Anúncio

3º Glúten Free e 1º Zero Lactose

14

O evento que reuniu em 2010 e 2011 diversos profissionais da saúde, empresas e consumidores de diferentes estados brasileiros lança sua nova edição em junho deste ano em São Paulo. O 3o Glúten Free, em 2012 será acompanhado pelo 1o Zero Lactose, a primeira edição do evento direcionada para o público com intolerância à lactose.

O objetivo do Zero Lactose é alertar sobre o aumento da incidência de intolerâncias alimentares, entre elas a intolerância à lactose, que acomete 75% da população mundial e 25% dos brasileiros, de acordo com a e3online, organizadora do evento.

A intolerância permanente ao glúten atinge pessoas de todas as idades, principalmente crianças de seis meses a cinco anos. Existe, também, uma frequência maior entre o sexo feminino, na proporção de duas mulheres para cada homem. Já a intolerância à lactose ocorre mais frequentemente em adultos, já que a redução na produção da enzima lactase ao longo da vida é uma condição comum, com maior incidência em afrodescendentes e na população de origem asiática.

Não existe cura para ambos os casos, por isso a importância de alertar os diferentes públicos sobre uma alimentação adequada, respeitando a individualidade de cada paciente. Ao retirar o glúten e/ou a lactose da dieta é possível levar uma vida normal e saudável, mas sempre com o acompanhamento médico e nutricional para evitar a deficiência de nutrientes e recuperar a microbiota intestinal, prejudicada pelo consumo de alimentos que contêm esses ingredientes.

Palestras

O evento será realizado com ciclos de palestras para nutricionistas, médicos, chefs de cozinha, e para o consumidor final. O objetivo é atingir tanto os profissionais da área da saúde que lidam com este tema em sua prática clínica, quanto as pessoas que possuem hipersensibilidade ao glúten, portadores da doença celíaca e intolerância à lactose que buscam informações qualificadas sobre o assunto.

Entre os palestrantes estão Gisela Savioli (nutricionista), Henry Okigami (farmacêutico), Lucyanna Kalluf (farmacêutica e nutricionista), Bruno Zylbergeld (biólogo) e Elen Coutinho (psicóloga) e Tatiana Cardoso (chef de cozinha), que abordarão temas como tratamentos alternativos, saúde intestinal, apoio psicológico, abordagem terapêutica, processos fisiopatológicos e gastronomia funcional.

Salão de Expositores

O objetivo do 3º Gluten Free São Paulo & 1º Zero Lactose é mostrar quais são as opções de alimentos sem glúten e sem lactose existentes no mercado. Por isso, o evento conta com um espaço destinado aos expositores e patrocinadores oficiais com apresentação e degustação de produtos, entre eles: Supra Soy, Jasmine, Tivva, Almofariz, Grani Amici, Mundo Verde, Arte sem Glúten, Goodsoy, Aquamais, Diaita, Sanavita,  Vitafor, Aminna,  Natural Sem Glúten, Vitao e Sabor Único.

Circuito de Oficinas Culinárias Gratuitas

O Gluten Free São Paulo tem o exclusivo Circuito de Oficinas Culinárias Gratuitas com a proposta de apresentar diversas receitas livres de glúten e lactose, sem perder o sabor. Confira a programação no www.glutenfreebrasil.com

 

3º Gluten Free São Paulo & 1º Zero Lactose

Data: 02 de Junho de 2012
Horário: 08h às 18h
Local: Hotel Matsubara
Endereço: Rua Cel. Oscar Porto, 836 – Paraíso – São Paulo – SP

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Colabore com o conteúdo do Semlactose. Envie sugestões de temas para serem abordados, dicas sobre novos produtos, eventos, entre outros. Acesse nossa página de contato e envie sua mensagem.

14 Comentários

  1. Emanuela S. G. Marin on

    Olá querida tenho uma clinica de desintoxicacao orgânica, e gostaria de saber se vc sabe de algum lugar que daria cursos de alimentos sem glúten e sem lactose, e também sobre congressos ou o que eu puder estar me especializando na área, sou fisioterapeuta. Desde já agradeço Emanuela

    • Emanuela,
      A Acelbra (Associação dos Celíacos) geralmente promove cursos em parceira com nutricionistas e outros em diferentes estados. Em que estado vc reside? Todos os anos há congressos sobre nutrição funcional, alergias alimentares que ocorrem em Sao Paulo e Rio. Sempre que tivermos novidades sobre esses eventos, postamos na nossa comunidade do Facebook. Cadastre-se lá e acompanhe.

      abs

  2. jeanete da c santos on

    Ola Juliana!
    Meu esposo descobriu a pouco tempo que tem intolerancia a glutem e Lactose. Estamos usando os produtos que existe no mercado ou seja em lojas especialisadas, mas sempre esta faltando. O problema é que ele esta perdendo muito peso, não sabemos o que fazer, por ser uma pessoa idosa ele esta em panico. Ja marcamos consulta com um nutricionista. Voce sempre ajuda dando dicas e respostas interesantes,e as novidades do mercado % glutem e lactose.
    Gde abraço.
    Jeanete

    • juliana_nutri on

      Olá Jeanete,

      De fato, no caso do seu marido, a ajuda de um Nutricionista é fundamental, para fazer as adequações necessárias.
      Deem uma olhada no site: <a href="http://www.riosemgluten.com” target=”_blank”>www.riosemgluten.com
      Nesse site há muito material interessante, dicas e receitas, além de livros para download grátis.

      Gde abraço,

      Juliana

    • juliana_nutri on

      Olá Francisca,

      Essa é uma dúvida (e um medo) muito comum quando recebemos o diagnóstico da doença celíaca e da IL. Mas te digo, por experiência própria, pois sou celíaca e intolerante a lactose, e aprendi a conviver com isso! logo após meu diagnóstico da DC, há quase 1 ano e meio atrás fiquei meio perdida, pensando em como seriam as coisas dali para a frente, mas percebi que as restrições alimentares me fizeram repensar toda a minha alimentação e acabaram contribuindo para que eu tivesse mais cuidado comigo mesma. Acabei ganhando em qualidade de vida, e mesmo não podendo consumir muita coisa, levo uma vida normal…trabalho (bastante), faço pós graduação, não me privo de nenhum evento social e nem de reuniões familares, etc.
      Pode ter certeza de que vc sobreviverá!
      Uma sugestão, é vc procurar os grupos de celíacos no Facebook e no Orkut, como esse aqui: https://www.facebook.com/groups/vivasemgluten/
      Ajuda bastante saber que não estamos sozinhos nessa e que há muita gente na mesma situação, e sobrevivendo!

      Gde abraço,

      Juliana

      • Juliana querida,vc não imagine como me ajudou estava tambem me sentindo assim .
        vou procurar, o problema é que acho que vou ganhar peso com os pães de batata ou de arroz
        meu muito obrigada abraço.

  3. Lígia Sanches on

    Oportunos os eventos, pois cresce o número de pessoas que enfrentam um dos problemas, ou mesmo ambos. É uma oportunidade para que público em geral, e profissionais da área médica ganhem conhecimento sobre intolerâncias alimentares e ajudem efetivamente pacientes que buscam apoio nos consultórios — hoje grande parte dos profissionais não sabe lidar a contento com essas questões, desconhece a necessidade de acompanhamento nutricional, os alimentos que podem ou não compor a dieta, etc.

  4. Rossana Godoy on

    Sou intolerante a lactose e minha área de atuação é Tecnologia de Alimentos. Acho um absurdo duas coisas, as quais espero que sejam modificadas. A primeira é que em supermercados, restaurantes, panificadoras e outros estabelecimentos as pessoas não sabem a composição dos alimentos que vendem. Só existe a composição dos alimentos industrializados."Isto deveria ser lei".
    Segundo que os alimentos não contém a quantidade de lactose, somente se tem gluten ou não. A análise de lactose é relativamente simples, portanto, deveria ser obrigado constar no rótulo a quantidade de lactose já que as intolerâncias a este açúcar apresentam diversos níveis.

    • juliana_nutri on

      Olá Rossana,

      Infelizmente somente quando tivermos leis mais rígidas e a devida fiscalização, é que teremos mais segurança quanto a isso.
      Infelizmente também as empresas não fazem uma análise rotineira da composição de seus produtos, e mesmo a informação com relação ao glúten, dependendo da empresa e dos cuidados que ela toma (oudeixa de tomar) pode não ser segura para os celíacos, já ue níveis mínimos de contaminação com o glúten podem causar prejuízos muito sérios à saúde, muito mais graves do que a lactose poderia causar a quem tem IL. Mesmo havendo uma lei que torna obrigatória as informações "contem gluten" ou "não contém glúten", na prática, para o consumidor a coisa é mais complicada do que parece, e ainda assim, a lei só existe porque as Acelbras há muitos anos vem "brigando" por isso.
      Enquanto não dispomos de leis referentes à presença ausência de lactose e/ou de proteínas lácteas nos alimentos, nossa única opção é questionar as empresas, entrar em contato com o SAC, até porque, não dispomos sequer de associações que "briguem" pelos nossos interesses…

      Gde abraço,

      Juliana

  5. Muito bom. Fico contente que este ano vão incluir intolerância à lactose. Como se inscrever ? qual o custo do curso ? agradeço antecipadamente. Um abraço. Beth

    • juliana_nutri on

      Olá Elizabeth,

      No link indicado no final da matéria vc consegue acessar todas as informações necessárias, além do contato dos organizadores do evento, ok?

      Gde abraço,

      Juliana

  6. Como mãe de uma criança altamente alérgica à proteína do leite, acredito que se o evento mudasse o nome para Gluten Free/Zero % Leite, o tema beneficiaria não somente os intolerantes à lactose como os alérgicos à proteina do leite.
    Desta maneira um público maior seria atingido. Fica a minha sugestão!

    • juliana_nutri on

      Olá Cristiane,

      Segundo o site do evento, a programação também abordará alergias alimentares e não somente a IL. de toda forma, vc pode entrar em contato diretamente com a organizaçõ do evento e dar sua sugestão a eles, ok? Nós estamos apenas ajudando na divulgação, mas não fazemos parte da comissão organizadora.

      Gde abraço,

      Juliana

Deixe um comentário