Anúncio

Pão de liquidificador

28

Cheirinho de pão recém saído do forno é uma delícia. Aprenda a fazer esta receita simples para preparar sanduíches ou servir no café da manhã.

INGREDIENTES

  • 3 ovos inteiros
  • 1 sachê de fermento biológico granulado
  • 1/4 de xícara de leite de coco misturado a 1/2 de xícara de água
  • 3 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de chá de sal
  • 3 colheres de sopa de açúcar
  • 3 xícaras de farinha de trigo*

PREPARO

1. Coloque todos os ingredientes no liquidificador, exceto a farinha e o fermento, e bata-os ligeiramente.

2. Coloque a mistura de líquidos em uma vasilha e aos poucos vá adicionando a farinha misturada ao fermento e mexendo com uma colher. O resultado será uma massa homogênea e pesada.

3. Unte com óleo e enfarinhe uma forma de pão retangular.

4. Aqueça o forno por 5 minutos na temperatura média e desligue-o. Coloque a massa de pão na forma e leve-a por 40 minutos ao forno aquecido, porém desligado para que a massa cresça.

5. Após o tempo de crescimento, torne a ligar o forno e asse o pão por 15 minutos em temperatura média e mais 15 em temperatura baixa. Ele deve ficar dourado por fora.

6. Retire o pão do forno, deixe-o esfriar por alguns minutos e desenforme-o. Depois de frio, você pode congelá-lo em fatias e reaquecê-lo no forno ou microondas.

Dicas
  • * Você pode usar 1 1/2 xícaras de farinha de trigo branca e 1 1/2 xícaras de farinha de trigo integral. Para quem quer fazer o pão sem glúten, use a mistura de farinha sem glúten que você encontra em lojas de produtos naturais. Eu também gosto de acrescentar a essa mistura uma colher de amaranto ou linhaça. Não altera o sabor e fica super nutritivo.
  • Dica: prepare esta pasta de grão de bico para passar nas fatias deste pão caseiro.
Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

28 Comentários

  1. Nossa faz tempo que não apreço por aqui!!!!

    Para fazer sem glúten é só usar a mesma medida da FSG que a gente encontra nessas lojinhas????

    Queria tirar um dúvida: vale para alguém que não pode comer tanta coisa comprar aquelas panificadoras??

    Beijos,

    Silvia, que ficou sem comentar mas continua acompanhando vocês!

    • juliana_nutri on

      Olá Silvia,

      a farinha sem glúten vendida pronta, pode ser usada diretamente para substituir a farinha de trigo nas receitas. Mas no caso de outras farinhas é necessário fazer um "mix", e adicionar goma xantana, CMC ou goma guar, para dar leveza e maciez à massa, e nem sempre as substituições ficam boas na primeira tentativa.
      Quanto ao uso das panificadores, não tenho experiência com as mesmas (compro meus pães sem glúten já prontos), então, infelizmente não posso opinar. mas conheço pessoas q tem o aparelho e gostam bastante.
      No site <a href="http://www.riosemgluten.com” target=”_blank”>www.riosemgluten.com há várias dicas para suas receitas.

      Gde abraço,

      Juliana

      • Olá,
        Tenho a panificadora e para nossas receitas sem glúten e tenho usado bastante. Porém vale a pena para bater a massa, mas o processo todo dura em torno de 3 horas até assar. Se tu faz bastante pão caseiro penso que vale a pena sim.
        Abço
        Selma Naiara

    • Olá Márcia,

      Quem tem alergia ao leite de vaca, pode utilizar qq "leite" de origem vegetal (coco, castanhas, nozes, amendoas, etc), desde que não seja alérgico a eles.

      Gde abraço,

      Juliana

  2. Olá pessoal do Sem Lactose!
    Tenho IL e o médico cortou tanto o leite e derivados como também o açucar da minha dieta. Ando com poucas opções de alimentos justamente por conta do médico ter cortado o açucar, pois ele falou que geralmente quem tem IL tem tbm ao açucar. Achei que fosse só ao açucar do leite. Isso procede? Fiquei bastante animada com a receita deste pão, mas infelizmente ele contem açucar. =/ Obrigada pela atenção desda já. Um abraço.

    • Olá Suzy,

      Talbvez momentaneamente seu intestino não esteja dando conta de digerir os dissacarídeos (açúcares formados pela união de outros dois, mais simples), como é o caso da lactose e da sacarose, já que as enzimas necessárias à digestão de cada um destes açúcares, ficam localizadas muito próximas no intestino.
      sugiro que vc procure um nutricionista, o quanto antes, para fazer as adequações necessárias à sua alimentação.

      Gde abraço,

      juliana

  3. FIZ ESSA RECEITA E FICOU ÓTIMA! COM CERTEZA A FAREI VÁRIAS VEZES, POIS ESTOU ENJOADA DE COMER PÃO DE SAL RS (JÁ QUE É O ÚNICO QUE EU ENCONTRO PRÓXIMO A MINHA CASA QUE NÃO TEM LACTOSE).

    AGORA QUE DESCOBRI ESSE SITE VOU EXPERIMENTAR VÁRIAS RECEITAS SEM LACTOSE… PARABÉNS PELA INICIATIVA, O SITE VAI ME AJUDAR BASTANTE A COMER COISAS GOSTOSAS SEM LACTOSE.

    • juliana_nutri on

      Olá Fabiana,

      A lactose é o açúcar presente no leite, produzido pelos mamíferos. Leite de coco não é leite…é a polpa do coco batida com água…logo, não contém lactose.

      Gde abraço,

      Juliana

  4. Olá, pessoal!
    Sou nova por aqui. Estou amando esse blog! Experimentei fazer o pão caseiro ontem. Ficou simplesmente perfeitooooooooo!! Gostoso demais da conta!! É muito fácil e prático de fazer!!
    Pretendo testar várias receitas! Obrigada pela iniciativa do "Sem Lactose". Tem me ajudado bastante! Abraço a todos!

    Karine

      • Ok, Luciane. Posso te mandar fotos à medida que for testando as receitas? Tirei fotos do pão de liquidificador, rsrs. Se puder, pra qual email envio? Estou super empolgada, pois sou apaixonada por bolos, tortas, doces e como estou com restrição à lactose, vinha passando mta vontade de comer, mas estou descobrindo aqui diversas opções, cada uma melhor que a outra! Mais uma vez, obrigada!! Abs.

  5. gostaria muito de fazer esse pão, mais aminha neta laura é alergica a proteina do leite edo trigo
    como fazer um pão sem fgarinha?
    por favor me ajude
    meu nome é Mara

    • Olá Mara,

      Existem algumas farinhas especiais, isentas de glúten (e obviamente de trigo), como o Mix da Schär, a farinha da Amina, etc, que podem substituir a farinha de trigo nas receitas.
      No site <a href="http://www.riosemgluten.com” target=”_blank”>www.riosemgluten.com vc encontra mais informações e receitas isentas de trigo.

      Gde abraço,

      Juliana

  6. Olá, estou começando a caçar receitas deste tipo (SG e SL) e a sua parece ser a que mais agradou aos paladares por ai. haha. Gostaria de alguma sugestão pessoal sua das farinhas sem glúten (será que de arroz fica bom?). E também o tamanho da fôrma utilizada. Além disso, o rendimento da receita. Obrigada!

  7. Olá na escola que eu trabalho vamos fazer uma Feira de Ciências sobre alimentação e estou ajudando nas pesquisa e gostei muito das receitas que encontrei aqui , dentre muitos temas um grupo o qual minha filha faz parte está pesquisando sobre intolerância a proteína do leite e alergia a lactose.
    Precisamos fazer uma receita e gostei da receita do pão mas esse fermento granulado é o mesmo que compramos na padaria pra pão e qual é a quantidade relativa a um sachê?
    Parabéns e obrigada por contribuir com nossa pesquisa. Fico no aguardo preciso com um pouco de urgência a feira será dia 31/10, preciso fazer a receita antes.
    Um abraço.
    Elieth Enes

Deixe um comentário