Anúncio

Manjar de coco especial

11

Manjar de coco é uma daquelas tradicionais receitas brasileiras. Com algumas pequenas adaptações e a adição de flocos de coco queimado e vinho do porto, esta receita ganhou um toque gourmet.

INGREDIENTES

  • 400 ml de leite de coco
  • 2 xícaras de leite de soja
  • 1/2 xícara de açúcar
  • 4 colheres de sopa de amido de milho
  • 250 g de ameixa seca sem caroço
  • 2 colheres de sopa de açúcar (para a calda)
  • 1 xícara de água
  • 100g de coco queimado em flocos
  • 1/4 de xícara de vinho do porto

PREPARO

1. Dilua o amido de milho em algumas colheres de leite de soja.

2. Em uma panela, adicione o leite de coco, o leite de soja, o açúcar e o amido de milho diluído.

3. Cozinhe em fogo baixo mexendo sempre até formar um creme.

4. Em uma panela pequena, coloque as ameixas, as duas colheres de açúcar,  a água e leve para cozinhar em fogo baixo até as ameixas ficarem quase desmanchadas e formar uma calda fina. Depois de iniciar o cozimento, não mexa para não cristalizar o açúcar.

5. Em um refratário pequeno, coloque os flocos de coco e adicione o vinho do porto. Misture bem até os flocos de coco absorverem bem o vinho do porto.

6. Monte a sobremesa. Em taças ou em uma travessa de 20 x 20 cm, adicione primeiro uma camada de flocos de coco, adicione o creme quando estiver morno e leve ao refrigerador por no mínimo 1 hora.

7. Sirva gelada com a calda de ameixas por cima.

Anúncio
Compartilhe.

Sobre o autor

Portoalegrense, graduada em Letras, MBA em Marketing de Serviços pela ESPM-RS e MBA Executivo pela FDC. Na área de culinária, Luciane fez cursos no IESB, Escola de Gastronomia de Brasília, além de diversos workshops no Brasil e no exterior. Após descobrir sua intolerância à lactose em 2006, Luciane passou a pesquisar o tema e deu início à criação e adaptação de receitas, substituindo ingredientes e experimentando novos sabores. Em 2007 nasce o Semlactose.com e, desde então, Luciane atua como editora e administradora do site, sempre em busca de novidades na área.

11 Comentários

  1. Parabéns Luciane.
    Fabuloso: "…gosto de preparar receitas pensando tanto em quem possui intolerâncias ou alergias alimentares quanto naqueles que não possuem restrições".
    O lema é agregar e não segregar! Perfeito!
    Fico realizada quando comem da comida que faço e nem percebem que é sem glúten e sem lactose!
    Grande abraço
    Jamille

  2. percebo que na maioria das suas receitas é utilizado o coco queimado, há alguma restrição para o coco ralado normal? descobri a pouco a intolerância a lactose e o site. obrigada

    • juliana_nutri on

      Olá Brenda,

      Com referencia à IL não há nenhum restrição com relação ao coco ralado normal. As indicações são apenas particularidades das receitas, mas nada impede q vc queira testar com o coco ralado comum.

      Gde abraço,

      Juliana

  3. Nossa fiz essa receita esse final de semana e ficou uma delícia… ficou tão bom que meu marido e minhas visitas comeram tudo… e nem sentiram a diferença do leite de soja…
    Adorei o site tem muita coisa legal que ajuda a gente a comer uns doces deliciosos sem se preocupar com o leite… Parabéns!!!

  4. Parabéns pelo trabalho. Meu filho tem 3 anos e tem alergia alimentar múltipla. Seus maiores inimigos na alimentação são: ovo, soja e leite(ainda mão sabemos se a proteína). Caso tenha receitas sem esses ingredientes, favor me enviar. Abracos

    • Olá Susana,

      Não temos como atender a cada pedido de receitas que nos fazem, infelizmente.
      Temos diversas receitas publicadas em nosso site, podem ser utilizadas e adaptadas às necessidades do seu filho.
      No blog da Claudia Marcelino ( http://dietasgsc.blogspot.com.br/ ) vc tb encontrará muitas receitas sem estes ingredientes.

      Gde abraço,

      Juliana

  5. Karina Guerschanik on

    Oi, Luciane. Descobri há pouco que minha filha tem IL e ela ADORA doces. Gostaria de saber se nas receitas que levam leite de soja, posso utilizar o leite sem lactose ou não?
    Abs
    karina

Deixe um comentário