Anúncio

Docinhos de coco e amendoim

8

Para quem está sempre querendo experimentar novidades sem lactose, minha dica são esses maravilhosos docinhos de coco com amendoim. Com certeza, eles vão conquistar você na primeira mordida.

Eles chegaram lá em casa embalados em pacotinhos. Minha amiga Anne, que também é adepta da culinária sem lactose, havia enviado para experimentá-los. Foi amor à primeira dentada… Ela comentou que esta receita foi adaptada de um livro que ela tem desde os anos oitenta: The New York Times New Natural Foods Cookbook escrito por Jean Hewitt. Abaixo vocês conferem a receita.

INGREDIENTES

  • 2 xícaras de pasta de amendoim (feito em casa com amendoim torrado sem casca e sem sal)
  • 2/3 de xícara de mel
  • ½ xícara de leite de soja em pó (nesta receita foi usado Suprasoy sem lactose)
  • 3 xícaras de coco ralado desidratado sem açúcar
  • 200g de chocolate sem lactose para derreter (opcional)

PREPARO
1. Faça uma pasta de amendoim no liquidificador ou processador com amendoim torrado sem sal e sem casca. Adicione o amendoim aos poucos e bata no modo pulsar, sempre parando e limpando o copo do liquidificador com uma espátula até formar uma farofa um pouco úmida com o óleo natural do amendoim. Faça isso até obter duas xícaras.

2. Coloque as duas xícaras da pasta de amendoim em uma tigela grande, adicione o mel e o leite de soja em pó. Misture com uma colher grande ou espátula até obter uma massa grossa e homogênea. Após, adicione duas xícaras de coco ralado aos poucos, sempre misturando até obter uma massa homogênea e fácil de modelar. Coloque a terceira xícara de coco ralado em um prato fundo e deixe reservado para cobrir e enfeitar os docinhos.

3. Faça bolinhas do tamanho de brigadeiros e passe os docinhos no coco ralado. Eles estão prontos para serem servidos ou guardá-los na geladeira. São uma delicia geladinhos.

4. Para a opção com chocolate, derreta o seu chocolate de preferência em banho maria. Use um palito para mergulhar metade de cada docinho no chocolate derretido. Sirva-os gelados ou em temperatura ambiente.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

8 Comentários

  1. Luciane, olá! Tudo bem! gostaria de agradecer imensamente pela sua divulgação de produtos, matérias, loja e receitas que só facilitam a vida do intolerante à lactose. Convivo com o problema há 20anos e ao longo desses 20 anos, só me atrevi a tomar um toddynho aos 13 anos e foi uma catástrofe. Fiquei feliz hoje, especialmente, porque fiz vitamina de banana com leite de vaca zero lactose da marca Piracanjuba.Quero divulgar que até agora não senti nenhum desconforto. O mais engraçado é que meu paladar é favorável ao leite de soja mas gostei desse outro também. Amei saber que a marca MinusL chegou ao Brasil. Eu mandei um e-mail para eles cerca de quase 3 anos atrás e a resposta deles foi negativa. Eu tomei leite Minus em pó quando criança durante um bom tempo e depois saiu do mercado. Não sei se trata-se da Minus-L mas foi procurando por ele que encontrei o site da Minus L. Lu, quero estar sempre entrando em contato com você, moro no DF também! Felicidades para você e sua família!

    • Olá Itala,
      Que bom saber que as matérias do Semlactose estão ajudando vc! Muitas pessoas estão comentando sobre o leite Piracanjuba 0% lactose e todos parecem bem satisfeitos com o produto, o que é ótimo para nós, IL. Que bom saber que vc tb mora no DF. Me escreva e conversamos mais, ok? Bjos

  2. Muito legal essa receita e bem prática para se fazer. Além disso, parece ser muito gostosa. É legal porque dá para fazer rapidinho, não faz muita bagunça e ainda dá para incluir as crianças no processo de fazer os docinhos. Uma dica muito boa mesmo.

  3. Olá Luciane, minha filha é alérgica ao leite e a soja.
    Gostei desta receita para o aniversário dela. No entanto estou com um problema que é o leite em pó de soja. Com o que posso substituí-lo?
    Grata Beatriz

  4. Gostaria de orientações sobre marcar sérias, que de fato usem maquinários somente para os produtos sem lactose…pois preciso comprar produtos para produzir meus bolos e doces sem lactose mas fico muito preocupada com tal assunto….onde consigo tal orientação?? Hoje produzo bolos saudáveis e funcionais na linha de integrais , mas muitas pessoas me procuram solicitando algo sem lactose, sim hoje já tenho 3 sabores mas quero muito estumar mais sobre o assunto…o meu face para quem tem interesse em conhecer meu trabalho é /naturalmente doces ….obrigado…Keli Bettiol

  5. olha so estou começando um tratamento novo para minha saúde onde ñ vou poder utilizar leite. creme de leite e nem de soja portanto estou perdida por favor alguém pode me ajudar?

Deixe um comentário