Anúncio

Bolinho de caneca de maracujá

10

Que tal uma receitinha pra lá de simples que as crianças não vão resistir? Reúna os ingredientes e coloque a garotada na cozinha!

Bolos de caneca são receitas ideais para as crianças começarem a dar os primeiros passos na cozinha. Aproveite o dia da criança para ensinar aos seus pequenos como fazer um bolinho super gostoso e fácil de preparar. Para estimulá-los a participar na preparação dos alimentos e tornar a atividade de cozinhar ainda mais divertida, nossa sugestão é comprar alguns utensílios e aventais feitos especialmente para a turminha. Os utensílios são super coloridos e mais seguros para as crianças utilizarem na hora do preparo de alimentos. Você encontra esses produtos em lojas de utensílios para o lar.

Para preparar o bolo de caneca, coloque na bancada da cozinha todos os ingredientes e utensílios que as crianças irão utilizar para o preparo. Dê preferência por usar colheres medidoras para facilitar na hora de medir os ingredientes.

INGREDIENTES DO BOLO

  • 1 ovo
  • 2 colheres de sopa de óleo de canola
  • 3 colheres de sopa de suco de maracujá
  • 4 colheres de sopa de açúcar mascavo
  • 4 colheres de sopa de farinha de trigo (integral)
  • 1/2 colher de chá de fermento químico em pó

CALDA

  • polpa de 1/2 maracujá (com as sementes)
  • 2 colheres de sopa de açúcar impalpável (de confeiteiro)

PREPARO

1. Auxilie as crianças a medirem os ingredientes e peça que elas coloquem primeiro os ingredientes molhados em uma pequena vasilha de vidro.

2. Misture bem os ingredientes com uma colher ou um fouet.

3. Aos poucos, acrescente o açúcar e depois a farinha, colher por colher, mexendo bem para a massa ficar homogênea. Por fim, acrescenta-se o fermento.

4. A mistura deve ser colocada em uma caneca. Leva-se a caneca ao microondas em potência alta por 3 minutos. A massa crescerá rapidamente, mas não desligue o microondas. Deixe a massa assar durante os 3 minutos.

5. Enquanto isso, as crianças podem preparar a calda. Em uma xícara, coloca-se a polpa do maracujá com um pouquinho de sementes e adiciona-se o açúcar de confeiteiro. Elas devem mexer bem até formar uma mistura consistente.

6. Retire a caneca do microondas com a ajuda de uma luva. Cuidado, pois a caneca deve estar quente!

7. Acrescente a calda, deixe descansar uns minutinhos e sirva!

Dicas
  • Se você tiver um grupo de crianças preparando esta receita, o mais divertido é que cada uma prepare o seu próprio bolinho.
  • O tempo de 3 minutos em potência alta no microondas pode variar de aparelho para aparelho. Você pode colocar 2 minutos e observar o resultado. Se necessário coloque por mais 1 minuto até o bolo ficar cozido.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

10 Comentários

  1. Olá, boa noite! Gostaria de uma informação. Se vocês tem algum Buffet que seja parceiro e faça menu de festa infantil? A festa será em casa. Preciso contratar um para uma festinha de 7 anos, e estou com grande dificuldade em achar. Se puderem me ajudar, agradeço muito.

  2. Subistitui o ovo por uma colher de aveia em flocos e duas de agua. Misturei e deixei um pouco depois misturei os outros ingredientes. Deu super certo! Para os veganos de plantão!

Deixe um comentário