Anúncio

As vantagens dos produtos zero lactose

38

Hoje é possível encontrar diversos produtos zero lactose no mercado. Quais suas vantagens e quem pode consumi-los?

A lactose é o principal açúcar encontrado no leite e seus derivados e, para ser digerida, necessita da presença da enzima lactase. Um bebê normalmente apresenta grande quantidade desta enzima no intestino para ajudá-lo na digestão do leite materno, mas ela é comumente reduzida após o desmame, o que pode dificultar a digestão da lactose com o avanço da idade. Para que pessoas com baixa produção de enzima lactase possam usufruir dos benefícios dos produtos lácteos, a indústria tem criado cada vez mais produtos na versão zero lactose. Hoje já encontramos, além do leite, opções de queijos, iogurtes e vários derivados com teor reduzido de lactose. Um litro de leite comum apresenta, em média, 4,9g de lactose. Na versão zero lactose, o alimento se torna mais leve e de fácil digestão.

Como são elaborados os produtos zero lactose?

Ao contrário do que se pensa, a lactose não é retirada do produto lácteo. Ela passa pelo processo de hidrólise, ou seja, a molécula deste açúcar é quebrada em duas outras moléculas menores, glicose e galactose, com a adição da enzima lactase. Com isso, os produtos zero lactose não perdem as características sensoriais e nutricionais que fazem do leite um alimento tão completo, e apresentam uma melhora de sua digestibilidade, fato que tem chamado a atenção até mesmo de pessoas que não apresentam intolerância à lactose.

Vantagens do consumo de lácteos zero lactose

Em qualquer prateleira de alimentos para dietas especiais podemos encontrar rótulos destacando que certos produtos possuem baixo ou nenhum teor de lactose. A sua ausência ou redução é uma vantagem?

Os alimentos lácteos estão presentes em quase todas as nossas refeições e são apreciados por crianças e adultos de todas as idades. O diagnóstico de intolerância à lactose não necessita ser interpretado como uma restrição completa de consumo de lácteos. Com a inclusão de produtos zero lactose na dieta é possível eliminar os sintomas de dores abdominais, inchaços, gases e diarreia que tanto incomodam os intolerantes sem perder o prazer de tomar aquele café com leite que tantos gostam.

Foi pensando nesses consumidores que a Embaré lançou o leite Camponesa Zero Lactose, que facilita a digestão do alimento para todos os consumidores e garante os benefícios do leite aos que apresentam a intolerância. O leite Camponesa Zero Lactose é semidesnatado e pode ser usado da mesma forma que usamos o leite comum: puro, com chocolate, café ou em todas as receitas doces e salgadas.

Vale sempre lembrar que o leite é um alimento naturalmente rico em proteínas, vitaminas e minerais importantes para o equilíbrio de nosso organismo. O leite Camponesa Zero Lactose é rico em vitaminas A, C e D. Além disso, é importante fonte de cálcio e fósforo de alta absorção.

 

Este é um publieditorial

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

38 Comentários

  1. Ola, tire me uma duvida, o que engorda no leite é a lactose, se eu substituir o leite comum com lactose por um sem lactose vai ajudar na dieta? leite sem lactose não possui cálcio?

    • Luciane Baldo on

      Oi Jessica. O leite zero lactose passa por um processo de hidrólise do carboidrato. A lactose é composta de duas moléculas de açúcar: galactose e glucose. Quando a enzima lactase é aplicada ao produto, as duas moléculas se separam. Mas o açúcar continua no produto. A única diferença é que após a hidrólise, o produto fica adequado para consumo de pessoas que não conseguem realizar esta hidrólise em seu organismo (pois não produzem a enzima lactase). Concluindo: Não acredito que consumir um alimento lácteo zero lactose vai auxiliar na redução de calorias, pois o conteúdo de açúcar continua no produto. O leite zero lactose contém a mesma quantidade de cálcio que o leite comum. Abs

  2. Simone Rodrigues on

    Olá! Estou amamentando e a pediatra pediu pra eu consumir produtos sem lactose e sem a “enzima lactase”. Tô tendo muita dificuldade em encontrar esses produtos! Preciso de ajuda! Obrigada!

    • Luciane Baldo on

      Simone, se vc está amamentando é mais provável que o seu médico tenha pedido para você retirar todos os alimentos com LEITE ANIMAL, e não apenas a LACTOSE. Isso por que a recomendação médica, neste caso, é para investigar uma possível alergia às proteínas do leite que podem passar da mãe para o bebê através do leite materno. Quais alimentos que vc pode consumir que não contêm leite animal? Todas as frutas e verduras, carnes, grãos, sementes. Evite consumir qualquer produto com contenha lácteos como queijos, iogurtes, sorvetes, cremes, etc. Existem diversas opções de leite vegetal que vc pode incluir na sua alimentação como o leite de arroz, amendoa, soja, aveia e outros. Vc também pode prepará-los em casa. Veja as nossas receitas para preparar leite vegetal caseiro. No café da manhã evite a manteiga ou margarina. Há diversos pães, bolos e biscoitos que vc pode consumir, desde que eles não sejam feitos com leite. Se você gosta de cozinhar, veja as nossas receitas. Temos várias opções de receitas sem o uso de lácteos. Bjs

  3. Pelo que entendi, as pessoas tem que morrer, para avinsa considerar que um determinado tomar providencias.
    Se esta escrito zero lactose, entendemos que zero é zero , como funciona essa legislação em outros países ?

    • Luciane Baldo on

      Josemar, essa questão sobre a isenção total de lactose irá mudar em breve. Já há uma nova regulamentação feita pela ANVISA e aprovada. A indústria ainda tem um prazo de 2 anos para se adequar, mas acho que eles devem começar a modificar seus processos produtivos e modificar a rotulagem antes disso. Vamos aguardar os resultados. abs

  4. ANTONIO ABDO DIB on

    Mesmo os produtos lácteos anunciados com 0% de lactose, tem um percentual de lactose. Existe algum leite ou derivado lácteo com realmente 0% de lactose no Brasil ?
    Antonio Dib , on January 15, 2017 18:00 PM

    • Antonio,
      Hoje é difícil afirmar se há algum produto lácteo 0,00g de lactose no Brasil. Isso porque de acordo com a lei atual, a indústria não é obrigada a informar esta lactose remanescente no produto, mesmo que em quantidade mínima. A nova regulamentação da ANVISA, que deverá entrar em vigor ainda neste semestre, propõe exatamente isso. Que a indústria informe a lactose remanescente no produto e com isso as pessoas possam decidir, com base nesta informação, se poderão ou não consumir o produto.Abs

  5. Boa tarde, leite de coco tem lactose? outra coisa uma amiga é diabética e intolerante a lactose, pergunto eu o creme de leite sem lactose contem açúcar? Obrigada

    • Luciana, leite de coco é um produto 100% vegetal, e por este motivo ele não contém lactose (um açúcar apenas encontrado no leite animal). Os diabéticos não devem consumir alimentos lácteos zero lactose. Esses alimentos recebem a enzima lactase. Essa enzima cumpre a função de quebrar a molecula de lactose e 2 outras moléculas menores: glicose, e galactose. Assim o alimento lacteo continua contendo açúcar e por isso não é adequado para diabéticos.

  6. Luciane: Acho que vc não está entendendo, ao dizer que qualquer outro % pode ser descrito como zero.
    Eu mesma entrei em contato com a Nestle para tentar entender qual a razão deles ao citarem que o Ninho tem ZERO LACTOSE. Sabe qual foi a resposta da funcionária que me retornou: QUE NÃO HÁ NO BRASIL LEGISLAÇÃO VIGENTE QUE OBRIGUE A EMPRESA A DESCREVER O REAL PERCENTUAL DE LACTOSE; BASTA QUE DIGA QUE É ZERO.
    Baseado nessa mesma suposição sua de que o organismo aguenta certo percentual de lactose. E onde entram as pessoas que têm intolerância severa? Ficam doente igual ao meu filho e nada de descobrirmos de onde vem tamanho estrago na saúde dele? Se isso realmente não é propaganda enganosa o que seria pra você? A própria funcionária da Nestle me disse que eles admitem 5% de lactose no NINHO ZERO LACTOSE. Veja que interessante. Vc não tem ideia do que é ouvir de um médico que talvez percamos seu filho, talvez ele não aguente muito tempo com os males que ninguém descobria se tratar da ingestão diária lactose num produto que dizia ser ZERO.
    Jussara

    • Jussara, entendo sua preocupação, e o que a Nestlé lhe respondeu é verdade. A legislação brasileira atual admite que para qual quer quantidade abaixo de 1g, ou seja, 0,xx ela pode mencionar em seu rótulo como ZERO. Essa permissão é sim baseada em evidências clínicas (são realizados estudos na população com intolerância à lactose desde os anos 60 em diversos países) que mostram que a lactose em mínimas doses pode ser digerida pela maioria das pessoas que apresentam os sintomas clássicos da hipolactasia primária. Por isso posso dizer que não se trata de uma suposição, mas sim de evidências clínicas. Mesmo assim, concordo que esta legislação fere um princípio básico, que é o direito do consumidor de saber exatamente o que está consumindo. A empresa não deveria tomar esta decisão pelo consumidor. Há uma outra questão muito importante a ser mencionada. Nenhuma intolerância alimentar, seja ela à lactose, frutose, ou a outros alimentos, é considerada pela comunidade médica como uma condição clínica severa que ofereça risco de morte. O que pode ocorrer, no entanto, (e essa é uma questão fundamental) é o paciente estar lidando com ALERGIA E INTOLERÂNCIA alimentar ao mesmo tempo. Há relatos que pacientes com intolerância à lactose E alergia às proteínas do leite. Neste caso, nenhum alimento lácteo pode ser consumido, sob nenhuma hipótese. Recentemente uma nova lei foi aprovada pela ANVISA, a RDC 26/2015, para obrigar fabricantes a mencionarem nos rótulos de todos os alimentos a presença ou mesmo a contaminação cruzada de alimentos alérgenos. Foi aberta uma consulta pública onde diversos profissionais da saúde e comunidade participaram. Diversas adições foram sugeridas, inclusive a sugestão de adicionar a LACTOSE como uma substância que deveria ser notificada no rótulo, mas os profissionais da saúde que colaboraram com a elaboração da nova legislação negaram a entrada de uma substância que NÃO PODE SER INTERPRETADA COMO UM ALÉRGENO e por entenderem que o risco de morte pode ser causado apenas por SUBSTÂNCIAS ALÉRGENAS (PROTEÍNAS), MAS NÃO POR CARBOIDRATOS.

  7. Pessoas que não tem intolerância à lactose podem consumir esse produtos “zero lactose” sem que ocorram danos na produção de lactase dos mesmo?

    • OI Sabrina, podem sim. Não há nenhum estudo que indique que o consumo de alimentos deslactosados faça com que indivíduos possam eventualmente tornarem-se IL no futuro.

  8. DEVERIA SER MAIS BARATO CONHEÇO TANTA GENTE QUE NÃO TEM CONDIÇÃO DE COMPRA AINDA MAIS COM UM SALARIO SOBRA O QUE NADA NÉ , ; MAIS NÃO SABIA QUE DIABETICO NÃO PODE CONSUMIR VOU VER ISSO COM NUTRICIONISTA ,OU MEDICO DE DIABETES ANTES DE CONSUMIR ;

    • Jackeline, se sua médica pediu para não tomar leite em função da amamentação é sinal de que ela quer que as proteínas do leite de vaca não sejam passadas ao seu filho durante a amamentação. Os leites zero lactose tem proteínas. Os únicos leites que vc poderia consumir são os leites de soja, arroz, e de outros vegetais.

  9. Todo leite 0 lactose e semidesnatado ,porque a minha filha de 3 anos tem que tomar leite 0 lactose, e muitos falam que o semidesnatado e fraco

    • Luciane Baldo on

      Adilson, pelo contrário. Os alimentos zero lactose contém glicose e galactose. Isso ocorre porque a lactose é um dissacarídeo, um açúcar com duas moléculas. Quando este açúcar é quebrado através da hidrólise, a lactose se transforma em dois monossacarídeos, a glicose e galactose. Como a glicose não deve ser consumida por diabéticos, esses produtos não são aconselhados aos diabéticos.

  10. Rafael Souza on

    Tenho intolerância à lactose e acho um absurdo a industria adicionar a enzima lactase em seus produtos e vendê-los como produtos com zero lactose. Que eu saiba NÃO EXISTE LEITE SEM LACTOSE, e portanto TODOS OS PRODUTOS ANUNCIADOS COMO ZERO LACTOSE NÃO PASSAM DE PROPAGANDA ENGANOSA. Não sei o que os órgãos de defesa do consumidor estão fazendo que ainda não deram um basta nessa situação.

    • Luciane Baldo on

      Rafael, de acordo com estudos clínicos feitos em diversos países, assim como no Brasil, entende-se que pessoas com hipolactasia primária (intolerância à lactose) possuem a capacidade de digerir alimentos que contenham micro quantidades de lactose sem sentir os sintomas de IL, salvo quando o médico que acompanha o caso recomendar que o paciente retire todos os lácteos de sua dieta. O processo de hidrólise pelo qual passam os produtos que recebem a enzima lactase, podem sim, chegar a zero ou muito próxima de zero. Propaganda enganosa seria um produto que contém os teores normais de lactose ser anunciado como “zero lactose”. Caso você conheça algum produto nesta situação, é importante divulgar.

    • Concordo com você. Tomei uma marca de leite sem lactose e passei muito mal, pois a propaganda, realmente, nos induz a acreditar que não tem lactose. Na verdade tem lactose sim. O ideal seria, não é o rótulo conter 0 lactose, mas sim, baixo teor de lactose.

    • Rafael Souza: Faço minhas as suas palavras. Acabei de descobrir que os leites ditos "ZERO LACTOSE" tem um percentual de pelo menos 10% e não divulgam. Estou horrorizada porque tento entender a tempos porque meu filhinho de 1 ano e 5 meses vive massando mal. Acabei de descobrir que cai na mesma conversa e descobri que estou desde março de 2016 passando noites em claro massageando a barriguinha e dando Luftal e Bromoprida diariamente para ele por culpa de uma informação truncada e enganosa. Entendo vc porque eu estou arrasada.

      • Patricia Oliveira on

        E lamentável mesmo ter que saber que somos enganado por acidente num bate papo sem pretenção. Há quase 7 anos que passei a comprar leite sem lactose por sentir um certo desconforto com o leite comum. E agora descubro que tudo foi em vão. Agora entendo o porque de mesmo trocando o desconforto continuava. A leitora tem razão de se sentir de certa forma arasada. E o mais absurdo é saber que esse mesmo produto vai para a prateleira dos comerciantes com as devidas autorizações porque se trás nas embalagens com letras garrafais, sem lactose, lactose free, % lactose livre e por aí vai é porque um certo órgão liberou… vou investigar

      • Eu descobrir ha dois anos que sou intolerante a lactose e hoje fui a mais uma consulta e a gastro me disse que os leite zero contem percentual de lactose,confesso que fiquei indignada pois diversas vezes ao digerir este leite senti cólicas estomacal e a medica me falou que eu so posso usar o de arroz,soja ou amendoas

  11. Boa tarde, tenho IL e gostaria de saber se é possível fazer as receitas normais (como bolo, doces, pure, etc…) que levam leite normal substituindo por leite zero lactose e assim não ter as reaçoes da intolerancia?

  12. Olá, acho super bacana a concorrência nos produtos zero lactose, facilitando a compra e a baixa dos preços, porque, vamos combinar, quem precisa paga caro…
    Agora tenho uma dúvida, por que não tem leite em pó desnatado zero? Por que eu preciso comprar leite infantil – geralmente integral – ou de soja/ arroz… cadê o desnatado zero lac?
    Um abraço e parabéns pelo apoio!

    • A Itambé lançou a linha NOLAC que tem até leite em pó sem lactose, além disso tem leite integral, semidesnatado e desnatado sem lactose. A Nestlé lançou o NINHO sem lactose e a Piracanjuba tem leites, doces de leite, leite condensado, creme de leite e até bebida láctea de chocolate sem lactose.

      • Aline:

        O Ninho é o mesmo caso do Rafael Souza lá em cima: Tem lactose e faz mal pra quem tem intolerância. Pesquise.

        Jussara

  13. Quem não é intolerante tem alguma contraindicação de tomar produtos sem lactose? Pergunto pois minha mãe é, e estamos nos acostumando com os produtos sem lactose, mas não sei se eu posso consumi-los.

  14. Estive no estado do E.S., e lá consumi este leite, desta marca e achei uma delícia.
    Aqui em Santos, SP, já procurei o "Camponesa" e não encontrei.
    Gostaria de saber se algum Supermercado recebe este produto.
    Agradecida

  15. Adorei o texto. Muito claro e bastante informativo. Onde posso encontrar o leite Camponesa Zero Lactose?No momento, estou usando o Zero Lactose da Italac, Achei melhor do que o Zero Lactose da Piracanjuba,

Deixe um comentário