Anúncio

Pudim gelado de coco com calda de goiabada

16

Essa é uma receita bastante simples de preparar e o sabor intenso do coco cai super bem com a calda de goiabada preparada com suco de limão siciliano e gengibre, adicionando um sabor cítrico e levemente picante à sobremesa.

INGREDIENTES

  • 200 g de leite condensado zero lactose
  • 300 ml de leite de coco integral
  • 300g de creme de leite zero lactose
  • 12g de gelatina em pó sem sabor
  • 5 colheres de sopa de água (para a gelatina)
  • 300 g de goiabada
  • suco de 1/2 limão siciliano
  • raspas de 1 cm de gengibre fresco
  • 2 colheres de sopa de água (para a calda)

PREPARO

1. Coloque os 3 primeiros ingredientes no liquidificador e bata por 1 minuto.
2. Dissolva a gelatina conforme indicado na embalagem e acrescente ao liquidificador. Bata bem até ficar uma mistura uniforme.
3. Coloque a mistura em uma forma de silicone ou em pequenas forminhas ou taças de sobremesa.
4. Leve o pudim ao refrigerador e deixe gelar por pelo menos 2 horas ou até ficar firme o suficiente para desenformar.

CALDA DE GOIABADA
1. Coloque a goiabada em uma panela pequena picada em pedaços, adicione o suco de limão e as raspas de gengibre.
2. Com uma colher de pau ou de silicone mexa bem em fogo baixo até a goiabada desmanchar por completo e formar uma calda. Para auxiliar neste processo adicione as 2 colheres de água ou mais, conforme o ponto da calda que você prefere.

3. Sirva o pudim gelado com a calda quente por cima.

 

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

16 Comentários

  1. Olá Luciane,fiquei muito feliz em descobrir seu site,meu filho tem 15 anos,e descobrimos agora que ele tem intolerância à lactose,mundo novo para nós,nem tão fácil,mas também nem tão impossível,feliz em poder contar com sua preciosa contribuição.Um abraço

  2. Fiz essa receita para o dia dos pais, junto com o salame de chocolate que sempre faço. Foi o maior sucesso!! É uma delíciaaaa!

  3. Eu fiz a receita, mas ao que parece é um Mousse não um pudim… mas de qualquer forma… ficou muito gostoso… vou agora tentar trocar o leite de coco por goiabada. Devo fazer essa semana… depois eu posto aqui o resultado!! Abraço

  4. Oi Lu, adorei essa receita…hum pudim é td de bom né…rs
    Sou vegetariana e no lugar da gelatina, pensei em colocar ágar ágar ou amido de milho? Será q dá certo?

    • juliana_nutri on

      olá Chris,

      É bem provável q o agar agar substitua bem a gelatina, mas nós não fizemos o teste. Se vc testar, depois nos conte o resultado, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  5. Este pudim me dá agua na bca mas nao posso com soja, alem do gluten e do leite. Poderia substituir por.leite de arroz? Leite condensado de arroz….acho que nao existe….bem, talvlez fique com vontade pela eternidade….rs

    • juliana_nutri on

      Olá Katia,

      O leite pode ser substituido por leite de arroz, porém não existe "leite condensado de arroz", só "creme de leite" de arroz.

      Gde abraço,

      Juliana

  6. OI Luciane, sou nova no pedaço, descobri a pouco tempo sobre a lactose. Obrigado pela ajuda e pelas receitas maravilhosas. abs Rosane (sou gaúcha).

Deixe um comentário