Anúncio

Bolo de milho verde

25

Experimente fazer este bolinho sem lactose e sem glúten super fofinho, de preparo muito simples. Ele também fica ótimo servido com geleia de frutas.

INGREDIENTES

  • 1 lata de milho verde ao vapor
  • 200 ml de leite de coco
  • 200g de milharina
  • 200g de açúcar demerara ou cristal
  • 50 ml de óleo vegetal de canola
  • 1 colher de sopa de fermento em pó
  • 3 ovos**
  • 50 g de coco ralado fresco ou de pacote
  • 50 g de queijo parmesão (ou outro queijo maturado sem lactose)
  • 1 colher de sopa de creme vegetal para untar a forma

PREPARO

1. Coloque no liquidificador os ovos e o milho e bata ligeiramente.

2. Acrescente os demais ingredientes e bata até obter uma massa homogênea. Deixe o fermento para acrescentar por último e bata apenas por alguns segundos para misturá-lo à massa.

3. Unte uma assadeira antiaderente  de 25 cm com uma fina camada de creme vegetal e despeje a massa.  Asse-a em forno médio pré-aquecido por 35 minutos.

 

Substituindo ingredientes
Para fazer esta receita sem ovos, substitua os ovos da receita por 3 colheres de sopa de linhaça + 1/2 xícara de água morna. Misture bem os ingredientes e faça a adição na receita.
Lembre-se que os queijos maturados, em sua maioria, são isentos de lactose (para saber se o queijo é isento de lactose, verifique a quantidade de carboidratos do queijo. Se for 0 g, significa que ele é isento de lactose). De qualquer forma, o queijo não é essencial nesta receita. Se vc preferir, poderá fazê-la sem queijo.

 

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

25 Comentários

  1. Socorro Vasconcelos on

    Olá Luciane, tudo bem? Adoro esse seu site, pois tenho intolerância a lactose também. Então quer dizer que basta que eu olhe o carboidrato no rótulo do queijo para saber se ele tem lactose ou não? Sou louca por queijo e tenho comido só o minas padrão da marca tirolez por saber que ele não tem lactose. Agora vou começar a olhar o rótulo de outros queijos. Boa sorte e sucesso. Socorro Vasconcelos

    • Obrigada Socorro. É isso mesmo. Alguns fabricantes tem nos auxiliado nesta questão. A Balkis publicou uma tabela com todos os seus queijos e o teor de lactose de cada um deles. abs

    • Socorro eu também tenho intolerancia a lactose, descobri tem pouco tempo, esse queijo minas da marca tirolez nao tem lactose mesmo? falam que o queijo minas é o que mais tem lactose, fico até com medo. Obrigada Jaqueline

      • Oi.. meu marido tem intolerancia a lactose e glutem. tenho comprado um queijo sem lactose feito de leite de cabra. dizem que somente o leite de vaca tem a lactose não sei se eh verdade. Mas vc acha em casas especializadas em produtos naturais ou especificas deste tipo de produto. eu compro num armazem quer tem produtos(pao, sorvete, leite, queijo, chocolate, etc…0 sem lactose e sem glutem.

    • Milharina é farinha de milho, ou seja, vc pega a lata de milho verde que usou, vazia, e será a quantidade de farinha de milho (milharina) a ser utilizada no bolo

  2. Luciane,muito obrigada por ajudar à nos todos que temos intolerancia ao glúten e a lactose.Aqui no RS ainda temos muita dificuldades de encontrar estabelecimentos que nos forneçam este tipo de alimento.E quando encontramos algum estabelecimento que fornecem este tipo de alimentação,temos de ter cuidado,pois a maioria das pessoas desconhecem o perigo,e contaminam os utensilhos com alimentos que contem lactose ou glúten.Um abraço.Deus te abençõe.

    • Tens razão Graça. Eu realmente espero que o Semlactose cumpra com o seu objetivo de informar. Acredito que a informação irá trazer uma maior compreensão sobre intolerâncias e alergias alimentares e com isso, mais segurança para todos nós que precisamos de uma alimentação especial. abs e obrigada!

  3. olha adorei esta receita, meu filho é alergico ao leite, fiquei muito tempo sem saber o que fazer pro lanche dele, mas agora com essas receitas ele vai adorar.

  4. bom, queijo sem lactose so pode pra quem ainda tem uma tolerancia a lactose. eu por exemplo, nao posso nada com 0 lactose e com proteina do leite. entao, aguardo uma receita que eu possa comer.
    aguardo tambem receitas sem gluten pois nao posso com nenhum dos dois.
    acho meio perigoso colocar uma receita com queijo 0 lactose como se fosse liberado para alimentação. eu por exemplo, cai nessa e passei muito mau e quase pus minha recuperação e saude a perder por conta disto.

    • Yara,
      Os médicos e nutricionistas sempre recomendam que pessoas com intolerância à lactose não deixem de consumir alimentos lácteos que tenham baixo teor de lactose ou que sejam isentos de lactose. Queijos, iogurtes e leites sem lactose contêm minerais e proteínas importantes para o nosso organismo. Mas é importante que você entenda quais são as suas restrições alimentares e siga a recomendação de seu médico. Se vc não pode consumir nenhum tipo de alimento lácteo, nem glúten, siga esta orientação. 0% lactose é liberado e recomendado para a alimentação de intolerantes à lactose não só no Brasil, mas também pela comunidade médica e por diversos órgãos de saúde de vários paises. abs

  5. Luciane, para fazer essa receita sem ovos, é preciso adicionar algum substituto? Minhas filhas tem alergia a ovos, trigo, leite e soja.

    • juliana_nutri on

      Olá Cintia,

      Nas receitas que levam até 2 ovos é possivel substitui-los por gel de linhaça ou de chia.

      Gde abraço,

      Juliana

  6. maria da conceição on

    olá Luciana li na revista dos vegetarianos que posso conseguir nesse site os lactobacilos para preparar o kefir pois faz muito tempo que estou a procura e não consigo achar com ninguém voçê poderia mim ajudar pois estou precisando muito tenho uma sobrinha que foi diagnosticada com intolerância a lactose e estou ajudando ela a se adaptar com a dieta ,já estou preparando o bolo de milho para ela obrigado pela sua atenção.

  7. Gostaria de receitas sem a lactose e sem corantes, conservantes e aromatizantes, meu filho sofre de todas essas intolerâncias, as vezes acho sem lactose mas tem tem os aromatizantes ou os outros que fazem mais mal ainda que só a lactase, aguardo receitas, muito obrigado, Gracy.

    • juliana_nutri on

      Olá Gracy,

      Todas as receitas que temos estão disponíveis em nosso site. Infelizmente nem sempre temos como testar novas receitas, de acordo com a necessidade de nossos leitores e também não temos como atender às solicitações de envio de receitas por e-mail.
      Vc se pode de cadastrar em nosso site, para ser informada das novidades e das novas receitas que forem publicadas, mas seria interessante pesquisar também em blogs mais direcionados a outros tipos de intolerâncias alimentares, que não só a IL.

      Gde abraço,

      Juliana

  8. Oi, gostaria de entender o q e a lata de milho ao vapor. Significa q devo abrir a lata de milho e cozinhar o milho no vapor e depois de cozido acrescentar na receita?

  9. olá, adorei encontrar esse site!
    pois estava procurando bolo de aniversario para minha pequena princesa
    que tem alergia ao leite de vaca. vou sempre entrar nesse site!

  10. olá! parabéns pelas receitas. Gostaria que me esclarecesse uma dúvida: você coloca na receita óleo de canola. Não seria melhor o óleo de coco ou até mesmo o oleo de soja uma vez que não existe a planta canola???

    • Olá Hilda, Na verdade a canola é uma junção de sementes de 2 tipos de crucíferas e é considerado um óleo muito saudável, com ácidos graxos, ômega 6 e ômega 3. Há estudos que mostram redução de colesterol com o consumo deste óleo. Eu adoro o óleo de coco, mas sei que ainda é muito caro e pouco acessível à população em geral. Evito também o óleo de soja, pois a soja contém proteínas alérgenas. Mas, de forma geral, cada pessoa poderá escolher o óleo vegetal de sua preferência.

Deixe um comentário