? Ainda tem dúvidas sobre como cuidar do corpo e qual suplemento você pode consumir? Não deixe de entrar em contato com a gente através dos comentários!

 

Conteúdo elaborado pela equipe do blog www.cuidedocorpo.com.br

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

22 Comentários

    • Luciane Baldo on

      Rebeca, neste caso sugiro que vc procure por suplementos a base de proteína vegetal. Existem os suplementos com proteína de arroz ou proteína de ervilha. Já existem diferentes opções no mercado. Dê uma olhadinha na internet ou passe em uma loja de suplementos para ver marcas e preços. abs

    • Carnívor da mesclamed ele é importado sendo usado apenas proteína da carne, vc encontra nas melhores lojas que vendem suplementos, uma delas é americanas.com

  1. Willan Lindolfo Ferreira on

    Perfeita a reportagem, eu demorei meses quando eu fui descoberto com IL ha 5 anos atras pra descobrir isso. hoje eu uso os Wheys derivados de CARNE pois tenho ctza que não contem lactose bem como são isentos de Lactose tb a Dextrose, BCAA, Tribulus e a Creatina.

  2. O Exercício Físico funciona também como um antidepressivo, combatendo o stress e o sentimento de isolamento social, que são causadores de problemas cardíacos.

    • Luciane Baldo on

      Welton, vc deve ler o rótulo do produto. Cada fabricante define os ingredientes que fazem parte da composição de seu suplemento. A proteína da carne em si não é um problema aos IL, mas pode ser que eles adicionem soro de leite que pode conter lactose. Abs

  3. boa tarde. Tenho IL e tomo um suplemento sem lactose. Porém, ainda assim sinto algum desconforto. Fiz algumas pesquisas e encontrei matérias sobre edulcorantes, principalmente vermelhos. Como o suplemento que comprei é sabor(artificial) de morango e contém edulcorante, associei a isso. Seria possível??? Obrigado.

    • Luciane Baldo on

      Silvio, o desconforto pode ter diferentes causas. Vc poderia fazer um teste. Se esta mesma marca de suplemento tiver um outro sabor, vc pode experimentar e ver como o seu corpo reage. Vc pode testar uma outra marca. Se os sintomas persistirem é sinal que não se trata do suplemento. Converse com o seu nutricionista a respeito e veja o que ele lhe recomenda. abs

      • Bom dia. Agradeço pela ajuda, Luciane. Já fiz diversos testes de consumo. Cheguei a "desconfiar" até do colágeno que misturo ao suplemento. Eu sempre consumi suplementos sabor baunilha, de marcas diversas, por ser um sabor neutro e combinar com quaisquer sucos aos quais misturo. Até então não havia me incomodado, mas, ao resolver mudar de sabor senti esse desconforto, com o produto Isolate Definition, da Body Action. Fui pesquisar no site do fabricante e constatei que havia uma advertência para alérgicos, informando conter derivados do leite e soja. Esse alerta deveria estar muito visível. Sei qual a diferença entre alergia e intolerância à lactose, porém, assim como a informação é subjetiva e quase imperceptível, a presença de lactose, mesmo em pequena quantidade pode ser possível. Fiz uma reclamação direta no site, mas, sem qualquer manifestação, até agora. Suspendi o consumo por enquanto até resolver o que fazer. Abraços.

        • Luciane Baldo on

          Pois é Silvio, essas informações aos intolerantes e alérgicos deveria estar mais clara, mas as empresas ainda resistem a modificar sua rotulagem. Se o produto contém derivados do leite e soja, pode ser essa a razão do seu desconforto. Pesquise outras marcas e veja outra opção que seja isenta. Abs

        • Boa tarde. Seguindo a saga do produto Isolate Definition, da Body Action e, após uma "olhada" comparativa em embalagens, verifiquei que a empresa alterou o rótulo do produto. Não localizei informação sobre alteração na fórmula. As reações que tive foram típicas de quem tem intolerância à lactose. A embalagem informava que não continha lactose. A embalagem atual não contém mais a informação sobre ser Zero Lactose. Como não tenho meios para efetuar análise do produto, fiquei com essa dúvida. Afinal, o produto continha ou não lactose? Como saber? Só lamento que, apesar de ter efetuado uma reclamação no site da Empresa, não obtive qualquer resposta até o momento. Lamentável… Empresas continuam a brincar com a saúde das pessoas e não há um Órgão a fiscalizar. Abraços.

  4. Tenho intolerância à lactose e malho regularmente. Estou tomando o suplemento Hydro + da 4Plus Nutrition. Esse suplemento de fabricação italiana tem bom nível de proteína, ótimo sabor, nada de gordura e carbo e bem pouco sódio. Apesar de ser um pouco caro, eu recomendo muito.

  5. Tatiana Delgado on

    Excelente texto! Recentemente descobri que tenho intolerância à lactose, mesmo em quantidades mínimas. Agora estou lendo e estudando sobre o assunto, para aprender a ter uma vida normal com essa restrição.

  6. Gostaria de saber se o Suplemento Carnivor seria adequado para os IL consumirem. Me indicaram esse na loja, mas fico um pouco receosa desses profissionais que as vezes querem apenas “empurrar” o produto pra gente. Como os suplementos costumam ser caros, não quero comprar um que vá me fazer mal depois.

    Obrigada desde já!

  7. Willian Lindolfo on

    Eu faço exercicios e utilizo de suplementação proteica.
    Eu consumi um ISO WHEY da Integral Médica isolado que é muito bom, ele possui uma quantida minima (inferior a 0,03%) de Lactose na composição porem nao me fazia nenhuma reação comum aos intolerantes.

    Quem pratica estes esportes pode tambem consumir CREATINA a vontade pois não é derivada do leite e sim da Carne bem como os Wheys obtidos da Carne como o Carnivor ou Carnibol que são faceis de encontrar.
    O unico problema dos intolerantes é que este cuidado tem um preço, e geralmente um preço mais caro do que os que não convivem com estes problemas, mas ainda bem que tem empresas que pensam em nós intolerantes.

  8. Olá! Sou IL, mas sempre consegui consumir alguns derivados, como alguns tipos de queijo e iogurtes. Recentemente, minha irmã, que também é IL, consultou uma nutricionista que afirmou que a proteína do leite seria um problema muito maior para nosso intestino do que a lactose em si. Ela afirmou que a proteína, mesmo para quem não é alérgico (esclareço que sabemos a diferença entre a IL e a alergia), pode causar danos ao intestino. Achei essa afirmação estranha, pois nunca tinha ouvido falar disso! Será que consumindo derivadosou ingerindo lactase eu AINDA sim estaria agredindo meu intestino, pois o problema estaria na proteína e não na lactose? Vocês têm alguma informação a respeito? Há comprovação científica para isso? :/

    Obrigada

  9. Fiquei confusa, pois há dois anos quando não tinha ainda a intolerância eu consumia o BCAA, agora meu corpo devolve a capsula a boca.

Deixe um comentário