Anúncio

Antepasto toscano

7

A origem da palavras antepasto vem do italiano antipasto, que significa “antes da refeição”. Antepastos tradicionais incluem salame, queijos, cogumelos, anchovas, vegetais e outras iguarias em conserva. Os pimentões tenros, de um vermelho e amarelo intensos, e a mistura de ingredientes e ervas faz deste antepasto um dos meus favoritos. É aconselhável utilizar na receita pimentões cultivados sem agrotóxicos, pois hoje este é um dos vegetais com maior índice de agrotóxicos, segundo pesquisa da Anvisa.

INGREDIENTES

  • 2 pimentões vermelhos
  • 2 pimentões amarelos
  • 1 ramo de manjericão fresco picado
  • 10 tomates cereja cortados ao meio
  • 1 colher de sopa de alcaparras picadas
  • orégano à gosto
  • 2 dentes de alho picados
  • 1 colher de vinagre balsâmico
  • sal à gosto
  • pimenta do reino moída
  • pão ciabatta ou baguette em fatias para servir (para celíacos, sirva com fatias de pão sem glúten)

PREPARO

1. Lave os pimentões e asse-os inteiros em forno médio, colocando-os por cerca de 50 minutos em uma assadeira forrada com papel manteiga ou papel alumínio. Eles devem ficar inchados e tostados por fora.

2. Retire os pimentões do forno. Quando eles estiverem mornos, coloque-os em um saco plástico e guarde-os no refrigerador por pelo menos 1 hora. Esse processo irá facilitar muito para você retirar a pele do pimentão.

3. Retire os pimentões do saco plástico, retire as peles e a ponta com as sementes. Corte os pimentões em fatias fininhas.

4. Adicione todos os demais ingredientes e misture-os. Teste o sal e a pimenta.

5. Sirva com fatias de pão ciabatta ou baguette.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

7 Comentários

  1. Olá, gostaria de saber se as receitas preparadas com "leite sem lactose" não causam problemas para pessoas com IL. Eu tenho IL diagnosticada e não queria parar de usar leite em certas receitas. É confiável usar leites de caixinha que dizem "zero lactose"?

    • Olá Danielle,

      Os leites com baixo teor de lactose foram desenvolvidos justamente para as pessoas que apresentam IL. Todos recebem adição da enzima lactase, para antecipar o processo de quebra deste açúcar, que deveria ocorrer no intestino (mas que nos IL nã ocorre, ou so ocorre parcialmente).
      Entretanto, tais produtos são contra-indicados para pessoas que apresentam outros problemas relacionados ao leite, como a sensibilidade (alergia) às suas proteínas.

      Gde abraço,

      Juliana

  2. Oláaa,

    Fiz a receita e ficou uma delicia!! acrescentei um pouco mais de alcaparras, azeitona e coloquei somente 1 dente de alho. Recomendo demais!

Deixe um comentário