Anúncio

Bolo cremoso de fubá com calda de goiabada

18

Bandeirinhas penduradas, pé de moleque, paçoquinha, pipoca. O mês de junho é de Festa Junina em todo o Brasil. De norte a sul as receitas vão variando aqui e ali, mas alguns pratos estão sempre presentes. Nossa dica é o bolo cremoso de fubá. Uma das delícias da nossa culinária, adaptada para ficar sem leite e sem glúten.

Pesquisei diversas receitas de bolos de fubá. Uma maioria leva leite, leite condensado, creme de leite e farinha de trigo. Resolvi tirar isso tudo e fazer a minha própria versão. O bolinho fez um super sucesso na nossa festa junina! Todos se encantaram com o creme que se separa do fubá e forma um bolo em duas camadas. A calda de goiabada pode ser servida quente para dar um toque final para essa gostosura.

INGREDIENTES

  • 400 ml de leite de coco
  • 2 xícaras de água
  • 2 xícaras de açúcar
  • 2 xícaras de fubá
  • 2 colheres de sopa de óleo vegetal
  • 1 colher de sopa de fermento químico em pó
  • 3 ovos inteiros
  • 1 colher de chá de essência de baunilha
  • 1 colher de creme vegetal para untar

PREPARO

1. Unte uma forma de pudim ou 2 formas retangulares de pão com creme vegetal.

2. Coloque todos os ingredientes no liquidificador e bata ligeiramente para deixar a mistura homogênea.

3. Despeje a mistura na forma e leve-a ao forno pré-aquecido em temperatura média por até 40 minutos. O bolo deve ficar dourado. Entretanto, você perceberá que a camada de cima ficará mais mole que a de baixo.

4. Deixe esfriar e desenforme.

CALDA DE GOIABADA

  • 250g de goiabada
  • suco de 1 limão
  • 5 colheres de sopa de água
  • canela à gosto

PREPARO DA CALDA

1. Coloque os ingredientes em um recipiente de vidro e leve ao microondas para aquecer por 2 minutos (você pode colocar por 1 minuto, mexer bem e voltar a aquecer por mais um minuto até a goiabada dissolver por completo).

2.Para uma calda mais líquida, acrescente mais uma ou duas colheres de sopa de água.

3. Sirva a calda quente sobre as fatias de bolo.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

18 Comentários

  1. Receita muito interessante e parece ser supergostosa! Acho que vale a pena experimentar, mesmo que a pessoa não seja intolerante à lactose. Como apontado no artigo, no entanto, é importante ressaltar que ainda é difícil encontrar alguma receita que não contenha glúten ou lactose. Mas, aos poucos, este cenário vai mudando e tudo começa a ficar mais simples.

  2. Olá!
    Sou Intolerante a lactose e fiz o bolo de fuba com calda de goiabada e amei!!! Delicioso e fácil de fazer!!!
    Parabens por essa iniciativa maravilhosa, que tanto ajuda o dia a dia das pessoas co L e/ou celiacas.

  3. UMA ALEGRIA, FOI O QUE SENTIR QUANDO VI ESTA RECEITA. DESCOBRIR RECETIMENTE QUE MINHA FILHA IL,COMO TODA MAE, PROCURO MANEIRAS DE DEIXAR O PROBLEMA MAIS LEVE. VALEU!
    BUSCO OUTRAS RECEITAS. GRANDE ABRAÇO!

    • Olá Juliana,

      Tudo bem?
      É a primeira vez q vc acessa nosso site? Se for, de uma lida em nossas matérias e posts anteriores…
      Já falamos diversas vezes a respeito do leite de coco e dos demais leites vegetais (que na verdade, são todos extratos vegetais e não leite), que justamente por serem de origem vegetal, nenhum deles contém lactose!
      A lactose é o açúcar característico dos leites "de verdade", que são o produto das glândulas mamárias dos mamíferos…

      Gde abraço,

      Juliana

  4. Fernanda Turina on

    Será que posso fazer sem a essência de baunilha? Meu problema é o seguinte; meu bebê tem alergia à proteína do leite da vaca e soja. Logo não posso nada que tenha leite, soja, ou caseína que é o caso de produtos que contém corante caramelo, como coca-cola, molho shoyo, essência de baunilha etc…
    Pode ser feito em forma redonda de furo no meio?
    Obrigada por compartilhar a receita!

    • Fernanda, a essência de baunilha só tem a função de adicionar sabor ao bolo, mas com certeza pode ser excluido da receita. Vc também pode comprar a fava da baunilha se fizer questao de ter sabor de baunilha no bolo. abs

  5. ceciliaparolin on

    ola…fiquei muito feliz ao ver ese site minha filha depois que descobrimos que ela tem chron tem tambem IL .hoje ela esta gravida de 7 meses ..imagine vontades desejos e muito dificil …ja sofri muito com ela EU mae aPaula oVitor Gabriel agradecemos muito vces..

  6. ADRIANA DE SOUZA on

    fico feliz por saber que existe varias pessoas que pesquisam para facilitar nossas tristezas de não poder comer produtos com lactose ,onde tudo quase tem ,um beijo e obrigado.

  7. gostaria de saber se vc sabe como substituir ovo pois meu filho tem as seguintes alergias : leite,ovos,soja,amendoim,chocolate,frutos do mar por favor se tiver alguma receita me ajude obrigada

    • Juliana,
      para cada ovo você pode usar uma mistura de 1 colher de sopa de linhaça triturada com 3 colheres de sopa de água. Misture, aguarde 5 minutos e adicione a sua receita. abs

  8. Eu amo bolo de fubá…. amo doces na verdade, gosto de fazer e comer, mas tenho Intolerância à lactose e sacarose… qual o substituto ideal para o açúcar? Seria o adoçante? e qual a melhor marca pois provei adoçantes que não lembram nem um pouco o açúcar em textura e sabor.

  9. olá, gostaria de saber se posso utilizar essa mesma receita naqueles forminhas de papel para cupcakes. Há pouco tempo trabalho com isso e alguns clientes com intolerância já me pediram opções que eles possam consumir. aguardo. obrigada!

    • juliana_nutri on

      Olá Joice,

      Qq receita de bolo pode ser usada para fazer Cup Cakes…so é importante ficar atenta ao tempo e a temperatura do forno, para que os bolinhos não queimem, já que tendem a assar mais rápido.

      Gde abraço,

      Juliana

Deixe um comentário